Raças

Basset Hound: conheça 4 características desse cachorro com orelhas compridas

O Basset Hound é apaixonante: descubra mais sobre ele aqui
O Basset Hound é apaixonante: descubra mais sobre ele aqui

Orelhas longas e caídas, corpo alongado e patas curtinhas: o Basset Hound é a fofura em forma de cachorro e tem o poder de estimular a vontade de dar carinho em qualquer pessoa — mesmo aquelas que não são muito fãs dos animais de quatro patas. A raça Basset Hound foi criada na França e é um amigo que o tutor tem para todas as horas. Para saber um pouquinho mais o cachorro Basset Hound, nós juntamos aqui embaixo quatro das principais características da raça. Vem ver! 

1) O Basset Hound é a calma em forma de cachorro

A carinha de quem está constantemente com sono, comum do Basset Hound, pode ser uma coincidência por causa da pele “caída” do rosto dele, mas uma coisa é verdade: essa raça não é das mais ativas. Quem está acostumado com animais que têm mais energia, como o Jack Russell Terrier, costuma sentir bastante diferença com o Basset Hound. O cachorro é a definição de calmaria, serenidade e tranquilidade. Mesmo que goste bastante de brincar e seja ativo — se dá bem com crianças e outros cachorros por isso —, ele é bem reservado, independente e também gosta de ficar quietinho, apenas recebendo carinho.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O Basset Hound filhote precisa de socialização, mesmo sendo dócil
    O Basset Hound filhote precisa de socialização, mesmo sendo dócil

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    2) Esportes intensos não é a praia do cão Basset Hound

    Mesmo que seja ativo, as corridas e brincadeiras que exigem alta intensidade física não são recomendadas para o Basset Hound por causa da combinação de tronco longo com patinhas curtas desse animal. Se não houver cuidado, ele pode sofrer lesões nas colunas e nas patas enquanto se exercita. Ainda assim, o Basset Hound tem tendência à obesidade, então precisa de atividades físicas leves com frequência: caminhadas curtas todos os dias já ajudam nessa missão e evitam o sedentarismo do animal. 

    3) O faro aguçado é uma das principais habilidades do Basset Hound

    Se hoje o Basset Hound é um ótimo cão de companhia, quando foi criado ele servia como cão de faro. A habilidade, mesmo que não seja tão explorada, ainda é muito forte na raça: se algum cheiro chamar a atenção dele, provavelmente vai seguir aquele rastro até ter a curiosidade sanada. Isso vale para tudo, desde petiscos até brinquedinhos escondidos. O nariz do Basset Hound tem mais de 20 milhões de receptores de odores e, juntando isso com a determinação natural dessa raça, se torna basicamente impossível mudar o foco desse animal quando ele pega um rastro interessante. 

    4) Adestrar o Basset Hound pode ser um pouco complicado

    Justamente por causa da independência e da preguiça, o Basset Hound não costuma aceitar o adestramento com a maior facilidade do mundo. Mesmo que ame os tutores, eles não gostam de receber ordens e, por isso, os comandos devem ser repetidos com persistência até a assimilação do animal. Use sempre estímulos positivos para que ele se sinta motivado a cooperar. Além do adestramento, a socialização também é necessária para o filhote de Basset Hound: mesmo sendo dócil e gentil, ele precisa se acostumar a conviver com outras pessoas e animais para sempre reagir bem a essas situações. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Próxima matéria

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro
    Raças

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro

    O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Dócil, brincalhão e muio companheiro, o Cocker se da bem com crianças e outros animais. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro da raça Cocker, é importante conhecer as variações desse animal - Cocker Spaniel Inglês e Americano - e as suas principais características.

    Conhece a raça Pastor-maremano-abruzês? Veja algumas características desse cachorro grande
    Grandes

    Conhece a raça Pastor-maremano-abruzês? Veja algumas características desse cachorro grande

    O Pastor-maremano-abruzês é uma raça de cachorro grande que pertence ao grupo dos cães de pastoreio. Conhecido pela sua pelagem branca e espessa, a raça tem origem italiana e, assim como os outros animais dessa categoria de cachorros, é muito usado em fazendas e sítios. Mas nem todo mundo conhece as características físicas e a personalidade dessa raça. Se você pensa em adotar um cachorro de grande porte ou já tem um Pastor-maremano e quer saber um pouco mais sobre o temperamento, a saúde e os hábitos desse cão, essa matéria é o que você está buscando. O Patas da Casa te conta as principais características do Pastor-maremano-abruzês!.

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa
    Adote um animal

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa

    A adoção animal é um ato de amor muito importante, principalmente porque o número de cães abandonados e resgatados de maus-tratos é bem grande no Brasil. Portanto, se você deseja aumentar a família com um bichinho de quatro patas, considere a adoção. Apesar de ser um lindo gesto, adotar cachorro demanda muita responsabilidade, por isso, é importante não se precipitar. 

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho
    Adote um animal

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    O cachorro Shih Tzu é companheiro, carinhoso e com um temperamento fácil de lidar. Não à toa que é considerada uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis. Esse doguinho de origem chinesa é um queridinho dos lares brasileiros e até faz parte do ranking de raças mais populares no país. Na hora de nomear um cãozinho, é importante levar em consideração alguns fatores, como a personalidade e até características físicas do animal. 

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Ver Todas >