O sopro cardíaco em cães é mais comum do que se imagina, principalmente quando o cachorro fica mais velho. Algumas raças, inclusive, têm maior predisposição para desenvolver o problema, como é o caso do Yorkshire e do Poodle. Como se trata de um problema cardíaco, é sempre bom aprender a identificar os sintomas da doença e entender o que de fato ela representa para a saúde do cachorro. Por esse motivo, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Caroline Manha Infantozzi, que é especializada em cardiologia no Hospital Vet Popular, para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Veja só o que ela nos contou!
Sopro cardíaco em cães: o que é e quais as causas desse quadro?
O nome pode parecer sugestivo, mas, segundo a especialista, o sopro é quando ocorre um tipo de alteração na auscultação cardíaca, local onde é possível ouvir a passagem do sangue pelas estruturas cardíacas através do estetoscópio. “A causa muitas vezes está relacionada a cardiopatias. A doença cardíaca pode ser congênita, ou seja, quando o animal nasce com a alteração; ou adquirida, que são quadros frequentemente observados em animais adultos a idosos”, explica. Nesse segundo cenário, as doenças mais comuns de serem adquiridas são a endocardiose e a cardiomiopatia dilatada em cães.
Além disso, Caroline também ressalta que existe um sopro no coração de cachorro que é chamado de sopro inocente: “Ele pode estar presente em filhotes até os 6 meses e é considerado funcional, ou normal, e desaparece à medida que o animal cresce”.
Cachorro com sopro no coração: aprenda a identificar os sintomas
Mesmo quem não é um especialista na área de saúde animal é capaz de perceber quando um cãozinho não está bem. Quando isso acontece por causa do sopro no coração de cachorro, alguns sinais - além do próprio sopro - podem ser percebidos, como:
• Tosse
• Cansaço
• Fraqueza
• Desmaios
• Arritmia
• Acúmulo de líquidos no pulmão (edema ou efusão)
• Acúmulo de líquidos no abdômen
Se houver qualquer suspeita da doença, é necessário buscar o auxílio de um profissional. Para confirmar o diagnóstico, alguns exames devem ser realizados. “Dentre os principais exames solicitados para avaliação das cardiopatias causadoras do sopro, podemos citar: ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e uma avaliação pelo médico veterinário especializado em cardiologia”.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Sopro no coração de cachorro: tratamento ajuda a controlar o problema
Uma pergunta que muitos tutores se fazem é se sopro no coração de cachorro tem cura. Mas antes de mais nada, é preciso entender que o tratamento deve ser direcionado para a cardiopatia causadora do sopro no coração de cachorro, e não necessariamente para o sopro em si. Dito isso, Caroline afirma que poucas causas de sopro podem ser curadas, de fato. “Uma cardiopatia que existe tratamento cirúrgico e ótimos resultados é a de persistência de ducto arterioso, observada em filhotes de cachorro e que causa um sopro alto e do tipo contínuo”, conta.
Já quando se trata de uma cardiopatia adquirida, e que é a causa mais comum do sopro cardíaco em cães, o quadro geralmente é degenerativo e progressivo. No entanto, existem tratamentos disponíveis que ajudam a controlar os sintomas. “O problema, quando identificado precocemente, pode ser controlado com uso de medicamentos que promovem a melhora da qualidade de vida e aumento da sobrevida do animal”, revela a cardiologista.
Saiba como prevenir o sopro no coração do cachorro!
Não existe uma fórmula exata para prevenir o sopro cardíaco em cães, mas uma medida preventiva que pode (e deve!) ser adotada é o check-up regular com um médico veterinário, principalmente para animais com mais de 8 anos. Só assim será possível verificar como anda a saúde do seu amigo de quatro patas e, caso alguma cardiopatia seja detectada em uma dessas consultas, o médico poderá intervir em seguida. “Caso o animal já apresente alguma alteração, as reavaliações e acompanhamentos vão variar conforme o quadro, mas devem ser realizados com maior frequência”, finaliza.
Redação: Juliana Melo
