Já parou para observar o corpo do seu cão? Isso é dever de todo tutor, principalmente para saber identificar quando há algo de errado com o seu amigo de quatro patas. Às vezes situações que parecem simples e inofensivas, como encontrar um cachorro com a orelha caída, podem ser motivo de preocupação. Nesse caso, é importante correr atrás do que aquilo significa e o que deve ser feito para cuidar do animal. Para te ajudar nessa missão, descobrimos algumas informações importantes sobre o cachorro com uma orelha em pé e outra caída. Confira a seguir!

“Meu cachorro está com uma orelha caída, o que pode ser?”

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de mais nada, é importante entender que a anatomia da orelha do cachorro pode variar de raça para raça. Tamanhos, formatos e até mesmo como elas se comportam no dia a dia fazem total diferença nessa análise, já que algumas raças de cachorro tem orelhas grandes e compridas que ficam jogadas naturalmente para baixo. No entanto, quando nos deparamos com um cachorro com a orelha caída, sendo que ele normalmente está com a orelha levantada, é sinal de alerta.

Isso pode estar associado a doenças e outros problemas de saúde que só poderão ser diagnosticados por um médico profissional, mas é fundamental ficar atento. Os motivos variam desde uma simples ferida na região a algo mais sério, como uma otite média e um quadro de otohematoma. De toda forma, a causa deve ser investigada por um profissional para entender por que o cachorro está com uma orelha em pé e outra caída. Só assim, pode-se dar início ao melhor tratamento para o caso.


No caso de um   cachorro com uma orelha em pé e outra caída, é necessário buscar orientações de um profissional
No caso de um cachorro com uma orelha em pé e outra caída, é necessário buscar orientações de um profissional

A orelha de cachorro quebra, principalmente se tiver sofrido um traumatismo

Não pense que a orelha do cachorro é altamente resistente, porque ela não é. Assim como outras cartilagens do corpo, essa é uma região frágil e que pode acabar quebrando facilmente se sofrer um impacto muito forte. Geralmente, os traumatismos que envolvem a orelha do cachorro resultam na quebra do pavilhão auricular e, consequentemente, o cão fica com os movimentos bastante limitados desta parte do corpo. Inclusive, esse acaba sendo um dos motivos por trás de um cachorro com a orelha caída. Então se você desconfia que esse pode ser o caso do seu amigo de quatro patas, é necessário buscar a ajuda de um médico veterinário o quanto antes.

Cachorro: orelha em pé é a posição mais comum porque faz parte do instinto natural dos cães

Quem tem a companhia de um cão por perto, sabe que os peludos estão sempre atentos a tudo que acontece à sua volta. Isso não acontece à toa: a audição é um dos sentidos mais apurados dos cachorros, e é por isso que muitas vezes esses animais conseguem detectar ruídos e barulhos que estão distantes. Por isso, é muito comum encontrar um cachorro de orelha em pé no dia a dia: isso quer dizer que o cachorro está agindo de acordo com os seus instintos e curiosidade. Em alguns casos, esse movimento pode significar que o pet está muito feliz e animado ou prestes a atacar - mas para conseguir diferenciar essas duas situações é necessário aprender a interpretar a postura corporal canina.

Redação: Juliana Melo