Cachorro

Cachorro com calor: como ajudar o pet a se refrescar?

Publicado - 01 Fevereiro 2022 - 12h18

Atualizado - 21 Fevereiro 2025 - 14h14

Quem convive com um bichinho, já deve ter percebido que o cachorro sente calor quando a temperatura esquenta (o que ocorre com maior frequência especialmente no verão). Alguns sinais claros disso são quando o animal saliva demais, fica ofegante facilmente e perde o apetite. Por isso, quando a estação mais quente do ano chega, é comum que muitos tutores procurem alternativas do que fazer para refrescar o cachorro no calor.

Felizmente, existem algumas pequenas atitudes que já são suficientes para não deixar o seu doguinho sofrendo com as altas temperaturas. Quer saber como aliviar o calor do cachorro? Então confira algumas orientações que separamos a seguir!

Como diminuir o calor dos cachorros: 8 dicas que vão deixar o seu pet mais confortável

1) Oferecer gelo para cachorro no verão é super recomendado. Uma forma de fazer isso é adicionando cubinhos de gelo no potinho de água, o que ajuda a deixar o líquido bem geladinho e super refrescante - uma forma de incentivar também a hidratação do pet.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Espalhar vários potes de água para cachorro pela casa é uma tática que funciona. Além de evitar quadros de desidratação, esse é um recurso que ameniza os impactos do calor no animal e ajuda a mantê-lo mais disposto.

3) Investir em um petisco para cachorro gelado. Existem várias receitas que são bem tranquilas de fazer e ótimas para refrescar o animal nessa época. Uma opção, inclusive, é o picolé de frutas (mas lembre-se que não pode ter açúcar, adoçante nem ingredientes prejudiciais para a saúde do cão, ok?).

4) Além do picolé, você também pode dar frutas para cachorro. Não esqueça de olhar quais alimentos são permitidos nessas horas, mas já adiantamos que as melhores opções para os dias quentes são melancia, melão e maçã, porque contêm bastante água na composição.

5) Congelar as frutas é uma maneira de hidratar e refrescar o pet. Oferecê-las in natura não é contra indicado, mas se tiver em um dia muito quente, vale cortar alguns pedacinhos da fruta e deixar por alguns minutos no congelador.

6) O tapete gelado para cachorro é um dos melhores acessórios para isso. Os cães gostam de passar boa parte do dia deitados, e com um tapetinho gelado eles conseguem descansar sem passar mal com o calor.

7) Piscina ou banho de mangueira às vezes é uma opção. Além de divertir e entreter o seu amigo - especialmente se ele gosta de se molhar -, isso alivia o incômodo com a temperatura muito alta. Lembre-se de secar muito bem seu amigo em seguida.

8) Ventilador e ar condicionado podem ser usados com moderação. O ideal mesmo é que o pet fique sempre em um ambiente bem ventilado, e alguns equipamentos que ajudam nisso são o ventilador e o ar condicionado. A única atenção é não deixar que o vento fique exatamente em cima do cachorro.

cachorro com calor bebendo água
O cachorro com calor precisa de cuidado redobrado com a hidratação

Como identificar um cachorro com calor?

Agora que você já sabe o que fazer para confortar o seu amiguinho nos dias mais quentes, deve estar se perguntando quais são os principais indicativos de um cachorro com calor. A verdade é que é muito simples: apesar de não falarem, algumas manifestações físicas são facilmente percebidas e mais do que suficientes para saber que seu cachorro está incomodado com o calor, como:

  • Salivação excessiva
  • Respiração acelerada e ofegante
  • Cachorro não quer comer
  • Confusão mental
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Cachorro não quer passear
  • Passar muito tempo deitado

Afinal, cachorro peludo sente mais calor do que animais com menos pelos?

Essa é uma pergunta comum, e a resposta pode surpreender muitas pessoas: não, o cachorro peludo não sente mais calor do que os outros cães de pelo curto. Os pelos longos e/ou densos não necessariamente aquecem o corpo do animal quando o clima esquenta, como muitos imaginam.

Na verdade, a pelagem - independentemente da sua espessura e comprimento - ajuda a regular a temperatura corporal dos cães tanto no inverno quanto no verão. Ou seja, os pelos se adequam ao clima para tentar evitar um cachorro com calor ou com frio durante as estações do ano (mas nem sempre isso é suficiente, sendo necessário buscar outros recursos para melhorar a qualidade de vida do pet).

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Comportamento destrutivo em cães: como fazer o cachorro parar de destruir as coisas

O comportamento destrutivo em cães é mais comum do que parece e, na maioria dos casos, está longe de ser “malcriação”. Roer móveis, ...

Cachorro

Cachorro tímido ou agressivo? Veja 12 dicas para tornar o cachorro mais sociável

A sociabilidade do cachorro vai muito além da convivência com outros animais. Ela impacta a forma como ele reage durante os passeios...

Cachorro

O que saber antes de ter um Golden Retriever?

O Golden Retriever é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, conhecido pelo temperamento dócil, inteligência acima da méd...

Cachorro

Como posso reduzir a queda de pelo do meu cachorro?

A queda de pelo em cachorros faz parte do ciclo natural dos fios, porém, quando acontece em excesso, pode impactar diretamente a rot...

Gato

6 brincadeiras e rotinas fáceis para ajudar na redução de peso do seu gato

O sobrepeso em gatos é um problema cada vez mais comum, que afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida dos felinos. Além da ali...

Gato

Um gato polidáctilo (com dedos a mais) precisa de cuidados especiais?

A polidactilia em gatos é uma condição genética relativamente comum, caracterizada pela presença de dedos a mais em uma ou mais pata...

Gato

Esses são os 7 cheiros que os gatos menos gostam – e você vai se surpreender!

O olfato felino é um dos sentidos mais desenvolvidos nos gatos e influencia diretamente a forma como eles interagem com o ambiente. ...

Cachorro

Comportamento destrutivo em cães: como fazer o cachorro parar de destruir as coisas

O comportamento destrutivo em cães é mais comum do que parece e, na maioria dos casos, está longe de ser “malcriação”. Roer móveis, ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?