Cachorro

Cachorro com soluço é normal? Saiba as causas e truques para aliviar o incômodo

Publicado - 23 Junho 2025 - 12h16

Atualizado - 23 Junho 2025 - 14h29

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Pode não ser a cena mais comum, mas é provável que muitos tutores já tenham presenciado seu cachorro com soluço em algum momento. De fato, ver um cachorro soluçando pode até parecer engraçado à primeira vista, mas também pode gerar dúvidas e preocupações. Afinal, será que é normal soluço em cachorro? Por que isso acontece? E existe alguma coisa que pode ser feita para ajudar um cachorro com soluço?

Continue a leitura para entender por que o cachorro tem soluço, quando isso é apenas uma reação do organismo e em quais casos pode ser hora de buscar ajuda veterinária. Para ajudar a evitar incômodos no seu pet, reunimos também algumas dicas de como parar soluço de cachorro de forma simples e segura. Confira!

Por que cachorro tem soluço?

Assim como nos humanos, o soluço em cachorro acontece por conta de contrações involuntárias do diafragma — o músculo responsável pela respiração. Essas contrações provocam o som característico do soluço e podem acontecer por diferentes motivos.

Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Filhotes costumam soluçar com mais frequência, principalmente após comerem ou brincarem muito, o que é totalmente normal. Já o cachorro adulto pode apresentar episódios ocasionais de soluço, geralmente relacionados a fatores inofensivos. Entretanto, há momentos em que esse sintoma pode indicar algo além de um simples incômodo passageiro.

Principais causas de soluço em cachorro

Na maioria dos casos, um cachorro com soluço não é motivo para alarde. Essa reação do organismo canino costuma ser passageira e tem causas bem simples — desde comer rápido demais até momentos de agitação ou mudança de temperatura. Veja abaixo os motivos mais comuns que podem deixar seu cachorro soluçando:

  • Comer muito rápido: quando o cachorro engole a ração com pressa, acaba ingerindo ar junto com a comida, o que pode causar soluços.
  • Ansiedade e excitação: brincadeiras intensas, mudanças de ambiente ou até ansiedade de separação podem deixar o cachorro mais agitado, favorecendo o surgimento do soluço.
  • Alterações de temperatura: beber água gelada ou mudanças bruscas de temperatura no ambiente também podem irritar o diafragma e deixar o cachorro soluçando.
Tutor oferecendo água para um cachorro Shiba em ambiente externo
Oferecer água em temperatura ambiente pode ajudar a parar o soluço em cachorro

Fora essas situações, os tutores devem ficar atentos se notarem o cachorro com soluço frequente e prolongado (mais de 30 minutos). Embora sejam mais raros, esses casos podem indicar algo mais sério, como refluxo gástrico, infecções respiratórias e até vermes. Nessas situações, vale observar outros sintomas associados, como tosse, secreção, apatia ou dificuldade para respirar, e consultar um veterinário o quanto antes.

Cachorro com soluço: o que fazer?

Se você flagrou seu cachorro soluçando, a primeira dica é: não entre em pânico! Em geral, o episódio passa sozinho em alguns minutos. Mas se quiser ajudar e oferecer um pouco de conforto para o pet, aqui vão algumas dicas de como parar soluço de cachorro:

  • Ofereça água em temperatura ambiente, hidratar o animal pode ajudar a relaxar o diafragma
  • Faça carinho e acalme o pet, especialmente se ele estiver agitado ou com medo
  • Estimule uma leve caminhada, pois mexer o corpo de forma tranquila pode ajudar a interromper o ritmo do soluço
  • Evite alimentos muito frios, principalmente se o pet for sensível a mudanças de temperatura
  • Use comedouros lentos, pois esses acessórios podem diminuir a velocidade da alimentação e evitar o soluço em cachorro

Ver seu cachorro soluçando pode até parecer estranho, mas na maioria das vezes é algo normal. Entender o que está por trás desse sintoma ajuda a lidar melhor com a situação e garantir o bem-estar do seu pet. E agora que você já sabe o que fazer em casos de cachorro com soluço, é só colocar os truques em prática — e, claro, não hesitar em buscar orientação profissional se algo parecer fora do comum.

Cachorro

Como saber se seu cachorro está deprimido? Veterinária lista 6 sinais para ficar atento

De um tempo para cá, você notou seu cão mais desanimado do que o normal? Dormindo demais, sem vontade de brincar e até comendo menos...

Cachorro

Como escolher a roupa ideal para o meu cachorro?

A roupa para cachorro é um item que pode ir muito além da estética. No dia a dia, o uso de um traje adequado pode proteger seu pet d...

Cachorro

Seu cachorro não quer comer? Veterinário lista 8 técnicas para abrir o apetite do pet — e ajuda a identificar a causa

Você colocou a ração no pote, chamou seu cãozinho… e nada. Quando o cachorro não quer comer, é preciso ficar alerta. Afinal, os cães...

Cachorro

Qual o melhor mordedor para cachorro? Saiba como escolher e proteger seus móveis!

Quem tem um cão em casa sabe: uma hora ou outra, ele vai querer roer alguma coisa — chinelo, canto do sofá, pé da mesa… Seja por cau...

Gato

Quando se preocupar com as fezes do gato? 9 sinais para ficar de olho

Observar a caixa de areia do gato pode não ser a tarefa mais agradável do mundo, mas é uma das formas mais eficientes de monitorar a...

Cachorro

Como saber se seu cachorro está deprimido? Veterinária lista 6 sinais para ficar atento

De um tempo para cá, você notou seu cão mais desanimado do que o normal? Dormindo demais, sem vontade de brincar e até comendo menos...

Alimentação

Enriquecimento alimentar para gatos: como deixar a hora da comida mais interessante e saudável?

A alimentação é, provavelmente, o ponto mais importante da rotina felina, pois, além de nutrir e manter a saúde do gato, ela também ...

Gato

8 raças de gato grande que surpreendem pelo tamanho e personalidade

Quando se fala em gatos, a primeira imagem que vem à mente costuma ser a de um animal pequeno, ágil e com aquela elegância delicada....

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?