É comum associarmos imediatamente o soluço aos humanos. Mas a situação também pode ocorrer com cachorro, principalmente os filhotes. Isso porque o hábito de comer demais somado aos movimentos repetitivos e constantes podem causar a contração involuntária do diafragma. Ainda que seja irritante, é normal que o incômodo passe em alguns minutos. Existem casos, porém, em que o soluço pode durar mais tempo e seja necessária a intervenção de um médico veterinário. Quer saber como evitar e tratar o soluço no seu cãozinho? O Patas da Casa vai te ajudar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com soluço: filhotes são mais propensos ao problema?

Quem tem ou teve cachorro filhote em casa sabe que qualquer sinal de incômodo ao animal causa grande preocupação. Mas, se o seu cachorro costuma sofrer com soluços, não precisa se desesperar! Os cães mais novos são os que mais passam por essa situação. Uma das causas mais frequentes para isso é o frio, já que eles precisam estar protegidos o tempo todo do vento e do frio e, nem sempre, isso acontece. Além disso, a pressa e agitação dos filhotes na hora de comer podem motivar o sintoma.

soluço em cachorro: filhote deitado

Quais são as causas mais comuns do soluço em cachorros adultos?

 

Ainda que os cães filhotes sejam mais propensos a sofrerem com o soluço, o mal-estar também pode surgir em cachorros adultos. Por isso, é fundamental saber quais situações motivam os soluços para evitar o reaparecimento. Uma situação de alto estresse, nervosismo ou medo, por exemplo, podem provocar o soluço. Outra causa que influencia no surgimento do incômodo é a presença de alguma doença. Nesse caso, é fundamental consultar um especialista para descartar essa hipóteses. Quando o cachorro tem soluço, todas as possibilidades devem ser avaliadas para preservar a saúde do bichinho.

Então, não há motivos para se preocupar com o cachorro com soluço?

Na verdade, tudo depende da evolução, do tempo e de outros fatores que podem estar relacionados ao caso. Se o soluço do seu cão não durar por muito tempo, não existe motivos para se preocupar. Mas, se a crise do seu pet continuar por mais de 30 minutos, ou se o animal manifestar náusea, falta de ar ou outro sintoma preocupante, o melhor a se fazer é consultar um especialista imediatamente.

Como você pode acabar com soluço em cachorros?

Para eliminar os soluços, não existe fórmula mágica: você precisa descobrir as causas do problema. Se o motivo for a rapidez na hora de comer, por exemplo, uma boa dica é modificar a sua rotina de refeições. Em vez de oferecer toda a ração de uma só vez, dividida a ração em duas ou três partes e vá dando aos poucos. Outra solução é investir em comedouros próprios para os mais apressadinhos: o modelo tem algumas barreiras e impede o cão de engolir tudo de uma vez.

Caso seja uma consequência do frio, a opção mais prática e rápida é utilizar roupas para cachorro e, também, tornar a cama do seu pet mais mais confortável e quentinha. Nos dias mais frios, outro caminho é investir em camas térmicas para manter a temperatura mais estável.

Além disso, jogos e brincadeiras são uma boa maneira de fazer com que o peludo esqueça do soluço mais rápido. Mas, se isso isso não resolver o problema, não precisa se desesperar. Afinal, o soluço não é um caso grave se não estiver acompanhado de outros sintomas.

Redação: Úrsula Lima