Sênior

Cachorro idoso: quais os comportamentos inusitados que os cães adquirem na velhice?

Entenda mais sobre as alterações comportamentais que ocorrem com cães idosos
Entenda mais sobre as alterações comportamentais que ocorrem com cães idosos

Muito se fala sobre o comportamento dos filhotes de cachorro. Os ensinamentos e condutas da primeira fase da vida são muito importantes. O cachorro idoso também passa por uma série de mudanças comportamentais com a chegada da idade. A perda de alguns sentidos e complicações de saúde dos animais pode resultar em atitudes inesperadas, que não ocorreram em outros períodos da vida do doguinho. O Patas da Casa reuniu algumas informações sobre os comportamentos inusitados que os cães idosos adquirem na velhice. Dá só uma olhada!

Cachorro idoso pode sofrer com ansiedade de separação

Todas as complicações que envolvem a chegada da idade podem fazer com que o cãozinho sofra com ansiedade de separação. A presença do dono começa a passar ainda mais segurança para os doguinhos nessa fase da vida. Por isso, é comum que alguns cães idosos tenham comportamentos atípicos nessa situação, como fazer xixi e cocô pela casa inteira ao ficarem sozinhos por muito tempo.

Maior sensibilidade a ruídos afeta os cachorros idosos

Os pets idosos podem ficar com dificuldades para enxergar, ouvir e se locomover. Nesse sentido, poderíamos pensar que a perda da audição deixaria o cãozinho menos sensível aos ruídos. Mas na realidade, o cachorro idoso fica ainda mais vulnerável aos barulhos. A dificuldade de se locomover atrapalha o peludo a se afastar do som que está causando incômodo. Portanto, é importante que os tutores estejam sempre atentos para verificar se o cachorro idoso está demonstrando medo de trovões, campainhas altas e outras fontes de som. Um ambiente calmo e silencioso é o melhor lugar para os cães idosos. Sempre tente mantê-los afastados dos lugares barulhentos.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cachorro idoso: problemas de saúde adquiridos na velhice podem causar impacto no comportamento do doguinho
    Cachorro idoso: problemas de saúde adquiridos na velhice podem causar impacto no comportamento do doguinho

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Comportamento de cachorro idoso: idade pode deixar o cão mais bagunceiro?

    Alguns comportamentos de cachorro idoso podem levar o tutor a pensar que o cão está mais bagunceiro. Essa impressão pode ocorrer principalmente com os cães educados com adestramento. É possível que o cachorrinho só fizesse suas necessidades em um local específico e, com a chegada da idade, passe a fazer em vários lugares da casa. Essas ações devem ser observadas com cautela. Os cães idosos podem sofrer de várias complicações de saúde e isso pode fazer com ele apresente dores no corpo, o impedindo de ir até o local determinado para fazer xixi e cocô. Além disso, a produção da urina aumenta com a velhice, o que pode fazer com que o cão não consiga segurar o xixi por muito tempo. O ideal é levar o peludinho ao médico veterinário de confiança para ver identificar se a alteração comportamental está sendo fruto de um problema de saúde.

    Cachorros idosos: comportamento agressivo pode ocorrer na velhice

    Cachorrinhos que sempre foram mais tranquilos podem inusitadamente começar a apresentar um comportamento mais agressivo ao envelhecer. Essa alteração de comportamento também pode estar ligada a fatores da saúde do cachorro idoso. A perda de visão, audição e falta de mobilidade podem dificultar a saída do animal de uma situação desagradável. Por estarem mais vulneráveis, os doguinhos podem ficar mais na defensiva do que antes. As dores intensas causadas pela artrite e artrose também podem fazer com que o cãozinho tenha condutas que antes não ocorriam. O cachorro idoso também costuma latir e uivar mais para conseguir atenção do tutor, mas isso não deve ser considerado um comportamento agressivo.

    Redação: Hyago Bandeira

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Próxima matéria

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!
    Alimentação

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!

    Sabemos que é quase impossível resistir àquele olhar do nosso cachorro pedindo um pedaço da comida quando estamos fazendo alguma refeição. Mas antes de dar qualquer coisa além da ração, é importante saber o que é permitido e o que é proibido na alimentação dos pets, já que existem alimentos humanos que são tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. E fique de olho! Quanto menor for seu cachorro, maiores as chances de um pedacinho de algo proibido fazer mal a ele.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Ver Todas >

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet
    Cuidados dos animais

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet

    Não é incomum encontrar um cachorro com medo de chuva e de trovão. O barulho da tempestade gera em alguns cães um sentimento tão grande de insegurança que eles perdem o controle de suas próprias emoções. Toda aflição provocada pelo perigo que o som da chuva e trovão representa pode influenciar no comportamento do cãozinho, como tentativa de fuga, destruição e até agressividade. É importante observar como o cãozinho reage nessas situações e buscar formas de reverter o medo que ele sente. 

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro

    Manter os pelos do cachorro bonitos e saudáveis é dever de todo tutor, principalmente para quem é dono de raças mais peludinhas, como o Lhasa Apso. Por isso, alguns cuidados básicos do dia a dia - como a escovação, banho e tosa - são indispensáveis, tanto por uma questão de higiene, como também para deixar o cãozinho com uma boa aparência. No caso do Lhasa Apso, a tosa pode sofrer diferentes modificações e o cachorro pode usufruir de tipos de cortes e penteados para todos os gostos. Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de tosa para Lhasa Apso? É só dar uma olhada na matéria que preparamos a seguir!

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado
    Cuidados dos animais

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado

    Já parou para se perguntar se pode dar banho em gato? Esse é um assunto bastante polêmico e que desperta muita dúvida na maioria dos tutores (principalmente nos pais de primeira viagem). Como muitos sabem, os felinos são animais que cuidam da sua própria higiene e fazem a autolimpeza diariamente com a própria língua, então em muitos casos os médicos veterinários não indicam o banho em gato.

    Ver Todas >