Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? Todos esses cenários demandam um cuidado especial da parte da pessoa que está fazendo o resgate. O Patas da Casa reuniu algumas dicas importantes para colocar em prática na hora de resgatar um cachorro de rua.

Como resgatar cachorro na rua?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo que a sensibilidade fale alto, muitas pessoas acabam não fazendo o resgate de animais abandonados por não saberem como se aproximar do cachorro. É preciso levar em conta que a maioria dos cachorros de rua já passou por situações de maus tratos. Por conta disso, é comum que a aproximação com o animal seja mais difícil. O primeiro contato requer muita paciência e precisa ser feito da forma mais tranquila possível. Oferecer petiscos e outros alimentos é uma boa forma de chamar a atenção do animal e ganhar sua confiança. Jamais chegue já pegando no cachorro! Se aproxime lentamente e deixe que o cachorro cheire o dorso da sua mão (sempre deixando a palma da mão virada para você). Depois de te cheirar, se o cachorro se mostrar receptivo ao contato aí sim pode fazer um carinho. 

Na hora de pegar o animal, existem alguns cuidados que você deve tomar. O cachorro na rua fica propício a uma série de doenças, que muitas vezes podem ser transmissível para humanos. Por isso, por uma questão de segurança, é recomendado que na hora do resgate de animais sejam usados luvas ou um pedaço de tecido para manejar o pet. Esse cuidado também pode ajudar caso o animal fique agressivo e tente morder você. Tenha sempre muita atenção nesse momento.

Se o animal estiver machucado, a aproximação também deve ser mais cautelosa ainda, já que a dor pode fazer com que o cachorro fique agressivo. É importante, ainda, ter bastante cuidado no manejo do pet até a chegada no veterinário. Use toalhas ou uma manta para envolver o cachorro e não deixe que ele se mexa muito, principalmente em casos de atropelamento. 


Cachorrinhos na rua precisam de muito carinho e cuidado ao serem resgatados
Cachorrinhos na rua precisam de muito carinho e cuidado ao serem resgatados

Cachorro de rua: como cuidar de um animal recém-resgatado?

A primeira coisa a se fazer quando o cãozinho é resgatado é levá-lo ao veterinário. Mesmo que o pet não esteja aparentemente ferido, o checkup é essencial para verificar se ele tem alguma doença. Inclusive, a visita a consulta ao profissional deve ser feita antes mesmo de levar o animal para casa. Mesmo após a consulta, ainda é importante deixar o animal em observação até ele completar o protocolo de vacinação. Ah, e isso é um ponto que precisa de atenção: como não dá para saber o histórico de saúde de um animal de rua, o recomendado é que ele tome todas as vacinas como se fosse a primeira vez. Ou seja, ele deve tomar as três doses da vacina V10 e a antirrábica. Assim como os filhotes, ele só pode sair na rua depois que completar o calendário de imunizações.

Se você tiver outros pets em casa, não deixe o cachorro resgatado junto com eles até que receba a confirmação de que ele está saudável e livre de doenças. Dessa forma, você evita que o doguinho transmita algum problema para seus doguinhos. Por conta das possíveis doenças, também é recomendado que os acessórios, como potinhos de ração e água, camas e coleiras, não sejam divididos com os outros animais da casa.

É hora de encontrar um lar definitivo para o cachorro resgatado. O que fazer?

Normalmente o cachorro resgatado fica em um lar temporário caso precise seguir algum tratamento ou até encontrar um tutor disposto a levá-lo para casa. Caso você mesmo não possa adotar o cachorro, é bom pensar logo em encontrar um adotante. As redes sociais tem sido o lugar mais fácil de divulgar e doar um pet. Por isso, publique fotos e todas as informações do cachorro no seu feed, em grupos de animais e até mesmo naquele grupo do seu bairro no facebook. Você também pode divulgar entre amigos, o que pode gerar uma rede de compartilhamento até encontrar alguém que queira adotar o cãozinho.

A internet também é uma boa forma para arrecadar doações para o tratamento do cachorro, caso ele precise. É importante descrever todos os custos, apresentando notas fiscais, e explicar detalhadamente a situação do animal. Caso não encontre um tutor responsável para adotar o pet, vale a pena pesquisar e entrar em contato com as ONGs da sua cidade. O mais importante de tudo é se certificar que o animal seja acolhido por alguém com responsabilidade e que plenas condições de cuidar do doguinho com carinho. 

Esse tipo de divulgação é muito importante também para saber se o pet é um animal que se perdeu de sua família humana. Caso ele esteja sendo procurado, algum tutor pode ver a publicação e entrar em contato com você.

Redação: Hyago Bandeira