Os cachorros normalmente têm um espírito aventureiro e brincalhão bem típico deles: qualquer coisinha já vira motivo para festa e eles não precisam de muito para se divertir. Não é à toa que os bichinhos conseguem transformar um simples graveto - ou aquele chinelo velho largado pela casa - em um brinquedo super interessante. Porém, apesar da capacidade de tornar tudo em brincadeira, o tutor precisa levar em consideração que nem tudo que o cãozinho encontra pela frente é algo que ele pode mexer ou brincar. Já pensou se ele engole uma peça por acidente e se engasta? É por isso que existem certos brinquedos para cachorro, que são mais os indicados e seguros para divertir o seu amigo de quatro patas: bolinha, mordedor e até mesmo alguns brinquedos educativos e recicláveis podem entrar nessa lista. Veja as melhores opções para agradar o seu cãozinho!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como escolher os melhores brinquedos para cachorro?

Antes de comprar um brinquedo para o seu amigão, você deve entender a personalidade dele. Ele é um animal mais tranquilo ou agitado? Gosta de destruir tudo que vê pela frente ou é mais cuidadoso? É mais velho, filhote ou adulto? Todas essas questões são importantes na hora de escolher os melhores brinquedos para cachorro. Para cãezinhos que ainda estão no estágio inicial da vida, por exemplo, mordedores são uma boa opção para ajudar a fortalecer o desenvolvimento dos dentes. Para saber qual é o brinquedo ideal para presentear o seu amigo, confira algumas alternativas!

1. Brinquedos educativos: uma opção divertida e com muito aprendizado

Hoje em dia existe uma série de brinquedos que ajudam a desenvolver a inteligência dos animais. Conhecidos pela sua interatividade, esses brinquedos estimulam a mente dos cães à medida que oferecem certas recompensas durante as brincadeiras - como é o caso da bolinha que libera ração. A ideia dos brinquedos educativos é justamente fazer com que o cachorro exercite a memória e desenvolva um raciocínio lógico para alcançar aquilo que deseja no momento - o que normalmente envolve alimentos como estímulo.

2. Bolinha (colorida ou não) para cachorro é o brinquedo dos sonhos

• Bolinha de tênis: Esse tipo de bolinha pode ser encontrado com bastante facilidade, já que é um dos brinquedos para cachorro mais clássicos. As bolas normalmente são vendidas separadamente ou em kits que contém 4. É um modelo resistente e que dura bastante tempo, dependendo do porte e da personalidade do cãozinho. Ou seja, é o brinquedo ideal para cães de todos os portes - mas com um cuidado especial com os cachorros grandes ou que são mais destrutivos.

• Bolinha de borracha: As bolas de borracha também são outro modelo que pode ser encontrado com facilidade no mercado pet e com um ponto muito positivo: elas estão disponíveis em vários tamanhos e cores para deixar o seu amigão bem feliz! As bolinhas coloridas sempre chamam a atenção dos cachorros e algumas  vêm com um apito interno para atraí-los mais ainda - é importante supervisionar a brincadeira para não correr o risco do animal engolir nada. Se o seu companheiro de quatro patas gosta de acabar com todos os brinquedos, talvez esse tipo de bolinha não dure muito.

• Bolinha de pelúcia: Esse é o tipo de bolinha ideal para cachorros mais tranquilos e caseiros. Por ser de pelúcia, é uma bola que tende a sujar com mais facilidade e o mais recomendado é que ela seja usada apenas em ambientes internos. Além do mais, cachorros mais agitados e que gostam de destruir não se dão bem com esse tipo de brinquedo porque ele pode ser danificado muito facilmente e não representam um “desafio” para o animal. Também é importante ter em mente que, ao destruí-los, eles correm o risco de engolir o material que fica dentro da bolinha, podendo trazer certos problemas para a saúde do seu amigo.

 

<

Os cachorros adoram uma bolinha colorida para se divertir e existem várias opções para issoA clássica bolinha de tênis para cachorros tem um material mais resistenteComo os cachorros adoram morder as bolinhas, o ideal é procurar um material mais resistenteBolinha para cachorro: sempre supervisione a brincadeira para o animal não engolir pedaço

 

3. Lançador de bola para cães: veja como brincar com seu cachorro

 

Se o seu cachorro é fissurado em pedir para você jogar a bolinha e correr para buscar, um lançador de bola para cães pode ser o brinquedo ideal para ele. A gente sabe como é cansativo ter que arremessar o objeto diversas vezes, e nem sempre o tutor está com tanta disposição para esse tipo de brincadeira. Por isso, o lançador pode ser uma ótima alternativa para que o seu cachorro se distraia e se divirta. 

