O crescimento de um filhote de cachorro é uma das principais dúvidas de quem adota um recém-nascido. A vontade de prever o tamanho que o animal vai alcançar quando adulto passa da escala da curiosidade: é algo necessário por causa da logística de vida dele (e da sua também). Por isso, antes de levar um filhotinho que é fofo e bem pequeno para casa, o ideal é calcular todos os possíveis resultados de vida dele: descubra, aqui embaixo, como fazer isso!

Cachorro cresce até que idade? A progressão de crescimento varia de acordo com o porte

Que o porte do cachorro é o que determina o tamanho que ele vai alcançar quando chegar na vida adulta todo mundo já sabe. O que passa despercebido para muita gente é que, assim como a expectativa de vida, também é o porte do animal que vai dizer com quantos meses o cachorro para de crescer. Geralmente, animais de porte pequeno têm um crescimento mais rápido (e precisam crescer consideravelmente menos do que os outros) em relação aos médios, grandes e gigantes. 

  • Cachorros de porte pequeno: os animais que chegam até os 10kg na fase adulta param de crescer com 10 meses de idade;

  • Cachorros de porte médio: esses aqui levam 12 meses para alcançar a média de peso que fica entre 11kg e 25kg;

  • Cachorros de porte grande: 15 meses depois do nascimento, os animais de porte grande param de crescer, pesando entre 26kg e 44kg;

  • Cachorros de porte gigante: com mais de 45kg, os cães gigantes param de crescer entre 18 e 24 meses.


O filhote de cachorro é pequeno por pouco tempo
O filhote de cachorro é pequeno por pouco tempo

Como saber até que idade o cachorro cresce quando é sem raça definida?

Determinar o porte de um cachorro sem raça definida é um pouco mais complicado porque prever o tamanho que eles vão alcançar é muito difícil. Nesse caso, você pode contar com a ajuda de um veterinário: depois de uma avaliação da dentição, é possível determinar quantas semanas o animal tem. Divida o peso dele por essa quantidade de semanas e multiplique o resultado por 52: você vai ter o peso aproximado desse cachorro ao completar um ano de idade. 

O truque das patas e orelhas também funciona: se, enquanto filhote, o cachorro SRD já tem essas partes do corpo muito desproporcionais, é bem provável que ele chegue ao porte grande quando crescer. Uma outra forma de prever isso é, quando for possível, olhar para os pais do filhote: os machos, geralmente, ficam no tamanho do pai e as fêmeas são mais semelhantes às mães. 

Por que é importante saber até que idade o cachorro cresce e o tamanho que ele vai atingir na fase adulta?

A surpresa com o tamanho do animal depois de crescido é um dos principais motivos que levam algumas pessoas a abandonar e desistir de cuidar dos bichinhos. Por isso, antes da adoção ou da compra, o ideal é pensar no trabalho que você vai ter e no espaço que você tem para oferecer a esse cachorro: os de porte grande, por exemplo, são criados de forma muito mais confortável em espaços maiores. Antes de assumir a responsabilidade de chamar um filhotinho de seu, lembre-se: ele não vai ser filhote para sempre e vai continuar precisando da sua atenção, amor e carinho nas outras fases da vida. Ou seja, descobrir se você vai conseguir fazer isso é algo que passa pelo cálculo do tamanho do seu novo amigo. 

Redação: Ariel Cristina Borges 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.