Alimentação

Cachorro é onívoro ou carnívoro? Descubra essa e outras curiosidades sobre a alimentação canina

A alimentação dos cães tem algumas curiosidades. Descubra algumas delas!
A alimentação dos cães tem algumas curiosidades. Descubra algumas delas!

Os cães têm um paladar diferente do nosso, mas que não chega a ser tão criterioso quanto o dos gatos, por exemplo. Os felinos são animais estritamente carnívoros, e é justamente por isso que a alimentação deles é baseada, principalmente, em proteínas. Já os cães não possuem uma dieta tão rigorosa assim, e essa flexibilidade alimentar leva muitos a se perguntar se cachorro é carnívoro ou não. Além disso, outras dúvidas sobre a alimentação canina também podem surgir: qual a quantidade certa de ração que um cão deve consumir por dia? Como escolher o tipo certo de ração? Que alimentos podem ou não fazer parte da rotina alimentar dos cachorros?

Afinal, cachorro é carnívoro, herbívoro ou onívoro?

Muitos tutores não enxergam com clareza como funciona a alimentação dos cães e se perguntam se o cachorro é carnívoro, herbívoro ou onívoro, então chegou a hora de entender um pouco mais sobre o que isso significa. Os herbívoros são animais que se alimentam exclusivamente de vegetais, o que claramente não é o caso do cachorro. Já os carnívoros têm as carnes como principal base da alimentação, e os onívoros são aqueles que comem “de tudo um pouco”. Isto é, eles podem se alimentar tanto de carne, como os carnívoros, quanto de plantas e vegetais, como os herbívoros.

Então, afinal de contas, será que o cachorro é onívoro, já que ele se alimenta também de outras coisas além da carne? A resposta é simples: não. Por mais que os cachorros possam se alimentar também de vegetais, isso não quer dizer que eles podem viver com uma dieta baseada somente nisso. Eles são carnívoros mais flexíveis do que os felinos, mas as proteínas não deixam de ser uma fonte nutritiva e essencial para manter o bom funcionamento do organismo canino.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Cachorro é carnívoro! A ração é um alimento que fornece todas as necessidades nutricionais da espécie
    Cachorro é carnívoro! A ração é um alimento que fornece todas as necessidades nutricionais da espécie

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

    As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Os pets podem sim tirar proveito da ingestão de determinadas frutas que são liberadas e não fazem mal. Mas afinal, cachorro pode comer banana? Quais os benefícios dessa fruta para cachorros? Qual a quantidade correta? Posso fazer um petisco para cachorro com esses alimentos? Veja as respostas para todas essas dúvidas!

    Cachorro é carnívoro e a ração contém tudo que ele precisa

    A ração de cachorro é o alimento mais recomendado para suprir as necessidades nutricionais dos cães, porque o alimento contém todos os nutrientes na quantidade certa: proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Diferente da alimentação dos felinos, a ração para cachorro é mais rica em carboidratos, mas ainda assim ela também precisa ter uma boa quantidade de proteínas em sua composição. Além disso, também é importante que os tutores tenham certa atenção a aspectos como a fase de vida (se é filhote, adulto ou idoso) e o porte físico do animal. 

    Chocolate para cachorro? Nem pensar! Alguns alimentos são proibidos para os cães

    Quando falamos de mimar o cachorro, o chocolate não deve estar na lista em hipótese alguma. Isso porque a teobromina, substância presente no chocolate, é altamente tóxica para cães quando ingerida em altas quantidades, podendo até mesmo levar o animal a ter uma overdose. Além disso, outros alimentos que devem ser proibidos quando falamos da alimentação canina são: açúcar e doces em geral, uva-passa, alho, cebola, carne crua, ossos de animais, bebidas alcoólicas, café, macadâmia. Todos eles são extremamente prejudiciais para a saúde dos cães.

    Misturar vários ingredientes na alimentação do cachorro pode ser prejudicial

    Para quem gosta de se aventurar na cozinha e procura fazer diferentes receitas para agradar seu amigo de quatro patas, é importante ficar bastante atento. A ração para cachorro tem todos os componentes na quantidade certa, mas quando falamos em preparar uma refeição para os cães por conta própria, a mistura de ingredientes pode não ser uma boa ideia, principalmente se não for indicada por um profissional especialista em nutrição animal.

    O organismo dos cachorros não consegue processar tão bem alguns elementos quanto os humanos, e por isso qualquer mistura (ainda mais com temperos) pode acabar resultando em um cão com gases e fortes dores abdominais. Em alguns casos, até a torção gástrica pode acontecer. Por isso, é importante ficar atento e sempre que desejar mudar algo na alimentação do seu amigo, não esqueça de consultar um veterinário.

    Redação: Juliana Melo

    Alergia a gato: pesquisadores identificam anticorpos que neutralizam proteína que causa alergias em humanos

    Próxima matéria

    Alergia a gato: pesquisadores identificam anticorpos que neutralizam proteína que causa alergias em humanos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Pode dar carne crua para gatos?
    Alimentação animal

    Pode dar carne crua para gatos?

    A ração para gatos é a melhor forma de cuidar da nutrição do seu pet, mas oferecer um alimento diferenciado de vez em quando também é um bom jeito de mimar o seu bichano. Isso levanta o questionamento se o gato pode comer frango cru ou outras proteínas não cozidas, já que é algo que remete à alimentação natural felina. No entanto, essa questão divide bastante a opinião dos tutores e nem todos se sentem confortáveis para oferecer esse tipo de alimento para os gatos. 

    Alimentação do cachorro: 9 mitos e verdades sobre o paladar canino
    Alimentação animal

    Alimentação do cachorro: 9 mitos e verdades sobre o paladar canino

    A alimentação do cachorro é uma das principais fontes de nutrientes. Proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais: tudo que o animal precisa para se manter forte e saudável é adquirido pela alimentação. A ração de cachorro é um alimento completo, desenvolvido para suprir as necessidades nutricionais do pet em cada fase de vida ou até mesmo caso ele tenha alguma doença crônica. 

    Patê para gatos: o que é, como utilizar e quais os benefícios?
    Alimentação animal

    Patê para gatos: o que é, como utilizar e quais os benefícios?

    Por ser um alimento úmido, o patê para gatos promove diversos benefícios para a saúde dos bichanos. Os gatos são animais que não costumam beber muita água e, por isso, têm forte tendência para desenvolver problemas renais. Uma das explicações para isso é a origem desértica dos felinos, que também influencia no comportamento de segurar o xixi. Assim como o sachê para gatos, o patê tem alta concentração de água, o que ajuda a manter o animal devidamente hidratado - e não há contraindicação de oferecer esse tipo de alimento para animais saudáveis. 

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam
    Alimentação animal

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam

    Depois de adotar um cachorro, ele automaticamente passa a fazer parte da família. Compartilhar bons momentos ao lado dos doguinhos é cada vez mais comum, e é por isso que muitos produtos humanos são adaptados também para os cães, como é o caso do vinho e da cerveja para cachorro. Afinal, quem nunca pensou em chegar em casa e poder compartilhar um momento mais descontraído com seu pet? 

    Ver Todas >