Muito se fala sobre o comportamento dos filhotes de cachorro. Os ensinamentos e condutas da primeira fase da vida são muito importantes. O cachorro idoso também passa por uma série de mudanças comportamentais com a chegada da idade. A perda de alguns sentidos e complicações de saúde dos animais pode resultar em atitudes inesperadas, que não ocorreram em outros períodos da vida do doguinho. O Patas da Casa reuniu algumas informações sobre os comportamentos inusitados que os cães idosos adquirem na velhice. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro idoso pode sofrer com ansiedade de separação

Todas as complicações que envolvem a chegada da idade podem fazer com que o cãozinho sofra com ansiedade de separação. A presença do dono começa a passar ainda mais segurança para os doguinhos nessa fase da vida. Por isso, é comum que alguns cães idosos tenham comportamentos atípicos nessa situação, como fazer xixi e cocô pela casa inteira ao ficarem sozinhos por muito tempo.

Maior sensibilidade a ruídos afeta os cachorros idosos

Os pets idosos podem ficar com dificuldades para enxergar, ouvir e se locomover. Nesse sentido, poderíamos pensar que a perda da audição deixaria o cãozinho menos sensível aos ruídos. Mas na realidade, o cachorro idoso fica ainda mais vulnerável aos barulhos. A dificuldade de se locomover atrapalha o peludo a se afastar do som que está causando incômodo. Portanto, é importante que os tutores estejam sempre atentos para verificar se o cachorro idoso está demonstrando medo de trovões, campainhas altas e outras fontes de som. Um ambiente calmo e silencioso é o melhor lugar para os cães idosos. Sempre tente mantê-los afastados dos lugares barulhentos.

 

cachorro idoso deitado na caminha

Comportamento de cachorro idoso: idade pode deixar o cão mais bagunceiro?

 

Alguns comportamentos de cachorro idoso podem levar o tutor a pensar que o cão está mais bagunceiro. Essa impressão pode ocorrer principalmente com os cães educados com adestramento. É possível que o cachorrinho só fizesse suas necessidades em um local específico e, com a chegada da idade, passe a fazer em vários lugares da casa. Essas ações devem ser observadas com cautela. Os cães idosos podem sofrer de várias complicações de saúde e isso pode fazer com ele apresente dores no corpo, o impedindo de ir até o local determinado para fazer xixi e cocô. Além disso, a produção da urina aumenta com a velhice, o que pode fazer com que o cão não consiga segurar o xixi por muito tempo. O ideal é levar o peludinho ao médico veterinário de confiança para ver identificar se a alteração comportamental está sendo fruto de um problema de saúde.

Cachorros idosos: comportamento agressivo pode ocorrer na velhice

Cachorrinhos que sempre foram mais tranquilos podem inusitadamente começar a apresentar um comportamento mais agressivo ao envelhecer. Essa alteração de comportamento também pode estar ligada a fatores da saúde do cachorro idoso. A perda de visão, audição e falta de mobilidade podem dificultar a saída do animal de uma situação desagradável. Por estarem mais vulneráveis, os doguinhos podem ficar mais na defensiva do que antes. As dores intensas causadas pela artrite e artrose também podem fazer com que o cãozinho tenha condutas que antes não ocorriam. O cachorro idoso também costuma latir e uivar mais para conseguir atenção do tutor, mas isso não deve ser considerado um comportamento agressivo.

Redação: Hyago Bandeira