Cachorro

Brinquedos para cachorro: essas são as melhores opções para oferecer um ótimo "treino" pro seu cão

Publicado - 23 Agosto 2024 - 14h08

Atualizado - 23 Agosto 2024 - 14h18

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Existe uma infinidade de brinquedos para cachorro disponíveis por aí. Tem aqueles clássicos que todo cachorro ama, como as bolinhas e os ursinhos de pelúcia, e aqueles mais criativos e estimulantes, como os brinquedos interativos. Mas você sabia que além de garantir a diversão dos peludos, alguns brinquedos para cachorro também são super indicados para a prática de exercícios físicos e mentais? 

As brincadeiras são aliadas para incentivar a movimentação do cão, o que ajuda a liberar o estresse, gastar energia e evitar a obesidade canina. Ou seja, além de divertidos, os brinquedos são super úteis e benéficos para o bem-estar e a saúde do cachorro.

O Patas da Casa separou uma lista com brinquedos para cachorro que oferecem um ótimo ‘treino’ para o peludo, além de proporcionar diversão e relaxamento. Confira quais são os melhores brinquedos para cachorros gastarem energia:

Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) A bolinha para cachorro é simples, mas eficiente na prática de exercícios

A bolinha para cachorro pode parecer um brinquedo comum e ultrapassado demais, mas ela cumpre muito bem o que promete, que é estimular a movimentação canina. A maneira clássica de usar a bolinha é jogando ela para que o animal busque e devolva ao dono. Então nessa brincadeira de correr atrás da bola, ele acaba se exercitando e gastando energia.

Mas por que será que os cachorros gostam tanto de bolinhas? Acontece que esse brinquedo para cachorro estimula o instinto de caça dos peludos. É como se ela fosse uma ‘presa’ que está fugindo e o cão é o ‘predador’. É por isso que esse brinquedo para cachorro nunca sai de moda!

Existem vários tipos de bolinha para cachorro, como as de tênis, plástico, pelúcia e borracha. Também existe a bolinha interativa para cachorro, que permite colocar petiscos ou ração dentro. Essa é uma forma de incentivar ainda mais a brincadeira do animal com a bolinha, especialmente sozinhos, já que estimula o raciocínio lógico e diminui o estresse e ansiedade. Ou seja, a bolinha para cachorro é um brinquedo multifuncional que não tem erro.

pet segurando uma bolinha para cachorro na boca ao ar livre
A bolinha para cachorro é um brinquedo clássico e popular

2) O arremessador de bolinhas é um dos brinquedos para cachorro mais práticos que existe

O lançador de bola para cachorro é outro brinquedo que faz o maior sucesso entre os peludos. Ele funciona na mesma pegada das bolinhas, mas nesse caso, não é o tutor que arremessa o brinquedo, e sim uma máquina. A grande vantagem desse acessório é que o tutor não precisa ficar horas jogando a bolinha para o cachorro pegar. 

Além disso, como esse brinquedo para cachorro arremessa a bolinha a uma distância três vezes maior que o tutor é capaz de lançar, ele proporciona atividades físicas mais intensas para o animal. Ou seja, o cachorro vai gastar mais energia e ficar mais cansado ao brincar com esse acessório. 

3) Brinquedos para cachorro treinar o corpo e a mente: tapetes interativos são uma ótima opção

O tapete interativo para cachorro é um acessório super divertido e estimulante para o animal. Ele pode ser feito com materiais de napa ou feltro, apresenta várias divisórias para esconder petiscos para cachorro e possui texturas diferentes para despertar a curiosidade canina. 

Para conseguir alcançar os petiscos escondidos, os cãezinhos precisam usar os 5 sentidos, o que permite com que eles desenvolvam a inteligência e treine suas habilidades cognitivas. É por isso que ele é chamado de brinquedo interativo para cachorro, pois permite que o animal desenvolva o raciocínio e também a prática de exercícios físicos.

Esse é um dos brinquedos para cachorro mais indicados para pets ansiosos, já que ele é capaz de distrair o peludo e ainda estimular a cognição canina. Também é uma excelente brincadeira para acalmar cachorro estressado, já que ele contribui para a diversão e relaxamento do pet.

4) Frisbee é um dos brinquedos para cachorro mais divertidos

Se você quer treinar o físico do doguinho, seja para perder peso ou gastar a energia acumulada, o frisbee para cachorro é uma excelente opção de brinquedo.  A lógica desses brinquedos para cachorro é parecida com a da bolinha: o tutor joga o disco no ar, e o peludo corre atrás para abocanhar o acessório e devolver ao tutor.

A diferença é que, devido ao formato plano do frisbee, esse brinquedo para cachorro consegue ser arremessado a distâncias maiores. Ou seja, ele permite que o cãozinho se movimente mais para alcançar o brinquedo. 

O recomendado é começar essa brincadeira de forma mais leve, jogando o acessório mais baixo e a poucos metros de distância. Na medida que o cãozinho for pegando o jeito, você pode aumentar a intensidade do arremesso para tornar o treino ainda mais divertido e estimulante.

5) O Puller é um brinquedo para cachorro que parece um disco

O puller é um brinquedo bem semelhante ao frisbee, mas existem pequenas diferenças entre eles. Para começar, o formato desses brinquedos para cachorro são diferentes: enquanto o frisbee é um disco redondo plano, o puller possui o formato de uma argola macia. Geralmente, são vendidas duas argolas juntas para que o cão fique mais motivado a estar em constante movimento. 

Assim como o frisbee, esse brinquedo para cachorro é arremessado no ar para que o animal vá buscar. Ele também pode ser usado como uma espécie de “cabo de guerra”. Esse exercício estimula o exercício físico e o fortalecimento dos músculos, assim como ajuda a liberar o estresse e trabalhar a coordenação. 

Vale dizer que fazer três exercícios com o puller durante uns 20 minutos todos os dias, equivale ao resultados de uma corrida de 5 km. Ou seja, esse é um dos brinquedos interativos para cachorro que mais ajudam o peludo a gastar energia e fortalecer os músculos. Impressionante, né?!

6) O quebra-cabeça é um dos brinquedos para cachorro que treina o raciocínio

cachorro brincando com quebra-cabeça
O quebra cabeça  é um dos brinquedos para cachorro perfeito para treinar a inteligência

Se você está em busca de brinquedos interativos para cachorro que ajudem a ‘treinar o cérebro’, o quebra cabeça para cachorro é a opção ideal. O acessório é bem diferente do quebra-cabeça humano. Diferente do nosso quebra cabeça que encaixa várias peças para a formação de uma imagem, o quebra-cabeça canino é um acessório que possui diferentes compartimentos para esconder petiscos.

Eles podem apresentar diferentes formatos, como retangular, redondo ou até ter a aparência de um ossinho. Na parte de cima do quebra-cabeça, existem pequenos compartimentos para colocar ração para cachorro ou petisco, e uma espécie de tampa que ‘esconde’ a comida. 

A graça do brinquedo é o cão mover essa tampinha para conseguir alcançar a recompensa. Mas para isso, ele vai precisar treinar bastante o raciocínio, pois não é tão simples quanto parece. Depois que ele pega o jeito e entende como o quebra-cabeça funciona, a brincadeira fica mais fácil e divertida. Esse é um dos brinquedos para cachorro mais indicados para treinar a paciência, a memória, a inteligência e desenvolver o raciocínio lógico.

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas