Cachorro

Cachorro com ciúmes de crianças e bebês: como lidar?

Publicado - 13 Dezembro 2022 - 16h30

Atualizado - 16 Janeiro 2025 - 17h06

Foto da Renata Bloomfield - Médica Veterinária Etologista Clínica

Renata Bloomfield / Médica Veterinária Etologista Clínica

CRMV: 12084-RJ

Formada em Medicina veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) Pós-graduando em Etologia Clínica pela Qualittas.

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Lidar com um cachorro ciumento nunca é fácil. O pet que sente ciúmes do dono pode apresentar comportamentos que atrapalham a convivência. Normalmente, a causa do cachorro com ciúmes é alguma mudança na rotina, como novos animais e pessoas dentro de casa. Por isso, não é tão incomum que os cães fiquem um pouco enciumados com a presença de crianças recém chegadas. Mas como acabar com ciúmes de cachorro?

O Patas da Casa conversou com a médica veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Ela explicou o que pode levar ao ciúmes em cães, como reconhecer se o pet está enciumado ou fazendo um papel de guarda da criança e o que fazer para contornar esse problema. Confira a matéria a seguir e entenda de uma vez por todas como lidar com o cachorro com ciúmes de crianças!

Cachorro ciumento: por que alguns cães sentem ciúmes de bebês ou crianças em casa?

Para saber como acabar com ciúmes de cachorro com bebês e crianças, o primeiro passo é entender o que está levando o pet a ter esse comportamento. Na maioria das vezes, os cães recebem bem a chegada de bebês e crianças, mas em determinadas situações o animal pode estranhar a nova dinâmica da casa. "Tem cães que têm uma rotina até a chegada do bebê e, quando essa criança chega em casa, a rotina muda de repente. Por exemplo: o animal não entra mais no cômodo, não passeia mais, não participa mais do dia a dia da família…", explica a veterinária Renata Bloomfield. Ela ressalta que, muitas vezes, achamos que temos um cachorro ciumento e possessivo, mas na verdade ele apenas está curioso por não ter muito acesso ao bebê. Nesse caso, o cão sabe que tem um ser novo dentro de casa que ele desconhece e apenas quer conhecê-lo.

Imagem Quiz:Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Como reconhecer um cachorro com ciúmes?

É muito importante ficar atento ao comportamento do pet para saber o que realmente está se passando com ele. Renata explica que o primeiro ponto a se observar é se o animal está com ciúmes ou se ele está fazendo a guarda do bebê. Os dois casos merecem atenção. "Se você vê que o cachorro não deixa as pessoas ou outros animais chegarem perto do bebê, isso pode ser um problema, mas não necessariamente ciúmes", afirma. Um cachorro ciumento pode ter diferentes tipos de comportamento. Alguns ficam mais barulhentos e começam a latir, choramingar e até mesmo a rosnar para o dono como uma tentativa de chamar atenção. Já outros podem se tornar mais agressivos.

Veterinária dá dicas de como lidar com cachorro com ciúmes de bebê. Veja o vídeo!

Faça uma apresentação segura entre o pet e o recém-nascido

Acredita-se que o cachorro sente a gravidez da dona antes mesmo da própria observar os primeiros sinais por conta da liberação de hormônios. A chegada de um bebê, no entanto, precisa de uma adaptação quando se tem pets em casa. Os tutores podem, por exemplo, incluir o cachorro nos preparativos da chegada do bebê, como ter acesso ao quarto e já sentir o cheiro das roupas. "Tem que fazer com que o animal se sinta parte da mudança, e não simplesmente falar que ele não pode mais entrar naquele cômodo", esclarece Renata. 

O manejo correto na hora de apresentar o cachorro ao bebê vai fazer toda a diferença. O olfato canino é o instrumento que os cães usam para conhecer outras pessoas e animais. Por isso, o tutor pode permitir que o animal cheire o bebê aos poucos, sempre com supervisão.

Como acabar com o ciúmes e fazer o cão se acostumar com bebês e crianças em casa?

Se você planeja ter um bebê um dia, pode começar esse processo de acostumar o cachorro com crianças desde a adoção do pet. "Ensinar os comandos básicos a ele e levá-lo para parquinhos que tenham crianças", recomenda Renata. Dessa forma, você acostuma o animal ao barulho de crianças e a chegada do bebê não vai ser uma mudança tão brusca. Veja alguns cuidados importantes:

  • Não isolar o animal
  • Garantir que não faltem tenha brinquedos interativos para o cachorro em casa
  • Guardar um tempo do dia para ficar com o pet (inclusive perto da criança)
  • Permitir que o animal cheire os itens do bebê antes da sua chegada
  • Não repreender o animal de forma agressiva.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Luana Lopes

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?