A gente sempre associa o cachorro bebendo água como um sinal de saúde. De fato é muito importante que eles mantenham a hidratação correta ao longo do dia, mas quando o animal passa a beber mais água que o normal é preciso ficar atento. Aliás, é sempre importante observar o comportamento e hábitos do seu pet para saber exatamente quando algo estiver fora do normal. Um animal saudável precisa ter um equilíbrio entre a quantidade de água que bebe e libera na urina. Isso depende do seu tamanho e peso: um cão adulto deve ingerir entre 30 e 60 ml de água por quilo do peso total, incluindo o que vem da alimentação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro tomando muita água pode ser resultado de alterações do clima ou até uma movimentação diferente na rotina do animal, mas também pode indicar problemas mais graves. A sede excessiva é chamada de polidipsia e geralmente está associada ao desequilíbrio no organismo e órgãos do animal. Você certamente vai perceber quando isso estiver acontecendo, então a melhor dica é levar o cachorro ao veterinário.

Meu cachorro bebe muita água: quando é normal?

Naturalmente, filhotes de cachorro bebem uma quantidade maior de água. Cachorros grandes também precisam ingerir mais líquido diariamente para atender as necessidades de seu corpo. Esporadicamente, outras situações também podem motivar o cachorro a beber muita água:

- Cadelas grávidas ou que estão amamentando precisam beber mais água no dia a dia, isso explica a sede excessiva;

- Depois de uma caminhada ou atividade física, o cachorro vai ingerir uma quantidade bem grande de água. Isso ajuda ele a recuperar a temperatura normal do corpo;

- Em dias de mais calor, o animal vai procurar o pote de água com mais frequência para se manter sempre hidratado.

Todo cachorro, independente da idade, precisa ter sempre à disposição água fresca e filtrada. O ideal é abastecer o pote de água para cachorro pelo menos duas vezes por dia. Além disso, mantenha o bebedouro em um local limpo e arejado. Para ajudar seu cãozinho a beber a quantidade de água recomendada por dia, você pode espalhar mais potinhos pela casa, oferecer alimentos úmidos e até preparar gelos com suco de frutas liberadas para cachorro. Ele vai ficar feliz e hidratado ao mesmo tempo!


É super normal que o cachorro beba mais água depois do passeio ou em dias mais quentes
É super normal que o cachorro beba mais água depois do passeio ou em dias mais quentes

Quando o cachorro bebendo muita água indica um problema?

Se o seu cão não está passando por nenhuma das situações mencionadas acima e ainda assim apresenta uma sede excessiva, é motivo para se preocupar - principalmente se a condição for repentina e estiver associada a outros sintomas, como vômitos, diarreia, apatia ou perda de apetite. Nesse caso, é essencial que você o leve ao veterinário para um check-up. Veja alguns problemas de saúde que tem a polidipsia como sintoma - e pode gerar outra condição chamada poliúria, que é quando a produção de urina aumenta:

  • Diabetes mellitus: a deficiência ou resistência à insulina no organismo do animal leva a um quadro de hiperglicemia. Esse problema provoca o aumento da quantidade de açúcar no xixi do cachorro. É aí que ocorre a polidipsia compensatória: o cão sente a necessidade de beber mais água para equilibrar a quantidade de líquidos no organismo.
  • Problemas renais: a insuficiência renal e outros problemas no órgão podem deixar o seu cachorro com mais sede. O tutor também vai observar alterações no apetite, urina com uma coloração muito clara, aumento do xixi e vômitos. É preciso ficar atento, pois o problema nos rins costuma ser silencioso e só dá sinais em estados mais avançados.
  • Alterações na produção do hormônio cortisol: quando o hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais, está em uma quantidade elevada ou baixa demais no organismo do animal, pode gerar doenças como hiperadrenocorticismo (maior produção) e hipoadrenocorticismo (menor produção). A sede em excesso é um dos sintomas.
  • Insuficiência hepática: assim como as doenças renais, os problemas que desencadeiam a falência do fígado são assintomáticas no início. Além do cachorro bebendo muita água, o tutor também pode observar a urina em excesso, perda de peso, vômitos e diarreia.

Redação: Luana Lopes