Cachorro

Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos. As coisas simples da rotina se transformam em um grande evento para eles. Quer entender melhor esses comportamentos? Veja abaixo o infográfico que o Patas da Casa preparou com 12 coisas que deixam o cachorro feliz.

Aprenda mais sobre o comportamento canino!
Aprenda mais sobre o comportamento canino!

Mais Lidas

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
Comportamento animal

As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
Comportamento animal

Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
Comportamento animal

Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

1) Faça um passeio com o cachorro logo depois de acordar

Nada ativa mais a felicidade do seu cachorro do que um passeio logo depois de acordar. Uma dose de alegria logo cedo para começar o dia bem! Aproveite esse momento para uma caminhada mais longa, já que o cachorro estará descansado e com a energia revitalizada. Lembre-se que passear com cachorro é um momento que deve fazer parte da rotina do animal para uma vida mais saudável.

2) Ofereça um delicioso petisco para cachorros

Os cães amam comer e nada vai fazer ele abanar mais o rabo do que ouvir você abrindo o pacote de petiscos. Aproveite esse momento para estimular o aprendizado do animal, falando algum comando como o “senta” ou “dá a pata”, e o recompense quando acertar.

3) Leve seu pet ao parque de cachorros

O parCÃO é o lugar perfeito para o seu cachorro socializar e fazer novos amigos caninos. No local ele pode correr à vontade, brincar com outros cães e receber vários estímulos que vão ativar todos os seus sentidos. Procure o parque de cachorros mais perto da sua casa!

4) Andar de carro com cachorro é pura alegria

Os cães amam sentir o ventinho na cara durante um passeio de carro. Apesar de ser um momento muito divertido, não deixe de se preocupar com a segurança do pet no veículo. Eles também precisam de cinto de segurança de cachorro para evitar acidentes.

5) Esconda grãos de ração pela casa e estimule o faro do cachorro

Os cachorros adoram ser desafiados… e se isso envolver comida, melhor ainda. Uma brincadeira muito boa é esconder grãos da ração de cachorro em lugares estratégicos da casa e estimular o olfato do animal, incentivando ele a encontrar a comida. Se você quer agradar mais ainda o seu amigo, deixe um grãozinho na caminha para ele ser surpreendido.

6) Cachorros amam ganhar um brinquedo novo

Não importa se é uma bolinha, um ursinho de pelúcia ou brinquedo com corda, os cães ficam extremamente felizes quando ganham um presente. Os brinquedos para cachorro estimulam a mordida correta e o entretenimento do animal, prevenindo o estresse e ansiedade.

7) Deixe o cachorro tomar um solzinho de vez em quando

O banho de sol faz muito bem para o seu cachorro e ajuda na absorção de vitamina D, que entre vários benefícios ajuda a manter os ossos saudáveis. É importante que a exposição solar seja feita apenas antes das 10h e depois das 16h, que é quando a incidência do sol está mais fraca. O protetor solar para cachorro é indispensável para evitar doenças de pele no futuro.

8) Dê bastante carinho na barriga do seu cachorro

Poucos são os cachorros que não gostam de um cafuné ou um carinho bem dado na barriga. Por isso, não hesite em paparicar bastante o seu cãozinho em qualquer hora do dia ou quando ele pedir.

9) As brincadeiras para cachorro devem fazer parte da rotina

Chame o seu cachorro para brincar sempre que ele aparentar estar entediado. Esse momento é ótimo para estreitar os laços com o animal e até desestressar você também. Vale jogar a bolinha, brincar de cabo de guerra ou mesmo ficar correndo pela casa. Seu cachorro vai ficar extremamente feliz!

10) Mantenha o bebedouro de cachorro sempre com água fresca

Nada melhor do que uma água limpinha e fresca para se refrescar, né?! Especialmente nos dias mais quentes, troque a água do cachorro com frequência (vale colocar umas pedrinhas de gelo no bebedouro de cachorro). Além de deixá-lo mais feliz, isso ajuda a mantê-lo mais saudável também.

11) Quando o humano volta pra casa é sinônimo de cachorro feliz

Cães são animais que precisam socializar para viverem felizes. Por isso, uma das horas mais felizes é quando os tutores voltam para casa. Não importa se é uma rápida ida à padaria ou um dia inteiro fora, seu cachorro sentirá sua falta. Dê toda a atenção do mundo para o animal quando estiver por perto.

12) Dormir ajuda o cachorro recuperar a energia

Com certeza uma soneca revigorante vai fazer muito bem para o seu pet. O cachorro dormindo com a barriga para cima, bem relaxado, quer dizer que ele está aproveitando bem esse momento. Depois de um tempo o cãozinho vai acordar cheio de energia para brincar bastante.

Redação: Luana Lopes

Por que o cachorro

Próxima matéria

Por que o cachorro "cisca" depois de fazer as necessidades? Entenda esse comportamento canino!

Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
Grandes

Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
Cachorro

100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
Adoção

6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Que características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

5 coisas que você pode fazer pelos cachorros abandonados da sua cidade
Cuidados

5 coisas que você pode fazer pelos cachorros abandonados da sua cidade

Poucas cenas partem tanto o nosso coração quanto ver um cãozinho abandonado pelas ruas da cidade, né? Mas o que poucas pessoas sabem é que é totalmente possível fazer pequenas coisas que podem mudar completamente a vida daquele bichinho. Nem sempre adotar um cachorro é uma opção palpável pelos mais diferentes motivos, mas isso não significa que não dá para ajudar os animais abandonados a ter uma qualidade de vida um pouquinho melhor. E como é possível fazer isso, afinal de contas? Vem que a gente te mostra como pequenas atitudes podem melhorar - e muito! - a vida de um cachorrinho abandonado.

Ver Todas >

Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!
Comportamento animal

Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!

Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. 

Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor
Comportamento animal

Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor

Só quem tem cachorro em casa sabe como esses animais podem demonstrar sentimentos inexplicáveis para a nossa compreensão. Alguns cães são tão inteligentes que até parecem humanos. A convivência com os donos e a observação da rotina faz com que eles tenham algumas percepções incríveis, como identificar tristeza e até doenças. A forte ligação de amizade entre o cachorro e seu dono acontece porque os caninos possuem mecanismos cerebrais semelhantes ao dos humanos para processar informações emocionais. 

Gato marcando território: o que fazer?
Comportamento animal

Gato marcando território: o que fazer?

O comportamento animal é cheio de situações intrigantes. Tanto os cães quanto os gatos, por exemplo, têm o hábito de demarcar território. O problema é que quando se trata dos felinos, isso pode dar certa dor de cabeça para os tutores, pois os arranhões e xixi espalhados pela casa são inevitáveis. Mas afinal, o que leva os gatos a se comportarem dessa forma? O gato castrado marca território, ou isso é uma exclusividade de animais que não passaram pela cirurgia da castração? 

Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam
Comportamento animal

Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam

Que os felinos são animais com os cinco sentidos muito aguçados não é segredo para ninguém. Assim como a audição, o olfato de gato é extremamente apurado, já que possui cerca de 67 milhões de células olfativas. Este sentido é usado como instrumento de sobrevivência para os bichanos: o olfato do gato ajuda desde os filhotes a encontrarem o leite da mãe até decifrarem outros animais. 

Ver Todas >