Adoção animal

Bulldog Francês: conheça as principais características da raça de cachorro (com infográfico)

Publicado - 09 Janeiro 2023 - 15h56

Atualizado - 28 Maio 2024 - 08h10

Uma das raças de cachorro mais populares é o Bulldog Francês. Além de ter uma aparência fofinha e ao mesmo tempo engraçada - pois ele é um cachorro bem fortinho -, os Bulldogs têm uma personalidade pra lá de encantadora. São cães que, definitivamente, mostram porque são os melhores amigos do homem, e que estarão do seu lado não importa o que houver. O cachorro Bulldog Francês é leal, carinhoso e muito brincalhão.

Se você ainda não tem familiaridade com a raça, que tal conhecê-la um pouco melhor? O Patas da Casa te ajuda com isso: preparamos um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o Bulldog Francês (filhote e adulto). Confira!

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Infográfico com tudo sobre o Bulldog Francês
O Bulldog Francês é um cachorro pequeno muito companheiro e apegado

 

Bulldog Francês é um cachorro pequeno, mas musculoso

Para quem procura um cachorro para apartamento, o Bulldog Francês é o parceiro ideal. Ele tem um tamanho bem compacto, não passa de 35 cm e pode pesar entre 8 e 14 kg. Geralmente, os machos são um pouco mais musculosos e pesados do que as fêmeas. Ainda assim, não é uma diferença muito significativa e o cãozinho se adapta muito bem a espaços pequenos.

Quanto aos pelos do animal, o cachorro Bulldog Francês tem uma pelagem bem rasteira e curta. Ele não apresenta subpelo, mas tem pelos macios e super brilhantes, que não caem com tanta frequência. As cores do cachorro, por sua vez, não são muito variadas: apenas o fulvo e o tigrado são aceitos. Essas tonalidades podem vir acompanhadas ou não de manchas brancas pelo corpo. Outras cores não são reconhecidas oficialmente.

Cachorro Bulldog Francês é apegado, afetuoso e um pouco teimoso

Nada é mais apaixonante do que a personalidade do Bulldog Francês. A raça cria um forte vínculo afetivo com a família e não vai pensar duas vezes antes de estar ao seu lado em todos os momentos. Por isso, prepare-se para um cachorro seguindo o dono pela casa e querendo fazer parte de todas as atividades familiares possíveis.

Esse apego todo, porém, pode ser um pouco problemático às vezes. Se não tiver cuidado, o cachorro Bulldog Francês pode desenvolver ansiedade de separação na vida adulta. Significa que o cãozinho simplesmente não vai suportar ficar longe de você quando estiver sozinho em casa, e isso pode desencadear uma série de comportamentos nocivos, como latidos excessivos, falta de alimentação adequada, choros ou até mesmo destruição de alguns móveis.

No mais, o Bulldog Francês costuma ser um ótimo cãopanheiro. Ele é sociável, brincalhão e, apesar de ter um certo instinto territorialista, não vê problemas em interagir com novas pessoas. Mas, para amenizar esse lado “protetor”, é importante haver a socialização do filhote de Bulldog Francês logo nos primeiros meses de vida, ok?! Isso serve tanto para moldar a relação do animal com crianças e estranhos, como com outros animais.

Os cuidados com a saúde, higiene e criação do Bulldog Francês

O Bulldog Francês costuma ser um cachorro saudável. No entanto, ele faz parte do grupo de raças braquicefálicas e por isso tem tendência a problemas respiratórios. Os cuidados com a raça já começam aí: o Bulldog Francês não pode fazer exercícios físicos de alta intensidade, pois ficam ofegantes e com dificuldade de respirar. Além disso, passeios em dias muito quentes também viram um problema, já que as altas temperaturas dificultam ainda mais a respiração do animal.

Durante o verão, é importante evitar um cachorro com calor e sem conseguir respirar direito. Por isso, não passeie com o Bulldog Francês se estiver muito quente e prefira sempre horários mais amenos, como antes de 10h e depois das 16h. Também ofereça muita água a ele e certifique-se de deixar o ambiente mais ventilado para evitar qualquer problema.

No mais, o cachorro Bulldog Francês exige cuidados com as ruguinhas. Como elas “abafam” a pele, a umidade propicia a proliferação de fungos e bactérias na região, o que pode desencadear quadros alérgicos e dermatites canina. O ideal é saber como limpar as dobrinhas dos Bulldogs e fazer isso diariamente com um lenço umedecido.

Em relação aos banhos, o Bulldog Francês precisa apenas de um banho mensal. Se estiver muito sujo, podem ser dois banhos ao mês, mas não além disso. Banhos excessivos também são nocivos e podem deixar a derme do animal mais vulnerável. Fora isso, limpar os ouvidos, escovar os dentes e cortar as unhas do cachorro também entram na lista de cuidados.

Para finalizar, a criação do filhote de Bulldog Francês não tem mistério: basta preparar um espaço adequado para o animal, dar todas as vacinas obrigatórias e fazer o adestramento de cães, bem como a socialização do pet. Tudo isso contribui para uma convivência harmoniosa no futuro, evitando que o Bulldog Francês seja um pouco teimoso e territorialista.

Quanto custa um cachorro Bulldog Francês?

Para quem pensa em ter um Bulldog Francês, valor do cãozinho não é dos mais caros. A faixa de preço base costuma estar a partir de R$ 3.000, mas dependendo das características físicas e linhagem do animal, esse valor pode chegar a R$ 8.000. O sexo, bem como as cores do pet, são alguns dos fatores que influenciam no preço. No entanto, alertamos que é fundamental procurar um canil de cachorro de confiança durante o ato da compra. Certifique-se de que o local tem boas referências e condições para cuidar dos filhotes e dos pais.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Adote um animal

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia: 10 curiosidades para conhecer um dos cachorros pequenos mais populares do Brasil

O Spitz Alemão é famoso por ser um cachorro pequeno e peludo bem fofo e simpático. Ele surgiu na Alemanha e é considerado uma das ra...

Cachorro

Cinomose: 7 fatos para entender melhor uma das doenças de cachorro mais graves que existem

A cinomose é uma das doenças caninas mais perigosas e sérias que existem. Altamente contagiosa e frequentemente fatal, essa doença p...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas