Os filhotes de cachorro são sempre cheios de energia e por isso é importante investir em diferentes tipos de brinquedos para acompanhar o desenvolvimento do doguinho até a fase adulta. O que poucas pessoas sabem é que existem acessórios para cães que ajudam bastante nos primeiros meses de vida. A partir do quarto mês, por exemplo, ocorre a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, e nesse caso os mordedores são os mais indicados. Mas e durante os outros períodos, quais são os melhores brinquedos para cachorro filhote? Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa preparou um guia sobre o assunto.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Brinquedos para cachorro filhote até os 3 meses de idade: as pelúcias são as mais indicadas

Durante as primeiras semanas de vida, o cachorro não vai precisar de muita coisa além de acolhimento e conforto. Geralmente, esse é o período em que o cãozinho ainda está muito ligado ao colo materno e a companhia de seus irmãozinhos. Por isso, ao comprar ou adotar um cachorro com até três meses de idade, é importante comprar brinquedos de pelúcia para trazer mais segurança e aconchego para ele, como se fosse um suporte emocional. Assim, o cão não vai se sentir tão sozinho na hora de dormir. Os filhotes de cachorro normalmente se apegam muito às pelúcias nos primeiros meses de idade.

Os mordedores são os brinquedos mais indicados entre 4 a 6 meses

Um dos brinquedos para cachorro filhote mais importante é o mordedor, principalmente durante o período de troca de dentição, que costuma ocorrer entre 4 e 6 meses de idade. Com esse acessório, o cãozinho consegue aliviar o incômodo dos novos dentes nascendo sem destruir os móveis da casa ou os chinelos do tutor. Além disso, o brinquedo ajuda a fortalecer a musculatura da mandíbula do animal. Existem diferentes tipos de mordedores para cachorro, com formas e tamanhos variados. O importante mesmo é prestar atenção ao material do brinquedo, que deve ser resistente e não muito duro, para aguentar as mordidas do cãozinho sem estragar rapidamente.

 

brinquedos para cachorro filhote: cachorro brincando com mordedor

De 7 a 9 meses, os brinquedos para cachorro filhote servem para estreitar os laços entre o tutor e o animal

 

Nada melhor do que aproveitar essa fase para virar o melhor amigo do seu cãozinho, né? A partir daqui, os brinquedos para cachorro filhote mais recomendados são aqueles que vão unir mais ainda vocês dois, como os brinquedos de corda. O cabo de guerra, por exemplo, é uma ótima opção para estreitar os laços e também para exercitar o animal mentalmente e fisicamente. Além disso, como o cãozinho já deve estar devidamente vacinado e vermifugado nessa fase, também é possível investir em outras brincadeiras para cachorro ao ar livre, como jogar bolinha ou um graveto para ele buscar no parque. 

Estimular a curiosidade e habilidades cognitivas é o ideal entre 10 a 12 meses de idade

A partir dos 10 meses de idade, os brinquedos para cachorro filhote que devem ser acrescentados na rotina do seu pet são os interativos e educativos. Os mais comuns são aqueles que guardam o alimento dentro e o cachorro precisa descobrir como liberar os grãos de ração ou petisco conforme brinca com ele. Isso mantém a curiosidade do doguinho sempre em alerta e também é uma forma de estimular o lado cognitivo dele, já que ele vai precisar usar a cabeça para entender como alcançar os petiscos que ficam guardados no brinquedo. Também existem outros tipos de brinquedos nesse mesmo estilo, como o quebra-cabeças para cães. Além disso, essa é uma boa fase para ensinar truques e outros comandos para o doguinho.

Redação: Juliana Melo