Analisando as fases do cio de uma cadela, você sabe se é correto dizer que cachorra menstrua? A menstruação que ocorre nas mulheres humanas é um processo muito específico, portanto é necessário entender um pouco mais do organismo das cadelas para descobrir essa questão. Por haver um sangramento nas cadelas na época do cio, é comum que muitas pessoas perguntem coisas como: quantos dias a cachorra fica menstruada? Para entender esse processo e qual é realmente o nome dele, conversamos com a médica veterinária Amanda Carloni para esclarecer todas as dúvidas sobre cachorra, menstruação e cio. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal de contas, cachorro menstrua?

Falar que uma cachorra fêmea menstrua não é o correto. O processo que ocorre no organismo das cadelas possui algumas diferenças e, por isso, não é correto se referir ao sangramento de cachorrinha como menstruação. “Na verdade, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não se trata exatamente disso. Afinal, menstruação significa mês, sendo o nome dado ao sangramento mensal das mulheres. O que acontece com as cadelas é chamado de ciclo estral”, explica a especialista.

Cachorra “menstrua” quantos dias? Quanto tempo dura o sangramento das cadelas?

Apesar de menstruação não ser um termo correto, o sangramento realmente é algo que ocorre com as cadelas durante o ciclo estral do cio. Quem é tutor de cadelinha deve se preparar para o período e, por conta disso, existem alguns questionamentos muito comuns como: cachorra menstrua com quantos anos? “A idade em que ocorre o primeiro cio da cadela varia de acordo com o porte, sendo que as raças de pequeno porte começam mais cedo que as raças de grande porte”, esclarece Amanda. A média de idade do primeiro cio de acordo com porte seria:

  • Pequeno porte: 6 meses a 1 ano;
  • Médio e grande porte: até 1 ano e 6 meses;
  • Gigantes: até 2 anos.

Sobre o período de tempo que do sangramento da cadela durante o ciclo estral, a médica veterinária conta: “O sangramento ocorre em uma fase do ciclo estral chamada de proestro, e dura, em média, 9 dias.”

 

Quantos dias a cachorra fica menstruada?: período de sangramento de cadelas no ciclo estral dura por cerca de 9 dias

Quantos dias a cachorra fica menstruada?: período de sangramento de cadelas no ciclo estral dura por cerca de 9 dias

 

 

O que fazer quando a cachorra fêmea “menstrua”?

 

Todo o período do cio de uma cadela demanda muitos cuidados. “Para quem convive com a cadela dentro de casa, uma opção para evitar grandes transtornos durante o sangramento (proestro) é utilizar fralda ou calcinha caninas (conhecidas como absorvente para cachorro). É importante manter o acessório sempre higienizado para prevenir infecções. Além disso, recomendo no caso da calcinha, ter pelo menos duas, para que enquanto uma estiver lavando, a outra seja utilizada”, alerta a veterinária.

Quais são as fases do ciclo estral e como evitar o sangramento em cadelas?

Muita gente também busca saber se cachorra castrada “menstrua”. A verdade é que o ciclo estral não ocorre na cadela castrada e, inclusive, o procedimento é uma das melhores formas de evitar o cio e o sangramento. Vale lembrar que o anticoncepcional para cadelas não é indicado e pode causar sérios danos à saúde da cachorrinha. “Na castração ocorre a remoção do útero e dos ovários e, com isso, a cadela castrada não tem cio. No entanto, em raras situações, um resquício do ovário pode permanecer na cavidade abdominal, fazendo com a cadela, mesmo após castrada, apresente cio. Essa condição recebe o nome de síndrome do ovário remanescente. Caso esteja ocorrendo com a sua cadela, busque auxílio veterinário”, alerta Amanda.

Nas cadelas, o ciclo estral pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro e médica veterinária nos explicou cada uma delas:

  • Anestro: é um período de total inatividade sexual que dura, em média, 125 dias, sendo caracterizado por uma involução do útero.

  • Proestro: é a fase de preparação para o estro (cio). A vulva aumenta de tamanho, o cérvix (porção inferior do útero) fica dilatado e o endométrio (“parede” do útero) mais espesso. Nesse período pode ocorrer um sangramento na vagina do animal; o que, como mencionado anteriormente, não se trata de uma menstruação! Observa-se, também, que os machos começam a interessar-se pelas fêmeas devido à liberação de feromônios, mas as fêmeas ainda não permitem que ocorra a cópula. Esse período dura, em média, 9 dias.

  • Estro: é o período de receptividade sexual, também conhecido como cio. Nessa fase, é possível observar a liberação de um corrimento transparente semelhante à clara de ovo. Esse período dura, em média, 9 dias.

  • Diestro: nessa fase, que dura cerca de 75 dias, a cadela deixa de ser receptiva ao macho. Observa-se um corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento calmo da cadela. Uma curiosidade é que essa fase é muito semelhante em cadelas gestantes e não gestantes.

Redação: Hyago Bandeira