Quem tem um doguinho em casa provavelmente já ouviu falar no bifinho para cachorro, um petisco que faz muito sucesso no universo canino. Apesar de ser muito amado pelos cães, o aperitivo precisa de certa cautela: pode dar bifinho para cachorro, desde que o tutor avalie os ingredientes, qualidade e procedência do alimento. Além do mais, a quantidade oferecida do petisco é um outro ponto que precisa de atenção, pois o excesso pode causar obesidade canina. Para tirar as principais dúvidas sobre o bifinho para cachorro filhote e adulto, preparamos uma matéria para explicar tudo sobre o alimento!

Bifinho de cachorro: quais ingredientes compõem esse tipo de petisco?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro passo para saber quais as vantagens e desvantagens do bifinho para cães é analisar o que compõe o produto. Normalmente, os principais ingredientes são uma mistura de diferentes carnes, proteína texturizada, sal comum, açúcar, sorbato de potássio, entre outros. O petisco para cachorro também pode conter aromatizantes e corantes para ficar ainda mais apetitoso e atraente para o paladar e olfato canino.

Existem vários sabores de bifinho de cachorro, o que é um outro ponto positivo para quem gosta de inovar no cardápio do animal. Além dos clássicos sabores de carne e frango, também é possível encontrar variedades como picanha, medalhão, bacon, fígado, linguiça e até carne vegetal. No entanto, é necessário ter uma atenção especial com a qualidade e procedência dos bifinhos para ter certeza de que o alimento não fará mal para o pet.

Nem todos os cães podem se deliciar com os bifinhos

Antes de oferecer o bifinho, o cachorro precisa ter boas condições de saúde. Por isso, vale marcar uma consulta com o veterinário antes de incluir o petisco na dieta do seu amigo de quatro patas. Apesar de não representar nenhum perigo para animais saudáveis, os bifinhos são contraindicados para cachorros obesos, com doenças cardíacas, problemas renais ou hepáticos, pois podem piorar o quadro desses animais. Além do mais, também é bom verificar se o cão não possui nenhum tipo de alergia alimentar a algum dos ingredientes presentes no bifinho de cachorro, só por precaução.


Antes de dar o bifinho de cachorro, verifique a qualidade e procedência do produto
Antes de dar o bifinho de cachorro, verifique a qualidade e procedência do produto

Quando oferecer o bifinho para cachorro?

Os melhores momentos para dar esse pequeno agrado para os pets é durante o adestramento. Os cães gostam de serem recompensados, e nada melhor do que um saboroso petisco para incentivá-los ainda mais nesses momentos. Então se você está ensinando o cachorro algum comando ou truque, como dar a pata e sentar, vale a pena recompensá-lo pelo bom comportamento quando ele fizer o que foi pedido.

Assim como qualquer outro petisco para cachorro, os bifinhos devem ser dados apenas em circunstâncias ocasionais. A frequência deve ser moderada, sendo recomendável no máximo quatro vezes por semana. Já a quantidade não deve ultrapassar um bifinho para cachorro por dia. Mesmo que o cão peça e fique olhando com aquela cara de pidão, é importante resistir porque tudo em excesso faz mal, e com os bifinhos isso não é diferente. O excesso desse tipo de petisco em particular pode favorecer a obesidade canina, além de também trazer outros problemas como colesterol alto e diabetes. Por isso, nada de extrapolar na hora de mimar seu doguinho, hein!

O petisco para cachorro nunca deve substituir a ração na dieta

Alguns tutores podem pensar que o bifinho para cachorro é tão nutritivo que pode substituir uma das refeições do pet, mas isso está bem equivocado. Como já foi dito, o petisco bifinho é justamente isso: um petisco. Ele não é um alimento completo e nem possui todos os nutrientes necessários para manter a saúde do animal em boas condições. Portanto, nada de tentar solucionar um caso de “cachorro que não quer comer” com o bifinho, porque o consumo diário e frequente do aperitivo está longe de ser o ideal (assim como acontece com qualquer outro petisco para cachorro). Busque ajuda de um médico veterinário caso seu doguinho esteja com dificuldade para se alimentar da maneira correta!

Redação: Juliana Melo