Cuidados

Cachorro com medo de fogos: como acalmar o animal + técnica de amarrar o pano

Saiba como ajudar o seu cachorro que tem medo de fogos
Saiba como ajudar o seu cachorro que tem medo de fogos

Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.

Além de ser um barulho muito alto até mesmo para humanos, para os cachorros é muito mais incômodo, pois eles escutam 4 vezes mais que nós. Ou seja, eles conseguem ouvir sons que não conseguimos captar e os demais são potencializados. Esse é um dos motivos dos fogos serem tão apavorantes para os cachorrinhos. Para ajudar nessas situações, existem alguns treinamentos, truques, dicas e até mesmo remédio para acalmar cachorro com medo de fogos.

Dica 1: acostume seu cão com o barulho dos fogos

Todos os dias coloque, em volume baixo, o barulho dos fogos. No YouTube já existem vários canais específicos para cachorros que disponibilizam vídeos de dessensibilização do barulho dos fogos. Dessa forma, ele pode se acostumar com os sons e não sofrer tanto quando for real. Com o passar dos dias, aumente o volume, mas sempre deixando em uma frequência que seja confortável para o pet. Aproveite esse treinamento e associe os fogos a algo positivo como petiscos, brincadeiras e carícias.

Dica 2: use o truque do pano para ajudar a acalmar o cachorro

Em dias que você consegue prever os fogos, existe uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em enrolar um pano no corpo do cachorro para diminuir o estresse. O método leva esse nome porque foi criado pela canadense Linda Tellington-Jones, especialista em comportamento animal. É importante usar esse truque quando o cachorro puder ficar sob a supervisão de um humano. Isso porque, no caso de um momento de desespero, a tira de tecido pode se enganchar em algum lugar e causar um efeito oposto do desejado. Para fazer no seu cachorrinho, veja a ilustração abaixo:

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre, né? Há relatos de gatos que chegam a viver mais de 30 anos, mas estamos falando aqui de recordes mundiais. Na “vida real”,  a idade média de um gato é de 16 anos. Se formos pensar em termos de adoção ou compra de um gatinho para chamar de nosso, precisamos sempre ter em mente que durante toda a sua vida, seremos responsáveis pela saúde, bem estar e segurança deles. Então, nada de querer ter um gato no impulso e depois se arrepender, combinado? Eles sofrem muito com o abandono e podem até ficar traumatizados com humanos em geral.   

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Dica 3: utilize florais

    Converse com seu veterinário sobre o medo do seu cachorro e veja a possibilidade de dar um floral para o seu pet. Em muitos cachorros, o efeito é bastante positivo! A vantagem de utilizar florais é que pode ser aliado às demais dicas e não tem contraindicações.

    Dica 4: medicação para casos graves

    Após testar todas as técnicas e nenhuma funcionar com seu cachorro, o veterinário deve ser procurado para que possa orientar o dono quanto ao melhor tratamento, podendo até mesmo prescrever calmantes. Em hipótese nenhuma ofereça o medicamento sem a orientação do profissional, ok?

    Cuidados com cachorro em situações de fogos de artifício

    Cachorros que sentem medo e ficam desesperados podem ter atitudes inesperadas mesmo sendo adestrados. Por isso, alguns cuidados podem ser indispensáveis nessas situações. Veja abaixo:

    • Não deixe o cachorro preso com correntes: quando desesperados, eles podem tentar se soltar a acabar se machucando gravemente, podendo até mesmo se enforcar na coleira;
    • Não deixe o seu cachorro sozinho: a presença dos donos ou de outro adulto de confiança do cachorro pode ajudar a acalmá-lo e evitar acidentes;
    • Não agarre o seu cachorro durante os fogos: dessa forma, mesmo sem querer, você acaba reforçando o medo dele;
    • Mantenha as portas, janelas e portões fechados: na hora do desespero, eles podem ficar desorientados e acabar fugindo;
    • Deixe o cachorro transitar pela casa: não obrigue o cachorro a ficar em um cômodo. Deixe que ele decida o local em que se sente mais seguro.
    Veja como usar a técnica do pano para amenizar o medo de fogos
    Veja como usar a técnica do pano para amenizar o medo de fogos
    Por que cachorro gosta de ficar no sol?

