Já parou para se perguntar com quantos anos o cachorro fica idoso? Essa é uma questão que geralmente depende da raça e do porte do animal: o cão precisa atingir 75% da sua expectativa de vida para ser considerado ‘velho’. O que poucas pessoas sabem, porém, é que é possível detectar alguns sinais de que o cachorro está chegando na terceira idade. O cachorro com pelos brancos, por exemplo, já é um indicativo de que a velhice se aproxima, mas não o único. O Patas da Casa separou os principais sinais físicos e comportamentais que indicam um cão idoso.

Cachorro com pelos brancos e manchas na pele são “sintomas” de velhice?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como acontece com os humanos, o cachorro idoso também sofre com uma pequena mudança na coloração da pelagem. A diferença é que os pelos brancos - ou grisalhos - acometem partes específicas do corpo do pet, surgindo principalmente perto do focinho e ao redor dos olhos do cão idoso. Outro sinal que pode ser observado é a opacidade dos pelos nessa fase.

Por outro lado, as manchas pretas na pele do cachorro não são um sinal típico da velhice, mas algo que pode acontecer em qualquer fase da vida do animal por diferentes motivos. A questão é que, como a pele do cachorro fica mais fina e sensível na terceira idade, esse tipo de problema pode se desenvolver com maior facilidade, mas ainda assim é válido procurar o auxílio de um profissional. As verrugas também tendem a ser comuns na velhice canina.

A visão e audição do cachorro idoso é prejudicada

O cão idoso tem maior dificuldade para enxergar e escutar o que é dito, já que, conforme a idade avança, a visão e audição canina diminuem. Para identificar se isso está acontecendo com o seu amigo de quatro patas, uma dica é observar como o cachorro anda e se comporta em casa. Se ele estiver esbarrando nas coisas ao redor, é bom consultar um veterinário especializado em oftalmologia para saber se isso é decorrente de alguma doença como catarata ou glaucoma, que são problemas oculares muito comuns na velhice. A audição canina também é prejudicada: vale ficar de olho se o seu cachorro idoso ainda atende aos estímulos auditivos, como chamados e outros barulhos. Não deixe de fazer uma consulta de check-up.

Dente de cachorro velho cai? 

Os dentes do cachorro idoso ficam mais frágeis na terceira idade, mas isso não quer dizer que eles vão cair. O que pode acontecer é o dente quebrar com mais facilidade, principalmente se o cãozinho comer alimentos mais rígidos. Os dentes também podem ficar mais amarelados e desgastados, assumindo um formato quadrado. Contudo, não se pode afirmar que dente de cachorro velho cai por conta da velhice. Apesar de comum, isso não deve ser visto como algo natural. Normalmente quando os dentes caem é porque o animal não recebeu todos os cuidados necessários com a saúde bucal quando mais novo, então as doenças gengivais ou dentárias se instalam e podem levar à queda do dente.


Mesmo na terceira idade, o cão idoso precisa se exercitar
Mesmo na terceira idade, o cão idoso precisa se exercitar

O cão idoso tem menos disposição para passeios e brincadeiras

Não tem jeito: depois que a idade chega, o cachorro idoso não tem mais o mesmo pique de antes para passear e brincar. Isso não quer dizer que as atividades físicas devem ser excluídas da rotina do cãozinho - pelo contrário! Até mesmo o cachorro velho precisa se exercitar e se movimentar regularmente, principalmente por uma questão de saúde e bem-estar. Os passeios e caminhadas, mesmo que de curta duração, ajudam no fortalecimento muscular e mantêm o coração do doguinho saudável. Contudo, é importante levar em consideração as limitações do corpo do seu pet, já que ele não terá a mesma disposição de antes para algumas atividades.

Cachorro emagrecendo é normal? Com a idade, o apetite dos cães diminui

Da mesma forma que a audição e a visão canina são impactadas na velhice, o cachorro idoso também sofre com a redução do olfato. Consequentemente, os alimentos se tornam menos atraentes para o animal e o seu interesse pela comida diminui, então o cão velho passa a comer menos do que antes e emagrece. Como o metabolismo do cachorro idoso é mais lento, ele também fica saciado por muito mais tempo, então não sente vontade e nem a necessidade de se alimentar toda hora. Ainda assim, é importante investir em uma ração para cachorro idoso de qualidade para fornecer todos os nutrientes essenciais para cuidar do organismo do doguinho sênior.

Alterações no sistema urinário e outros problemas podem acometer a saúde do cachorro idoso

Alguns problemas são mais frequentes na saúde do cachorro idoso, como é o caso da incontinência urinária. O animal acaba perdendo o controle da própria bexiga e tende a urinar involuntariamente em algumas situações, mas sempre em pequenas quantidades. Além disso, alterações cardíacas, bem como problemas renais, também podem surgir na terceira idade canina. Para evitar que esses quadros se estabeleçam e evoluam, o acompanhamento médico é imprescindível e não deve ser deixado de lado, sendo recomendado uma visita ao veterinário a cada seis meses.

Redação: Juliana Melo