O cachorro engasgado é algo que pode causar muita preocupação. Assim como com os humanos, o engasgo em cães acontece quando alimentos ou líquidos vão parar na traqueia, bloqueando de forma total ou parcial a passagem do ar. Os pets possuem uma válvula na parte superior da laringe (chamada de epiglote). Ela fica aberta e por conta disso líquidos e alimentos podem acabar seguindo para a laringe. Para que isso não aconteça, o organismo acaba produzindo jatos de ar, deixando o cachorro fazendo barulho como se tivesse engasgado.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Só existe um pensamento que passa pela cabeça dos tutores ao presenciar pela primeira vez o cachorro engasgado: o que fazer? Mas antes de saber como resolver o problema, vale a pena saber como prevenir o caso. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 4 cuidados importantes para evitar o quadro.

1) “Meu cachorro ta engasgado”: o que fazer? Troca de comedouro pode evitar problema

Como dito acima, o cachorro pode ficar engasgado ao se alimentar. Nesse sentido, comer rápido demais é uma das principais causas do quadro. Se seu amor de quatro patas vem engasgando com frequência, vale a pena trocar o comedouro tradicional por um comedouro lento para cães. O cachorro comendo muito rápido pode ficar não só engasgado, como ter outros problemas, como o soluço. Por isso, é importante investir no acessório se seu cachorro tem esse costume. Ao contrário do que muita gente pensa, o comportamento nem sempre está relacionado à fome e pode ter algum tipo de influência de traumas do passado do cão. Algumas técnicas de adestramento também podem fazer com que o cão coma mais devagar.

2) Cachorro engasgado: o que pode ser? Objetos com penduricalhos podem causar quadro

Quem é tutor de dog sabe o quanto é legal mimar o pet comprando roupinhas, brinquedo para cachorro e acessórios diversos. Mas na hora de presentear o cachorro com algum desses itens, é importante prestar atenção. Os brinquedos, roupas e acessórios com penduricalhos devem sempre ser evitados. Eles podem deixar o cachorro engasgado e caso o cão engula o objeto, podem ocorrer até problemas mais graves, como a obstrução intestinal.

cachorro engasgado: cão triste

 

3) Oferecer ossos de animais pode deixar cachorro engasgado

 

Muita gente não sabe, mas oferecer ossos de animais para cães pode ser extremamente prejudicial. Além de causar engasgo, os ossos de galinha quebram facilmente e podem lesionar órgãos do pet ao serem ingeridos. Já os ossos bovinos, quando assados ou cozidos ficam frágeis e porosos, podendo prejudicar o animal da mesma maneira. Por conta disso, o ideal é investir em ossinhos próprios para cachorro, que podem ser encontrados em pet shops.

4) Cachorro engasgado: fazer check up de saúde pode evitar a frequência do caso

O cachorro engasgado com frequência é algo que deve ser investigado. Uma dica primordial é fazer a prevenção antes que qualquer problema apareça. Para isso, é sempre muito importante fazer check ups de saúde com o médico veterinário regularmente. Dessa forma, você evita e identifica problemas com mais facilidade. O engasgo pode ser sinal de outros problemas, como o colapso de traqueia, que costuma ser comum em cachorro idoso.

Tosse: cachorro parece engasgado, remédio caseiro pode ajudar?

Os remédios caseiros são sempre algo que os pais de pets buscam em urgências, mas será que eles servem para cachorro engasgado. Esse quadro possui primeiros socorros um pouco diferentes. O ideal é inspecionar a boca do pet para ver se tem alguma presa na garganta dele e tentar retirá-lo. Mas quando falamos de tosse de cachorro (sem engasgo), existem alguns remédios caseiros que podem ajudar, como chá de menta, mel, canela e vegetais de folha verde.

Redação: Hyago Bandeira