    Próxima matéria

    Por que cachorro gosta de ficar no sol?

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    5 técnicas de relaxamento para acalmar o seu pet na quarentena
    Cuidados

    5 técnicas de relaxamento para acalmar o seu pet na quarentena

    Em tempos de quarentena e isolamento social, quem tem um bichinho em casa certamente deve estar se perguntando em como acalmar cachorro e gato durante esse período. Afinal, ficar em casa pode ser um grande problema para os animais que estão acostumados com os passeios diários. Mas e se nós disséssemos que é possível resolver isso? Existem diferentes formas de evitar que o seu cãozinho ou gatinho sofra com estresse e ansiedade dentro de casa. Yoga para cachorro e calmante natural para gatos são algumas delas. Quer saber quais são as outras? Confira a lista que separamos a seguir!

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?
    Higiene

    Perfume para cachorro faz mal à saúde do animal?

    Será que o perfume para cachorro é uma boa ideia? Há muitas opiniões divergentes sobre o uso de fragrâncias industrializadas em cães. Enquanto muitas pessoas não veem a necessidade de alterar o cheiro natural dos animais, outras defendem que o produto é apenas um recurso para deixar os bichinhos com um odor mais agradável – com muito mais vantagens para os humanos, certamente.

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?
    Saúde

    Cachorro obeso: como ajudar o animal a perder peso?

    A obesidade canina é um problema bem comum entre os cães. Assim como em seres humanos, o excesso de gordura pode provocar diversos problemas de saúde - como doenças cardíacas e hepáticas -, além de diminuir a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que seu cachorro está ganhando peso e começar a pensar em mudanças de hábitos na rotina dele. Quer saber como evitar a obesidade canina e ajudar seu cachorro a perder peso? O Patas da Casa listou 4 dicas para ajudar o seu amigo a emagrecer.

    Ver Todas >

    Como funciona a areia de gato sílica?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia de gato sílica?

    Os felinos são animais extremamente higiênicos e justamente por isso é importante ter uma atenção especial quando se trata da caixa de areia para gatos e do tipo de areia utilizada. Existem vários opções disponíveis no mercado, como os granulados de madeira ou de argila. A areia de gato sílica também tem se tornado bastante popular, mas ela é a melhor escolha? Apesar de ser uma excelente opção, principalmente para quem passa o dia fora de casa, essa é uma areia de gato que requer certa atenção.

    Devo me preocupar com o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Devo me preocupar com o cheiro de "salgadinho" na pata do cachorro?

    Já reparou que a pata do seu cachorro tem um cheirinho peculiar? Há quem diga que o odor é parecido com o cheiro de snacks e salgadinhos industrializados. A pata de cachorro é, certamente, uma das coisas mais fofas e tem muitas funções importantes na mobilidade e comportamento desses animais... mas pode ter um cheiro bem desagradável mesmo quando estão limpas. Afinal, cachorro tem chulé assim como os humanos?

    Vai se mudar de casa com o cachorro? Veja dicas de como adaptar o animal ao novo ambiente
    Cuidados dos animais

    Vai se mudar de casa com o cachorro? Veja dicas de como adaptar o animal ao novo ambiente

    Ninguém pode negar: mudar de casa é sempre um processo cheio de emoções. Mas, além de você, existe outro serzinho que sofre com a mudança: o seu cão. Afinal, a troca de planos e atividades no dia a dia podem resultar em um cachorro estressado e ansioso. Por isso, é importante que a mudança de casa, desde o transporte até a adaptação ao novo ambiente, seja pensada para não traumatizar o seu amigo. Mas será que você sabe como adaptar o cachorro ao novo lar? Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas do que fazer para tornar a mudança menos estressante para o seu cãozinho. Olha só!

    7 acessórios para gatos indispensáveis
    Cuidados dos animais

    7 acessórios para gatos indispensáveis

    Adotar um gatinho é sinônimo de muitas mudanças na rotina e até na decoração da sua casa. Além da dinâmica do dia a dia e da necessidade de alimentar e cuidar de mais um ser vivo, é provável que o gateiro de primeira viagem seja apresentado a uma série de objetos que não conhecia antes. Existem alguns acessórios para gatos que são fundamentais.

    Ver Todas >