Mas é preciso ter cuidado na hora de apresentar o novo brinquedo para o seu amigo. Como ele não sabe como funciona, pode acabar se machucando com uma bolada sem querer. Além disso, esse tipo de aparelho é recomendado para ambientes externos, onde não corre o risco de a bolinha acertar um móvel ou utensílio. Ah, e nada de deixar que isso substitua a interação que você tem com o cãozinho, hein? Por mais que o cachorro se distraia com o novo brinquedo, é sempre bom tirar um tempinho do seu dia para se dedicar ao parceiro de quatro patas.

4. Piscina de bolinha para cachorro: vale a pena investir?

Se você tiver um espaço apropriado para isso, vale sim! Os cachorros já são naturalmente encantados por bolinhas, coloridas ou não, então uma piscina cheia delas é sinônimo de paraíso para eles. Com tantas bolinhas à disposição, não tem como o cãozinho não gostar de um presente desses. Mas vale lembrar que essas piscinas normalmente vêm com bolas de plástico que são mais frágeis que as demais, então o risco dessa brincadeira resultar em várias delas furadas é grande. O ideal é que, caso o tutor decida presentear o seu parceiro de quatro patas com uma piscina de bolinhas, todo o momento da diversão seja supervisionado.

5. Mordedor para cachorro ajuda a aliviar o estresse

Os mordedores para cachorro podem variar de forma, tamanho e material, mas sempre são uma ótima escolha para entreter o seu amigo de quatro patas. É um brinquedo que normalmente é introduzido quando o cachorro é filhote, já que serve como estímulo para fortalecer os dentes que estão nascendo e evita que ele use seus móveis para aliviar a coceira na gengiva. Os mordedores de plástico e de borracha tendem a ser destruídos mais facilmente por cães maiores e mais velhos, mas podem ser uma boa opção para os pequenos. Entretanto, é importante ter muito cuidado caso eles sejam danificados de alguma forma, já que o animal pode acabar engolindo uma parte do brinquedo ou até se machucando.

 

No caso de filhotes, os mordedores para cachorro ajudam a aliviar o desconforto dos dentinhos nascendoA piscina de bolinha para cachorro é o sonho de todo pet (e de seus donos também)Os brinquedos para cachorro de pelúcia são companhias inseparáveis dos cães que passam mais tempo sozinhosAlguns brinquedos para cachorro estimulam habilidades cognitivas do animal

 

6. Brinquedos recicláveis divertem o seu cachorro e ajudam o meio ambiente

 

• Pneu mordedor: Sabe aquele pneu velho que você tem guardado e não tem muita utilidade? Ele pode se tornar um ótimo brinquedo para cachorro - principalmente para aqueles que adoram morder as coisas! Além de ser uma estratégia mais econômica na hora de presentear o seu parceiro, você ainda vai estar ajudando o meio ambiente. Você só vai precisar de um pneu, uma ferramenta para furar o pneu e uma corda para pendurá-lo em algum lugar depois de pronto. É um brinquedo simples, que não demanda muito tempo e que vai deixar o seu amigo muito feliz. É muito indicado para cachorros grandes e gigantes!

• Corda: Com uma corda, você pode fazer uma série de brinquedos recicláveis diferentes para o seu cãozinho. O cabo de guerra, por exemplo, é uma opção de brincadeira bem legal para aqueles que gostam de “medir” a força. Além do mais, outras alternativas também são ensinar o seu amigo a pular corda ou transformá-la em uma corda trançada, sendo um brinquedo muito parecido com o que costumamos encontrar nos petshops.

• Garrafa pet com ração: Esse é um outro brinquedo para cachorro que também é muito econômico e ainda ajuda o seu amigo de quatro patas a se alimentar de uma maneira divertida. Para isso, basta uma garrafa pet, algo para fazer furos nela e grãos de ração. O ideal é fazer poucos furos (dois ou três, no máximo), já que a ideia da brincadeira é fazer com que o animal brinque e se exercite com a garrafa ao mesmo tempo que recebe a comida como recompensa. É uma ótima maneira de estimular o cão a se divertir sozinho.

7. Brinquedos de pelúcia para cachorro

Para cachorros que precisam passar muito tempo sozinhos e são mais carentes, os brinquedos de pelúcia são uma boa companhia. Eles ajudam o cãozinho a se sentir mais acolhido e conseguem acalmá-lo quando não há ninguém por perto. Para animais mais agressivos talvez isso não funcione muito bem, já que eles podem acabar destruindo os brinquedos - o mesmo vale para cadelas não castradas, que podem ter gravidez psicológica e se apegarem ao bichinho de pelúcia como cria.

Redação: Juliana Melo