Já se perguntou o que os cachorros pensam quando beijamos eles? É difícil resistir à fofura dos animais. Afinal, existem muitas raças de cachorros fofos que dão vontade de encher de beijinhos mesmo. Na cabeça humana, esta demonstração de carinho é uma forma de agradecer o companheirismo e o amor dos bichinhos, mas será que eles entendem do mesmo jeito? Será que cachorro gosta de beijo e os lambeijos que eles dão em troca têm a mesma lógica?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para te ajudar a descobrir, de uma vez por todas, se os cachorros gostam de beijos e por que os cachorros lambem os donos de volta, o Patas da Casa explica, aqui embaixo, o que acontece na mente dos cães quando isso acontece. Dá uma olhada! 

Cachorro gosta de beijo? A resposta, talvez, não seja tão favorável quanto você imagina

Assim como qualquer ser vivo, cachorro gosta de carinho, sim. Porém, quando o assunto são os beijos dos tutores, é mais comum que eles tolerem do que, efetivamente, gostem. Isso acontece por uma razão muito lógica: na cabeça dos animais, a boca é associada com a alimentação. Quando você aproxima a sua dele, ele pode, literalmente, achar que está prestes a ser mordido e mastigado.

Como toda regra tem uma exceção, às vezes a personalidade do animal faz com que ele goste dos beijinhos, mas de forma geral, o que os cachorros sentem quando beijamos eles é, no mínimo, um incômodo. Isso aumenta no caso dos animais de pequeno porte, já que os beijos costumam ir acompanhados de outra coisa que eles não curtem: serem pegados no colo. 

“Mas se eles odeiam tanto esse tipo de demonstração de afeto, por que aceitam?” Porque eles se acostumam com a personalidade e a rotina dos tutores - e beijos estão inclusos no pacote. Por confiarem nos donos, eles acabam entendendo que aquilo, mesmo que pareça negativo, não vai ser. Assim, não sentem a necessidade de se defender. 

O que os cachorros sentem quando beijamos eles?

Os cães não entendem o que é um beijo e costumam se sentir incomodados justamente porque essa linguagem de afeto não faz parte da comunicação canina. A maioria tenta fugir e estranha, mas alguns animais podem ser mais receptivos e aceitarem com o tempo.

Outro ponto que pode ajudar é que o cachorro entende o que a gente fala. Mesmo que não interpretem, literalmente, as nossas palavras, eles identificam o tom de voz e a carga emocional da nossa fala. Por isso, acabam compreendendo que beijos que chegam junto de palavras delicadas e carinhosas não são uma ameaça. 

Porém, tudo pode mudar de figura se um humano desconhecido tentar fazer isso com o seu cãozinho: a reação vai variar de acordo com a personalidade deles, mas pode ser mais agressiva. Vale a pena ficar de olho e alertar as visitas neste momento.

Filhote de cachorro sendo abraçado por mulher

Como se diz eu te amo na língua dos cachorros?

Vai repensar a forma de dar carinho para o seu cãozinho? Você pode dizer eu te amo para o seu cachorro com carinho nas orelhas, contato visual, noites de sono e cochilos juntos, abraços, tempo de brincadeira e, também, dando comida e petiscos para eles na mão. 

Como o cachorro sabe que a gente ama ele?

As demonstrações de carinho que não geram incômodo, como os abraços e os cuidados do dia a dia, são suficiente para que o animal saiba que é amado. Ele retribui na forma de lambeijos, rabinho abanando e, até mesmo, quando fica apoiado em você na hora de deitar ou sentar.

Por que os cachorros beijam os donos?

Os lambeijos de cachorro (geralmente, lambidas no seu rosto) são a forma que eles têm de demostrar carinho e agradecer por você ser o membro da matilha que oferece carinho, cuidado e alimentos no dia a dia. Além disso, é por meio das lambidas que os cães conseguem identificar diferentes coisas, como o humor do tutor e até onde ele esteve. Por isso, se você fica na dúvida de como saber se meu cachorro me ama, saiba que os lambeijos são um forte indicativo disso.