Os cães têm um paladar diferente do nosso, mas que não chega a ser tão criterioso quanto o dos gatos, por exemplo. Os felinos são animais estritamente carnívoros, e é justamente por isso que a alimentação deles é baseada, principalmente, em proteínas. Já os cães não possuem uma dieta tão rigorosa assim, e essa flexibilidade alimentar leva muitos a se perguntar se cachorro é carnívoro ou não. Além disso, outras dúvidas sobre a alimentação canina também podem surgir: qual a quantidade certa de ração que um cão deve consumir por dia? Como escolher o tipo certo de ração? Que alimentos podem ou não fazer parte da rotina alimentar dos cachorros?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, cachorro é carnívoro, herbívoro ou onívoro?

Muitos tutores não enxergam com clareza como funciona a alimentação dos cães e se perguntam se o cachorro é carnívoro, herbívoro ou onívoro, então chegou a hora de entender um pouco mais sobre o que isso significa. Os herbívoros são animais que se alimentam exclusivamente de vegetais, o que claramente não é o caso do cachorro. Já os carnívoros têm as carnes como principal base da alimentação, e os onívoros são aqueles que comem “de tudo um pouco”. Isto é, eles podem se alimentar tanto de carne, como os carnívoros, quanto de plantas e vegetais, como os herbívoros.

Então, afinal de contas, será que o cachorro é onívoro, já que ele se alimenta também de outras coisas além da carne? A resposta é simples: não. Por mais que os cachorros possam se alimentar também de vegetais, isso não quer dizer que eles podem viver com uma dieta baseada somente nisso. Eles são carnívoros mais flexíveis do que os felinos, mas as proteínas não deixam de ser uma fonte nutritiva e essencial para manter o bom funcionamento do organismo canino.

cachorro é carnívoro: cão comendo ração para cachorro

Cachorro é carnívoro e a ração contém tudo que ele precisa

 

A ração de cachorro é o alimento mais recomendado para suprir as necessidades nutricionais dos cães, porque o alimento contém todos os nutrientes na quantidade certa: proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Diferente da alimentação dos felinos, a ração para cachorro é mais rica em carboidratos, mas ainda assim ela também precisa ter uma boa quantidade de proteínas em sua composição. Além disso, também é importante que os tutores tenham certa atenção a aspectos como a fase de vida (se é filhote, adulto ou idoso) e o porte físico do animal. 

Chocolate para cachorro? Nem pensar! Alguns alimentos são proibidos para os cães

Quando falamos de mimar o cachorro, o chocolate não deve estar na lista em hipótese alguma. Isso porque a teobromina, substância presente no chocolate, é altamente tóxica para cães quando ingerida em altas quantidades, podendo até mesmo levar o animal a ter uma overdose. Além disso, outros alimentos que devem ser proibidos quando falamos da alimentação canina são: açúcar e doces em geral, uva-passa, alho, cebola, carne crua, ossos de animais, bebidas alcoólicas, café, macadâmia. Todos eles são extremamente prejudiciais para a saúde dos cães.

Misturar vários ingredientes na alimentação do cachorro pode ser prejudicial

Para quem gosta de se aventurar na cozinha e procura fazer diferentes receitas para agradar seu amigo de quatro patas, é importante ficar bastante atento. A ração para cachorro tem todos os componentes na quantidade certa, mas quando falamos em preparar uma refeição para os cães por conta própria, a mistura de ingredientes pode não ser uma boa ideia, principalmente se não for indicada por um profissional especialista em nutrição animal.

O organismo dos cachorros não consegue processar tão bem alguns elementos quanto os humanos, e por isso qualquer mistura (ainda mais com temperos) pode acabar resultando em um cão com gases e fortes dores abdominais. Em alguns casos, até a torção gástrica pode acontecer. Por isso, é importante ficar atento e sempre que desejar mudar algo na alimentação do seu amigo, não esqueça de consultar um veterinário.

Redação: Juliana Melo