A doença da arranhadura do gato é uma doença que pode afetar tanto os animais de estimação quanto os humanos, e por isso é considerada uma zoonose. Ela também é conhecida por um outro nome: bartonelose. Trata-se de uma infecção causada pela bactéria Bartonella henselae, que na maioria das vezes é transmitida pela ferida causada pela unha do gato. Justamente por isso, é muito importante tomar cuidado com qualquer arranhão, especialmente se houver alguma chance do seu pet estar infectado. Para tirar as principais dúvidas sobre a doença de arranhadura do gato, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre o assunto. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que causa a bartonelose felina?

Antes de tudo, é necessário esclarecer que a bartonelose é um termo geral usado para denominar doenças causadas por bactérias do gênero Bartonella. A espécie de maior importância é a Bartonella henselae, que acomete principalmente os bichanos. É por isso, inclusive, que a patologia acabou levando o nome de “doença de arranhadura do gato” - embora ela possa ser transmitida também por outros vetores, como pulgas e carrapatos.

Mas apesar de transmitirem, os gatos nem sempre desenvolvem a bartonelose. Para ser contaminado, o animal precisa entrar em contato com as fezes ou saliva de pulgas infectadas. Ou seja: se você tiver um gato com pulga contaminada e houver alguma ferida na pele “aberta”, a Bartonella pode se aproveitar e entrar no organismo do pet por meio dessa “porta”. Como resultado, o gato fica infectado e consequentemente pode transmitir a doença para outros animais e humanos por meio de arranhões e mordidas.

Sintomas da doença de arranhadura do gato em humanos e felinos

Uma curiosidade é que, apesar de hospedar a bactéria Bartonella, não é muito comum encontrar um gato com sintomas da doença. Geralmente as manifestações clínicas são bem sutis e passam despercebidas pelos tutores. Caso o animal adoeça, é possível perceber sintomas como o gato com febre, apatia, anorexia, aumento no tamanho dos linfonodos e dor muscular. Em situações mais complexas, também há o risco do felino desenvolver problemas no coração e nos rins.

Já no caso dos humanos, a doença arranhadura do gato pode se manifestar de diferentes formas. A atenção maior deve ser com indivíduos imunossuprimidos corre o risco de se agravar. Os sintomas para ficar atento são:

  • Febre
  • Ferida com crosta
  • Inchaço dos linfonodos
  • Falta de apetite
  • Erupção vermelha
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar

 

bartonelose felina: gato arranhando sofá

Saiba mais sobre o tratamento e prevenção da bartonelose 

 

A doença da arranhadura do gato tem tratamento, que geralmente é feito com a administração de antibióticos ainda na fase inicial da doença. No entanto, é importante que todo o processo seja avaliado por um médico (no caso dos felinos, um veterinário). Por isso, se houver qualquer suspeita do problema, o ideal é procurar ajuda profissional o quanto antes para evitar a progressão da doença e outras complicações.

Já a prevenção é muito simples: basta evitar as pulgas em gatos! É importante fazer um controle desses parasitas no ambiente e no corpo do seu amigo porque são eles que transmitem a bartonelose para o gato, transformando o bichano em um transmissor da patologia. Um gato sem pulgas não tem como ser infectado, tampouco irá infectar qualquer pessoa (fica a dica!). Além disso, outra medida preventiva importante é cortar as unhas de gato regularmente, evitando deixar as garras dele muito compridas. 

Redação: Juliana Melo