Entreter um cãozinho não é uma tarefa muito difícil, mas é importante lembrar que alguns cuidados são necessários até mesmo nos momentos de diversão. Existem vários tipos de brinquedos para cachorro, mas alguns deles podem acabar se tornando perigosos se forem entregues a esses animais sem nenhuma supervisão, como é o caso da corda para cachorro. Ninguém quer ver o seu amigo de quatro patas se machucando à toa, né? Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria com várias dicas de como divertir o seu amigão de forma segura com um brinquedo de corda para cachorro - com direito até a um passo a passo de como fazer um desses. Vem que a gente te conta!

Brinquedo para cachorro com corda: as vantagens por trás do acessório

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não dá para negar que a corda para cachorro é um dos brinquedos preferidos desses animais, principalmente quando eles ainda são filhotes. Isso porque, além de ajudá-los a se distrair, o brinquedo de corda para cachorro é uma ótima forma de exercitar a mordida dos cãezinhos e também de aliviar o incômodo dos dentinhos que estão nascendo. Além disso, os cachorros adultos também podem tirar bons proveitos desse acessório. Por ser um brinquedo bastante versátil, a corda para cachorro pode entreter o seu amigo de diferentes formas: desde uma brincadeira de cabo de guerra com o tutor (o que é ótimo para fortalecer os laços com o seu doguinho) até brincadeiras mais independentes, que servem basicamente para estimular a mordida do animal e desviar a atenção de outros objetos da casa, como móveis, sapatos e roupas. Além disso, outra grande vantagem do brinquedo com corda para cachorro é que eles podem ser facilmente transportados para qualquer lugar, já que não ocupam muito espaço.

Entenda por que todo cuidado é pouco com o brinquedo de corda para cachorro

Por mais que a maioria dos animais adore uma corda para cachorro, esse nem sempre é um brinquedo que deve ser oferecido para o seu doguinho. Cachorros que gostam de destruir objetos e têm uma mordida muito forte, por exemplo, podem acabar destruindo facilmente o acessório e, no meio disso, ainda tem o risco deles engolirem pedacinhos de fibras que compõem a corda para cachorro.

Além disso, até mesmo os cães que não têm esse ímpeto de destruir as coisas podem acabar tendo alguns probleminhas com o brinquedo. Isso porque, cordas muito pequenas podem acabar sendo engolidas pelos cães no meio de uma brincadeira sem querer, causando uma obstrução intestinal que pode prejudicar bastante a saúde do seu amigo de quatro patas. Se isso acontecer, o tutor precisa levar o doguinho imediatamente para o veterinário para que as medidas necessárias sejam tomadas e o animal seja socorrido a tempo. Para evitar situações desse tipo, o ideal é procurar uma corda para cachorro que seja grande o suficiente para não caber totalmente na boca do animal e sempre supervisionar as brincadeiras do seu cãozinho.


Brinquedos para cachorro: diferentes modelos de corda que podem divertir seu amigo, como esse com uma bola
Brinquedos para cachorro: diferentes modelos de corda que podem divertir seu amigo, como esse com uma bola

Brinquedo para cachorro com corda: 3 opções para divertir seu amigo

• Corda para cachorro como cabo de guerra

Boa parte dos doguinhos adora “medir forças” com o seu tutor e, por isso, um dos brinquedos para cachorro mais requisitados é a corda. Com ela, é possível realizar uma das melhores brincadeiras com o seu amigão: cabo de guerra. Existem várias formas de implementar esse joguinho na rotina do cãozinho como, por exemplo, com cordas mais simples, em que ele só precisa puxar de um lado e você de outro; ou com uma corda de cachorro diferente. Alguns modelos misturam a corda com outro objeto de desejo dos cães, que é a bolinha de cachorro, e isso pode tornar a brincadeira ainda mais divertida.

• Corda para cachorro trançada

Esse é um dos modelos mais populares de brinquedo de cachorro e que pode até mesmo ser feito em casa! Para os filhotes e cães que adoram morder as coisas, essa é a melhor opção. A corda para cachorro trançada tem uma função bem parecida com um mordedor, e com ela o cãozinho pode brincar e se divertir sozinho, sem a participação do seu tutor, diferente do cabo de guerra. Mas isso não quer dizer que eles não devam ser supervisionados, hein? Para evitar qualquer problema como engolir a corda de cachorro ou pedaços dela, o ideal é que tenha sempre algum humano por perto para se certificar que o cãozinho não está com nenhum problema.

• Corda para cachorro com elástico

Essa opção de brinquedo de cachorro é diversão garantida! Como essas cordas são mais flexíveis do que as demais, elas são ótimas para improvisar um cabo de guerra menos disputado. Isso porque esse tipo de corda para cachorro estica bastante, o que geralmente dá a impressão de que quem está ganhando a brincadeira é o animal, deixando-o bem feliz. Além disso, como essa corda tem uma flexibilidade maior, isso quer dizer que ela também é um pouco mais macia do que as outras, trazendo uma outra experiência para o cãozinho.

Brinquedo de corda para cachorro: como fazer um desses em casa

Quer aprender como fazer brinquedo de corda para cachorro? Vem que a gente te explica, é muito simples! O material para isso é bem tranquilo: basta ter duas cordas do mesmo tamanho. Mas atenção: é importante que elas sejam feitas de um material que não seja tóxico para o seu cãozinho!

Depois disso, basta colocar lado a lado as duas cordas, dobrá-las bem na metade e separar uma espécie de “alça”, que é por onde você vai puxar a corda para cachorro depois. Com as pontas que estão soltas, é só começar o processo de trançar, que deve seguir a lógica de um quadrado. Não entendeu? É simples: você tem quatro pontas, certo? Para entrelaçá-las do jeito certo, é só tentar desenhar o quadrado com cada ponta solta no sentido anti-horário. Ao perceber que as cordas estão chegando ao fim, basta dar um nó bem apertado e voilá! 

Redação: Juliana Melo