Quem convive com um bichinho, já deve ter percebido que o cachorro sente calor quando a temperatura esquenta (o que ocorre com maior frequência especialmente no verão). Alguns sinais claros disso são quando o animal saliva demais, fica ofegante facilmente e perde o apetite. Por isso, quando a estação mais quente do ano chega, é comum que muitos tutores procurem alternativas do que fazer para refrescar o cachorro no calor.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Felizmente, existem algumas pequenas atitudes que já são suficientes para não deixar o seu doguinho sofrendo com as altas temperaturas. Quer saber como aliviar o calor do cachorro? Então confira algumas orientações que separamos a seguir!

Como diminuir o calor dos cachorros: 8 dicas que vão deixar o seu pet mais confortável

1) Oferecer gelo para cachorro no verão é super recomendado. Uma forma de fazer isso é adicionando cubinhos de gelo no potinho de água, o que ajuda a deixar o líquido bem geladinho e super refrescante - uma forma de incentivar também a hidratação do pet.

2) Espalhar vários potes de água para cachorro pela casa é uma tática que funciona. Além de evitar quadros de desidratação, esse é um recurso que ameniza os impactos do calor no animal e ajuda a mantê-lo mais disposto.

3) Investir em um petisco para cachorro gelado. Existem várias receitas que são bem tranquilas de fazer e ótimas para refrescar o animal nessa época. Uma opção, inclusive, é o picolé de frutas (mas lembre-se que não pode ter açúcar, adoçante nem ingredientes prejudiciais para a saúde do cão, ok?).

4) Além do picolé, você também pode dar frutas para cachorro. Não esqueça de olhar quais alimentos são permitidos nessas horas, mas já adiantamos que as melhores opções para os dias quentes são melancia, melão e maçã, porque contêm bastante água na composição.

5) Congelar as frutas é uma maneira de hidratar e refrescar o pet. Oferecê-las in natura não é contra indicado, mas se tiver em um dia muito quente, vale cortar alguns pedacinhos da fruta e deixar por alguns minutos no congelador.

6) O tapete gelado para cachorro é um dos melhores acessórios para isso. Os cães gostam de passar boa parte do dia deitados, e com um tapetinho gelado eles conseguem descansar sem passar mal com o calor.

7) Piscina ou banho de mangueira às vezes é uma opção. Além de divertir e entreter o seu amigo - especialmente se ele gosta de se molhar -, isso alivia o incômodo com a temperatura muito alta. Lembre-se de secar muito bem seu amigo em seguida.

8) Ventilador e ar condicionado podem ser usados com moderação. O ideal mesmo é que o pet fique sempre em um ambiente bem ventilado, e alguns equipamentos que ajudam nisso são o ventilador e o ar condicionado. A única atenção é não deixar que o vento fique exatamente em cima do cachorro.

 

cachorro com calor bebendo água

Como identificar um cachorro com calor?

 

Agora que você já sabe o que fazer para confortar o seu amiguinho nos dias mais quentes, deve estar se perguntando quais são os principais indicativos de um cachorro com calor. A verdade é que é muito simples: apesar de não falarem, algumas manifestações físicas são facilmente percebidas e mais do que suficientes para saber que seu cachorro está incomodado com o calor, como:

  • Salivação excessiva
  • Respiração acelerada e ofegante
  • Cachorro não quer comer
  • Confusão mental
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Cachorro não quer passear
  • Passar muito tempo deitado

Afinal, cachorro peludo sente mais calor do que animais com menos pelos?

Essa é uma pergunta comum, e a resposta pode surpreender muitas pessoas: não, o cachorro peludo não sente mais calor do que os outros cães de pelo curto. Os pelos longos e/ou densos não necessariamente aquecem o corpo do animal quando o clima esquenta, como muitos imaginam.

Na verdade, a pelagem - independentemente da sua espessura e comprimento - ajuda a regular a temperatura corporal dos cães tanto no inverno quanto no verão. Ou seja, os pelos se adequam ao clima para tentar evitar um cachorro com calor ou com frio durante as estações do ano (mas nem sempre isso é suficiente, sendo necessário buscar outros recursos para melhorar a qualidade de vida do pet).

Redação: Juliana Melo