close
xixi

Cachorro castrado marca território? O que fazer?

É normal o cachorro castrado marcar território?
É normal o cachorro castrado marcar território?

O cachorro marcando território é um instinto natural do comportamento canino - e também uma das principais dores de cabeça dos tutores, principalmente se estamos falando de filhotes. Nada passa batido pela necessidade do cãozinho de dominar o mundo: árvores na rua, muros, portões, rodas de carros e às vezes até móveis dentro de casa são marcados com a urina do pet. A castração de cachorro costuma ser o método mais recomendado para corrigir o comportamento, mas nem sempre funciona assim. Apesar da tendência ser que o cachorro melhore alguns comportamento depois da esterilização, é tudo muito relativo e o resultado depende de muitos fatores, como a idade e até a própria personalidade do animal. 

Afinal, cachorro castrado marca território?

É possível dizer que o cachorro castrado para de marcar território ou esse é um comportamento que pode permanecer mesmo depois da castração? Para desvendar esse mistério, nós conversamos com o médico veterinário Thiago Félix, de Brasília: “Pode-se dizer que de 100%, pelo menos 80% dos cães param de marcar território depois de castrados. No entanto, tem alguns animais que mesmo com a castração não param com o hábito, porque já se tornou um instinto para eles”. A causa para isso, porém, não é algo muito bem definido. De acordo com o especialista, o que pode influenciar nesse caso é quando a castração ocorre de forma tardia, pois o cachorro geralmente já desenvolveu esse aspecto comportamental de urinar para marcar território ao longo da sua vida. Mesmo com a queda dos níveis hormonais, o cachorro não vai simplesmente “perder” aquele hábito de uma hora para outra. É necessário um treinamento para que esse tipo de atitude seja corrigida.

E mesmo quando a castração resolve o problema, a mudança de comportamento não é imediata: “Demora, em média, de 3 a 6 meses para abaixar o nível de testosterona no organismo canino, e alguns cachorros realmente param com essa questão da marcação. Mesmo assim, é uma questão muito relativa de cada paciente”.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Cachorro marcando território é um instinto natural que pode ser corrigido com os estímulos corretos
    Cachorro marcando território é um instinto natural que pode ser corrigido com os estímulos corretos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Cachorro marcando território mesmo depois de castrado: 3 dicas que podem ajudar a evitar esse comportamento

    Se o seu cãozinho foi castrado e mesmo assim continua urinando em lugares que não deve por pura questão de territorialismo, chegou a hora de descobrir como evitar do cachorro marcar território por aí. Nós conversamos com o comportamentalista Igor Simões, do Rio de Janeiro, que separou as seguintes dicas:

    1) Ter uma rotina de passeios com o cachorro é essencial. Segundo Igor, a necessidade de urinar e querer deixar o cheiro nos lugares é algo natural e instintivo dos cães. Por isso, o mais recomendado é levar o animal para passear e explorar os ambientes fora de casa, direcionando a marcação de território para esses momentos. “A rotina de passeios ajuda a diminuir a tensão do cão na hora de marcar território e deixar o seu cheiro nos lugares, ajudando-o a ficar mais relaxado”.

    2) Cachorro marcando território em casa? O tutor deve corrigir o comportamento no ato! Muita gente acredita que a melhor forma de educar o cão é prevendo as suas ações ou punindo o animal caso ele faça algo de errado. O profissional, porém, alerta que isso é totalmente contraindicado: “O ideal é corrigir na hora em que acontecer. Nunca tentar prever nem fazer isso posteriormente, porque não tem nenhum efeito positivo. O cachorro não vai associar aquilo ao que ele fez de errado. Então no momento em que o cachorro estiver urinando, corrija, chama a atenção. Isso ajuda a tirar o foco daquela atividade que ele está realizando, quebrando esse padrão de comportamento”.

