Cuidar de um cachorro inquieto é, certamente, uma das tarefas mais difíceis que os tutores podem enfrentar. Afinal, eles gostam de brincar, pular, correr e têm energia de sobra para gastar a qualquer momento do dia. Nesses casos, manter uma rotina de passeios mais intensa pode contribuir para a convivência e a saúde do seu amigo de quatro patas. Por isso, na hora de escolher um novo membro para a família, é fundamental saber tudo sobre o cãozinho, especialmente sobre os padrões de comportamento dele. Algumas raças levam a fama de ter energia em dobro: do Dálmata ao Pinscher, conheça 6 raças de cachorros que têm essa característica!

1) Labrador: cachorro tem energia de sobra para gastar


O cachorro Labrador não perde a oportunidade de uma boa brincadeira com a sua família
O cachorro Labrador não perde a oportunidade de uma boa brincadeira com a sua família

A disposição e o pique do Labrador são algumas das principais características desse cãozinho. Justamente por isso, é comum que a raça tenha a fama de inquieta e agitada. Se estivermos falando de um Labrador filhote, então… o grau de energia pode ser ainda maior. Corridas, longas caminhadas e brincadeiras no parque de cachorros podem ajudar a manter o seu amigo entretido e evitar comportamentos indesejados, como a destruição de móveis ou outros objetos. Se você mora em apartamento, não precisa se desesperar: basta aumentar a quantidade de idas à rua por dia. Afinal, o cachorro Labrador é criado de maneira mais confortável quanto possui acesso a locais grandes e com espaço para se movimentar.

2) Dálmata: o cão que nunca se cansa de brincar 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


O Dálmata é bastante ativo e agitado e, por isso, requer muitas  atividades
O Dálmata é bastante ativo e agitado e, por isso, requer muitas atividades

Você com certeza conhece o Dálmata pelo clássico filme da Disney, certo? Além do seu padrão característico de pintas, o cachorro dessa raça também possui traços de personalidade bem definidos e expressivos. Entusiasmado, ativo e muito simpático, ele está sempre pronto para dar um passeio. Por isso, o cachorro Dálmata exige estímulos e atividades que deixem seus dias mais dinâmicos. Além disso, por ser um animal com olfato apurado e o instinto caçador, ele adora brincadeiras de pegar objetos, como bolinhas. Sendo assim, já sabe, né? É importante reservar um período do seu dia para dar atenção e carinho ao seu amigo. Assim, você ajuda a diminuir o tédio do animal e, consequentemente, a sua agitação.

3) O cachorro Pastor Alemão foi feito para se movimentar

 


O Pastor Alemão  tem a energia e a vitalidade como atributos básicos
O Pastor Alemão tem a energia e a vitalidade como atributos básicos

Por trás da pose imponente e a fama de bravo do Pastor Alemão, existe um cãozinho carinhoso, defensor, amigo e muito companheiro. Além disso, a raça é cheia de energia e requer uma rotina intensa de exercícios e brincadeiras. Se você passa o dia todo fora, por exemplo, deve dar um pouco de atenção para ele sempre que possível. Caso contrário, o seu amigo pode se tornar um cachorro inquieto e sofrer de ansiedade. 

4) O Jack Russell Terrier tem energia de cachorro grande

 


Apesar de pequeno, o  Jack Russell Terrier é super ativo e inquieto
Apesar de pequeno, o Jack Russell Terrier é super ativo e inquieto

É impossível montar uma lista de cachorros inquietos sem citar o Jack Russel Terrier. Com uma disposição para correr e brincar por tempo indeterminado, o cão desta raça adora perseguir qualquer coisa, desde bolinhas até presas. Por isso, uma parte do dia do cachorro Jack Russell deve envolver brincadeiras e caminhadas diárias para canalizar toda a disposição que ele tem. Além disso, o seu instinto protetor e a sua personalidade forte podem fazer com que ele acabe tendo resistência ao contato com pessoas e animais estranhos. Nesse caso, a socialização deve ser feita desde a fase filhote para corrigir possíveis comportamentos agressivos. 

5) O Border Collie precisa gastar muita energia 

 


O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas também um dos mais inquietos
O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas também um dos mais inquietos

Embora seja considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é um animal que pode ficar arredio e estranhar pessoas desconhecidas se não tiver para onde direcionar a energia dele. Isso quer dizer que é preciso fazer longos passeios diários, atividades físicas ou estimular bastante o cérebro do seu amigo com truques e desafios para evitar que ele se torna um cachorro inquieto e até mesmo destrutivo e agressivo. 

6) O cachorro Pinscher tende a ser inquieto quando não tem uma rotina de passeios

 


O Pinscher também precisa se exercitar para gastar energia e driblar o tédio
O Pinscher também precisa se exercitar para gastar energia e driblar o tédio

O Pinscher é a prova viva de que a energia do cachorro não está diretamente ligada com o seu porte físico. Mesmo sendo pequeno como um Yorkshire, ele é extremamente ativo e não perde uma oportunidade sequer de se divertir ao lado do seu humano. Por isso, é importante que o tutor saiba que brincadeiras interativas em casa ou passeios na rua são fundamentais para que o animal gaste toda a energia acumulada. Mas lembre-se: nada de sobrecarregar o seu amigo. O ideal é que as caminhadas seja moderadas para evitar que ele fique muito cansado. 

Redação: Úrsula Gomes