Diversidade pet

Cachorro ajuda na ansiedade! Tutora revela como o convívio com o pet é importante durante as crises

Publicado - 16 Fevereiro 2024 - 17h19

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os benefícios de ter um cachorro são inúmeros. Além de cãopanheiros fiéis, esses animais melhoram — e muito — a vida de qualquer pessoa. Não é à toa que uma recomendação que tem aumentado cada vez mais é a da pet terapia, uma modalidade terapêutica que consiste no contato com bichinhos de estimação. Isso porque o cachorro ajuda na ansiedade, depressão, crises de pânico e muito mais — inclusive problemas físicos, como a fibromialgia.

Quer saber como o cachorro ajuda na ansiedade? Para entender melhor os efeitos positivos de ter um doguinho por perto, o Patas da Casa foi atrás de uma história emocionante de uma tutora que, desde que adotou um cachorrinho, passou a controlar bem melhor as crises.

Cachorro ajuda na ansiedade, e o Niva é a prova disso

O Niva é um cachorrinho da raça Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia) que faz parte da vida da Tainara Pimenta desde que ele tinha 4 meses de idade, e ela 25 anos. Hoje, o cãozinho já tem 3 anos e, segundo a própria tutora, ele salva a vida dela todos os dias. 

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

“O Nivinha entrou na minha vida quando eu estava internada em uma clínica psiquiátrica. Tive algumas crises de ansiedade e tomei algumas atitudes que me colocavam em risco, então acabei sendo internada para o tratamento. Durante o período longe da minha família, meus pais acharam que ter a companhia de um pet seria importante. E eles estavam certíssimos”, relata. 

Além disso, o nome do cachorro tem um significado tocante, o que fortaleceu ainda mais o vínculo de Tainara com o pet. “Niva é o modelo de um carro, eu dei esse nome para o meu cachorrinho por se tratar de um carro que fez parte da minha história com o meu pai. Eu e meu pai passávamos horas viajando e fazendo trilhas dentro do nosso jipe Niva, então não dava para ser outro nome.”

cachorro ajuda na ansiedade: spitz alemão preto com sua tutora

O Niva cumpre um papel essencial na vida da tutora e ajuda a controlar as crises

Mesmo que não seja considerado exatamente um cachorro de suporte emocional, o cão Spitz tem uma função importantíssima na vida de Tainara, principalmente nos momentos em que a ansiedade ataca. É, basicamente, como se ele fosse um "cachorro terapeuta" que consegue apaziguar qualquer tensão.

É o que ela conta: “Além dele controlar minhas crises, latindo e puxando minhas mãos para dar lambeijos, eu sinto que sou responsável pela vida dele. Então sinto que se algo acontecer comigo, ele vai sofrer. Hoje, por causa dele, não me permito mais ter tantas crises que me coloquem em risco.”

Então mesmo sem o laudo de suporte emocional, cachorro tem uma importância danada na rotina da tutora. “Já procurei auxílio, mas não consegui ter uma resposta muito clara sobre todo o processo [para ter um cachorro de suporte emocional]. Mas como ele é pequeno, consigo que ele viaje próximo de mim sempre que necessário.”

Além desses pontos, queria reforçar que o Niva salva minha vida todos os dias! O amor que ele me dá é insubstituível! Hoje tenho ele tatuado no meu braço e o rostinho dele no cordão no pescoço, pq mesmo que ele não esteja 24h do meu lado, não consigo ficar longe por tanto tempo.

cachorro ajuda na ansiedade: spitz alemão preto

Os benefícios de ter um cachorro por perto 

Já deu para perceber que o cachorro ajuda na ansiedade e, de uma maneira geral, adotar cachorro melhora a saúde em vários aspectos. Conforme Tainara revela, as coisas são mais fáceis por saber que o cãozinho Niva sempre estará com ela. 

“O amor que ele me dá é insubstituível! O amor que tenho por ele é tão grande e nossa relação tão próxima que às vezes fico um pouco perdida longe dele. Hoje tenho ele tatuado no meu braço e o rostinho dele no cordão no pescoço, porque mesmo que ele não esteja 24h do meu lado, não consigo ficar longe por tanto tempo.”

Como transformar um cão em cachorro de suporte emocional?

A terapia assistida por animais, por si só, é muito vantajosa para os pacientes que sofrem com algum transtorno físico ou psicológico. Mas para quem pretende ter um cachorro de suporte emocional devidamente registrado, precisa de um laudo médico e outras orientações passadas por um psiquiatra ou psicólogo sobre o processo. Com o devido registro, é possível viajar com cachorro de suporte emocional e frequentar vários outros locais — desde que sejam pet friendly.

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Raças

Baixa manutenção: para os especialistas, essas são as raças de cachorro que demandam menor gasto com o veterinário

Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que exige muita responsabilidade. Afinal, ao levar um pet para casa, os tutores se compr...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas