A fase de adaptação de um cachorro filhote é cheia de descobertas e experiências diferentes, tanto para o animal quanto para os tutores. Além do bichinho precisar se acostumar com a vida longe da ninhada e da mãe, ele também deve aprender, nos primeiros meses, a lidar com as novas experiências que a vida com humanos vai trazer. Uma forma de fazer esse processo mais simples tanto para o filhote quanto para o cachorro adulto é a socialização. Saiba mais sobre a importância de um animal sociável desde sempre!

Cachorro filhote: a socialização ajuda o animal a se acostumar com o mundo longe da mãe

Até que todas as doses das vacinas obrigatórias sejam completadas, o cachorro filhote deve ter o contato com o mundo exterior bem regulado. Ao mesmo tempo, essa também é uma das fases mais importantes para a socialização. Nos dois primeiros meses, o contato com a ninhada é suficiente para que ele entenda um pouco sobre a vida em sociedade — esse é um dos motivos para a recomendação de se esperar 60 dias para que o filhote seja separado da mãe —, mas as vacinas costumam acabar quando ele tem 120 dias e já foi para a casa dos novos tutores.   

Por isso, durante a fase dos três e quatro meses, também é importante que o seu cachorrinho tenha contato, pelo menos, com diferentes pessoas. Se possível, é bom deixar que ele se relacione com crianças para se acostumar com tons de voz e níveis de energia variados. Antes das vacinas, ele pode ter contato com outros cachorros e gatos imunizados e saudáveis (é sempre bom, neste caso, conhecer os donos e promover esses encontros dentro de casa, ok?). Com a liberação do veterinário, você também pode sair com seu filhotinho no colo ou dentro do carro para que ele se habitue com o barulho e o movimento da rua. 

Depois da vacinação, o contato com o mundo exterior se torna ainda mais necessário: inclua os passeios no dia a dia do animal, visitas a parques próprios para cães e espaços em que ele possa correr e brincar com outros cachorros. Quanto mais acostumados eles estiverem, menor vai ser a chance do animal crescer agressivo, medroso ou antissocial: os benefícios vão chegar para ele e para você!


O cachorro adulto também se beneficia com a socialização
O cachorro adulto também se beneficia com a socialização

A socialização é uma das respostas para a dúvida de como fazer o cachorro parar de latir na fase adulta

Uma coisa é certa: o cachorro nunca late à toa. Se o seu amigo tem o costume de latir demais e o motivo for o medo de barulhos diversos, a presença de pessoas estranhas ou, até mesmo, uma situação nova para ele, a socialização pode ajudar! Depois da fase de filhote, talvez você precise da ajuda de um comportamentalista animal para conseguir mudanças no quadro, mas ainda é possível. É por isso que, desde cedo, o animal precisa se acostumar com barulhos fortes e comuns, como o do secador de cabelo, raios e trovões da chuva, aspirador de pó, máquina de lavar, portas batendo, carros, caminhões e outros. Objetos como guarda chuvas, vassouras e muletas também precisam entrar na onda da naturalização: quanto menor for a lista das coisas que realmente causam alguma reação nele, mais simples vai ser de identificar que algo está errado por causa dos latidos. 

Como socializar cachorros: o adestramento é uma técnica que anda de mãos dadas com a socialização

Além da socialização ser importante, o adestramento de cães também conta como uma forma de tornar o animal mais controlado e obediente. Por meio de estímulos positivos, como o uso do clicker, dos petiscos e de brinquedinhos, você pode ensinar diferentes comandos e ordens para o seu animal. Se você não souber como adestrar cachorro ou se ele for muito temperamental, você também pode contar com a ajuda de um adestrador de cães: o profissional vai te ajudar a deixar seu amigo bem comportado para melhorar a postura quando estiver junto de outras pessoas e animais. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.