Adoção animal

Bulldog Francês: conheça as principais características da raça de cachorro (com infográfico)

Publicado - 09 Janeiro 2023 - 15h56

Atualizado - 28 Maio 2024 - 08h10

Uma das raças de cachorro mais populares é o Bulldog Francês. Além de ter uma aparência fofinha e ao mesmo tempo engraçada - pois ele é um cachorro bem fortinho -, os Bulldogs têm uma personalidade pra lá de encantadora. São cães que, definitivamente, mostram porque são os melhores amigos do homem, e que estarão do seu lado não importa o que houver. O cachorro Bulldog Francês é leal, carinhoso e muito brincalhão.

Se você ainda não tem familiaridade com a raça, que tal conhecê-la um pouco melhor? O Patas da Casa te ajuda com isso: preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o Bulldog Francês (filhote e adulto). Confira!

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Infográfico com tudo sobre o Bulldog Francês
O Bulldog Francês é um cachorro pequeno muito companheiro e apegado

 

Bulldog Francês é um cachorro pequeno, mas musculoso

Para quem procura um cachorro para apartamento, o Bulldog Francês é o parceiro ideal. Ele tem um tamanho bem compacto, não passa de 35 cm e pode pesar entre 8 e 14 kg. Geralmente, os machos são um pouco mais musculosos e pesados do que as fêmeas. Ainda assim, não é uma diferença muito significativa e o cãozinho se adapta muito bem a espaços pequenos.

Quanto aos pelos do animal, o cachorro Bulldog Francês tem uma pelagem bem rasteira e curta. Ele não apresenta subpelo, mas tem pelos macios e super brilhantes, que não caem com tanta frequência. As cores do cachorro, por sua vez, não são muito variadas: apenas o fulvo e o tigrado são aceitos. Essas tonalidades podem vir acompanhadas ou não de manchas brancas pelo corpo. Outras cores não são reconhecidas oficialmente.

Cachorro Bulldog Francês é apegado, afetuoso e um pouco teimoso

Nada é mais apaixonante do que a personalidade do Bulldog Francês. A raça cria um forte vínculo afetivo com a família e não vai pensar duas vezes antes de estar ao seu lado em todos os momentos. Por isso, prepare-se para um cachorro seguindo o dono pela casa e querendo fazer parte de todas as atividades familiares possíveis.

Esse apego todo, porém, pode ser um pouco problemático às vezes. Se não tiver cuidado, o cachorro Bulldog Francês pode desenvolver ansiedade de separação na vida adulta. Significa que o cãozinho simplesmente não vai suportar ficar longe de você quando estiver sozinho em casa, e isso pode desencadear uma série de comportamentos nocivos, como latidos excessivos, falta de alimentação adequada, choros ou até mesmo destruição de alguns móveis.

No mais, o Bulldog Francês costuma ser um ótimo cãopanheiro. Ele é sociável, brincalhão e, apesar de ter um certo instinto territorialista, não vê problemas em interagir com novas pessoas. Mas, para amenizar esse lado “protetor”, é importante haver a socialização do filhote de Bulldog Francês logo nos primeiros meses de vida, ok?! Isso serve tanto para moldar a relação do animal com crianças e estranhos, como com outros animais.

Os cuidados com a saúde, higiene e criação do Bulldog Francês

O Bulldog Francês costuma ser um cachorro saudável. No entanto, ele faz parte do grupo de raças braquicefálicas e por isso tem tendência a problemas respiratórios. Os cuidados com a raça já começam aí: o Bulldog Francês não pode fazer exercícios físicos de alta intensidade, pois ficam ofegantes e com dificuldade de respirar. Além disso, passeios em dias muito quentes também viram um problema, já que as altas temperaturas dificultam ainda mais a respiração do animal.

Durante o verão, é importante evitar um cachorro com calor e sem conseguir respirar direito. Por isso, não passeie com o Bulldog Francês se estiver muito quente e prefira sempre horários mais amenos, como antes de 10h e depois das 16h. Também ofereça muita água a ele e certifique-se de deixar o ambiente mais ventilado para evitar qualquer problema.

No mais, o cachorro Bulldog Francês exige cuidados com as ruguinhas. Como elas “abafam” a pele, a umidade propicia a proliferação de fungos e bactérias na região, o que pode desencadear quadros alérgicos e dermatites canina. O ideal é saber como limpar as dobrinhas dos Bulldogs e fazer isso diariamente com um lenço umedecido.

Em relação aos banhos, o Bulldog Francês precisa apenas de um banho mensal. Se estiver muito sujo, podem ser dois banhos ao mês, mas não além disso. Banhos excessivos também são nocivos e podem deixar a derme do animal mais vulnerável. Fora isso, limpar os ouvidos, escovar os dentes e cortar as unhas do cachorro também entram na lista de cuidados.

Para finalizar, a criação do filhote de Bulldog Francês não tem mistério: basta preparar um espaço adequado para o animal, dar todas as vacinas obrigatórias e fazer o adestramento de cães, bem como a socialização do pet. Tudo isso contribui para uma convivência harmoniosa no futuro, evitando que o Bulldog Francês seja um pouco teimoso e territorialista.

Quanto custa um cachorro Bulldog Francês?

Para quem pensa em ter um Bulldog Francês, valor do cãozinho não é dos mais caros. A faixa de preço base costuma estar a partir de R$ 3.000, mas dependendo das características físicas e linhagem do animal, esse valor pode chegar a R$ 8.000. O sexo, bem como as cores do pet, são alguns dos fatores que influenciam no preço. No entanto, alertamos que é fundamental procurar um canil de cachorro de confiança durante o ato da compra. Certifique-se de que o local tem boas referências e condições para cuidar dos filhotes e dos pais.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cachorro

O misterioso cachorro que não late, mas emite uma mistura de 'gargalhada' e 'falsete' para se comunicar

Os latidos são a principal forma de comunicação entre os cães. Por isso, é muito difícil encontrar por aí algum cachorro que não lat...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas