close
Cachorro

Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos. As coisas simples da rotina se transformam em um grande evento para eles. Quer entender melhor esses comportamentos? Veja abaixo o infográfico que o Patas da Casa preparou com 12 coisas que deixam o cachorro feliz.

Aprenda mais sobre o comportamento canino!
Aprenda mais sobre o comportamento canino!

Mais Lidas

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
Comportamento animal

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
Comportamento animal

Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

1) Faça um passeio com o cachorro logo depois de acordar

Nada ativa mais a felicidade do seu cachorro do que um passeio logo depois de acordar. Uma dose de alegria logo cedo para começar o dia bem! Aproveite esse momento para uma caminhada mais longa, já que o cachorro estará descansado e com a energia revitalizada. Lembre-se que passear com cachorro é um momento que deve fazer parte da rotina do animal para uma vida mais saudável.

2) Ofereça um delicioso petisco para cachorros

Os cães amam comer e nada vai fazer ele abanar mais o rabo do que ouvir você abrindo o pacote de petiscos. Aproveite esse momento para estimular o aprendizado do animal, falando algum comando como o “senta” ou “dá a pata”, e o recompense quando acertar.

3) Leve seu pet ao parque de cachorros

O parCÃO é o lugar perfeito para o seu cachorro socializar e fazer novos amigos caninos. No local ele pode correr à vontade, brincar com outros cães e receber vários estímulos que vão ativar todos os seus sentidos. Procure o parque de cachorros mais perto da sua casa!

4) Andar de carro com cachorro é pura alegria

Os cães amam sentir o ventinho na cara durante um passeio de carro. Apesar de ser um momento muito divertido, não deixe de se preocupar com a segurança do pet no veículo. Eles também precisam de cinto de segurança de cachorro para evitar acidentes.

5) Esconda grãos de ração pela casa e estimule o faro do cachorro

Os cachorros adoram ser desafiados… e se isso envolver comida, melhor ainda. Uma brincadeira muito boa é esconder grãos da ração de cachorro em lugares estratégicos da casa e estimular o olfato do animal, incentivando ele a encontrar a comida. Se você quer agradar mais ainda o seu amigo, deixe um grãozinho na caminha para ele ser surpreendido.

6) Cachorros amam ganhar um brinquedo novo

Não importa se é uma bolinha, um ursinho de pelúcia ou brinquedo com corda, os cães ficam extremamente felizes quando ganham um presente. Os brinquedos para cachorro estimulam a mordida correta e o entretenimento do animal, prevenindo o estresse e ansiedade.

7) Deixe o cachorro tomar um solzinho de vez em quando

O banho de sol faz muito bem para o seu cachorro e ajuda na absorção de vitamina D, que entre vários benefícios ajuda a manter os ossos saudáveis. É importante que a exposição solar seja feita apenas antes das 10h e depois das 16h, que é quando a incidência do sol está mais fraca. O protetor solar para cachorro é indispensável para evitar doenças de pele no futuro.

8) Dê bastante carinho na barriga do seu cachorro

Poucos são os cachorros que não gostam de um cafuné ou um carinho bem dado na barriga. Por isso, não hesite em paparicar bastante o seu cãozinho em qualquer hora do dia ou quando ele pedir.

9) As brincadeiras para cachorro devem fazer parte da rotina

Chame o seu cachorro para brincar sempre que ele aparentar estar entediado. Esse momento é ótimo para estreitar os laços com o animal e até desestressar você também. Vale jogar a bolinha, brincar de cabo de guerra ou mesmo ficar correndo pela casa. Seu cachorro vai ficar extremamente feliz!

10) Mantenha o bebedouro de cachorro sempre com água fresca

Nada melhor do que uma água limpinha e fresca para se refrescar, né?! Especialmente nos dias mais quentes, troque a água do cachorro com frequência (vale colocar umas pedrinhas de gelo no bebedouro de cachorro). Além de deixá-lo mais feliz, isso ajuda a mantê-lo mais saudável também.

11) Quando o humano volta pra casa é sinônimo de cachorro feliz

Cães são animais que precisam socializar para viverem felizes. Por isso, uma das horas mais felizes é quando os tutores voltam para casa. Não importa se é uma rápida ida à padaria ou um dia inteiro fora, seu cachorro sentirá sua falta. Dê toda a atenção do mundo para o animal quando estiver por perto.

12) Dormir ajuda o cachorro recuperar a energia

Com certeza uma soneca revigorante vai fazer muito bem para o seu pet. O cachorro dormindo com a barriga para cima, bem relaxado, quer dizer que ele está aproveitando bem esse momento. Depois de um tempo o cãozinho vai acordar cheio de energia para brincar bastante.

Redação: Luana Lopes

Adestramento de cães: quais sinais indicam que seu cachorro precisa ser treinado o quanto antes?

Próxima matéria

Adestramento de cães: quais sinais indicam que seu cachorro precisa ser treinado o quanto antes?

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
Passeio

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
Grandes

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
Grandes

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
Pequenos

Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

Ver Todas >

Veja 100 fotos de cachorro para se apaixonar!
Comportamento animal

Veja 100 fotos de cachorro para se apaixonar!

Quem nunca se encantou com qualquer foto de cachorro que aparece no feed das redes sociais? É evidente que os nossos amores de quatro patas são os seres mais fotogênicos que existem. Não importa se seu cão é aquele que gosta de ser fotografado e fica paradinho esperando o clique ou é aquele mais agitado que sempre tira a famosa foto de cachorro engraçado: todos os peludinhos rendem ótimas fotografias. 

Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?
Comportamento animal

Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

O gato Bengal - também conhecido como gato-de-bengala - tem uma história fascinante: a raça é derivada do cruzamento entre um felino doméstico e um leopardo selvagem. Na prática, isso quer dizer que, diferente da maioria dos gatinhos que vemos por aí, o gato Bengal tem uma aparência inusitada e um comportamento ainda mais instintivo por ser descendente direto de selvagens. 

Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença
Comportamento animal

Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença

No mês do Setembro Amarelo, as campanhas sobre a prevenção do suicídio ganham um grande destaque. Cuidar da saúde mental é muito importante, e o acompanhamento de médicos e terapeutas são fundamentais para auxiliar no tratamento de depressão. O que poucas pessoas sabem é que, aliado a isso, ter um bichinho de estimação também faz toda a diferença na vida de pessoas que convivem com a doença.

Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano
Comportamento animal

Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente.

Ver Todas >