    3) Mantenha o cachorro com um nível baixo de energia dentro de casa. Quando os cães estão muito excitados, acabam levantando a perna e fazendo xixi em algum lugar involuntariamente. Por isso, Igor recomenda que os cachorros sejam mantidos sempre com um baixo nível de energia, evitando excitações dentro de casa. “É bom deixar o cão calmo, evitar grandes estardalhaços com o animal para acabar com essa situação do cachorro ficar levantando a perna”. Uma boa forma de manter o cãozinho cansado dentro de casa é investindo no enriquecimento ambiental, com brinquedos e outros acessórios capazes de distrair o animal.

    Castrar cachorro diminui a marcação de território, mas também tem outros benefícios

    A castração de cães até pode contribuir para evitar o cachorro urinando por todo lugar, mas esse está longe de ser a maior vantagem da cirurgia. “Os benefícios que se pode ter com o cachorro castrado incluem a melhoria da qualidade de vida do animal, assim como a prevenção de diversas doenças”, revela o veterinário Thiago. Além do mais, o procedimento influencia fortemente em diversos aspectos comportamentais dos cães, pois eles tendem a ficar mais calmos e tranquilos depois de castrados. O apetite é outro ponto que muda: “Aumenta o apetite e diminui o grau de agitação em alguns cães. Com isso, os animais tendem a engordar com mais facilidade se o dono não investir em exercícios físicos e regular bem a alimentação”. Não podemos esquecer que a castração evita a gravidez indesejada e o abandono animal, já que serão menos filhotes em busca de um lar.

    Redação: Juliana Melo

    Arranhador para gatos: benefícios, todos os tipos e modelos e como fazer

    Próxima matéria

    Arranhador para gatos: benefícios, todos os tipos e modelos e como fazer

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    xixi

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Cachorro que come fezes: quais são as causas da coprofagia canina?
    Comportamento animal

    Cachorro que come fezes: quais são as causas da coprofagia canina?

    O cachorro que come fezes é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, mas sempre causa estranhamento entre os tutores. O hábito, também chamado de coprofagia canina, às vezes é encarado como algo engraçadinho, mas precisa de muita atenção. Isso porque a ingestão de fezes a longo prazo pode ser um verdadeiro problema para a saúde do seu amigo de quatro patas, que pode ser facilmente infectado por parasitas, bactérias e outros microrganismos presentes no dejeto.

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?
    Comportamento animal

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?

    O gato Siamês é uma das raças mais populares no Brasil. Já a raça de gato SRD (Sem Raça Definida), o famoso gato vira lata, também não fica para trás. Você com certeza já deve ter se esbarrado por aí com um filhote de gato vira-lata que tem as características do gato Siamês (olhos azuis, pelagem acinzentada e extremidades num tom mais escuro). Esse é um Siamês mestiço, conhecido como Sialata, uma mistura entre os dois. Mas como diferenciar os tipos de gatos siameses e vira-latas? 

    Qual a diferença entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga?
    Comportamento animal

    Qual a diferença entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga?

    As raças Pastor Alemão e Pastor Belga se parecem tanto que é comum que as pessoas confundam as duas raças de cachorro. Apesar de compartilharem algumas semelhanças, eles são bem diferentes em vários aspectos. Dá até para fazer uma lista de diferenças entre os dois cachorros, mas o ponto principal para conseguir distinguir um do outro é observar os detalhes do corpo de cada um. Tanto as características físicas quanto os aspectos comportamentais desses animais são bastante particulares. 

    Filhote de Pitbull: saiba o que esperar sobre o comportamento da raça
    Comportamento animal

    Filhote de Pitbull: saiba o que esperar sobre o comportamento da raça

    O filhote de Pitbull é um cãozinho que, assim como qualquer outro, precisa ser tratado com afeto. Apesar dos estereótipos que acompanham o American Pitbull Terrier — ou só Pitbull mesmo, como é conhecido por aqui —, as coisas nem sempre são o que parecem e o comportamento do Pitbull pode te surpreender. Além de fortes e super inteligentes, eles são carinhosos e apegados aos donos, principalmente às crianças.

    Ver Todas >