Higiene

Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil

Banho seco é a melhor opção de higienização do animal em dias mais frios!
Banho seco é a melhor opção de higienização do animal em dias mais frios!

Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia! 

O que é o banho a seco para cachorro?

Como o próprio nome deixa claro, o banho a seco para cachorro é exatamente a limpeza da pele e dos pelos do animal com produtos que não precisam de enxágue, ou seja: você não precisa molhar o cãozinho em nenhum momento. Em pet shops e outras lojas especializadas você consegue encontrar produtos que servem para esse fim. Geralmente, eles são disponibilizados em spray, mas você também consegue encontrar versões em pó e outros formatos. Além de limparem bem, eles deixam o cachorro cheiroso, o que é um ótimo quebra-galho em situações específicas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O banho seco não pode substituir completamente o banho tradicional do cachorro
    O banho seco não pode substituir completamente o banho tradicional do cachorro

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como dar banho a seco em cachorro? 

    Depois de comprar o produto específico para o banho a seco que você achar mais adequado para o seu cachorro, o ideal é fazer um teste para saber se o animal não vai ter alergia ao produto. Aplique numa parte pequena do corpo do animal e espere 24 horas para checar se ele não teve nenhuma reação. Se tudo permanecer normal, você pode usar o produto tranquilamente com esse passo a passo: 

    Passo 1: escove o pelo do animal para desfazer qualquer nó — principalmente nos animais de pelagem longa;

    Passo 2: aplique o shampoo seco em todo o corpo do animal (menos na cabeça) e espere o tempo de ação. Nesse momento, alguns produtos pedem que você esfregue a pele do cachorro com as mãos ou uma toalha. Fique atento às instruções do fabricante do produto que você escolher;

    Passo 3: depois do tempo de ação, escove os pelos do animal novamente para retirar todos os resíduos de shampoo do corpo dele. Pronto: seu cachorro já vai estar cheiroso e limpinho!

    Quando o banho a seco em cachorro é uma boa opção?

    A principal utilidade do banho a seco em cachorro aparece no inverno. Animais maiores, que costumam ficar no quintal e não podem tomar banho com água quente no banheiro de casa costumam passar essa temporada sem serem limpos adequadamente. Nesse caso, o banho a seco acaba sendo uma ótima saída, já que você não corre o risco de expor o animal ainda molhado a temperaturas baixas — o que, além de incômodo, pode causar doenças como a gripe. 

    Além desse momento, cachorros que estão doentes, passando por um período pós operatório ou com machucados que estão sendo tratados podem se beneficiar do processo de banho a seco. Se o seu cãozinho não se encaixa em nenhuma dessas situações, mas não é o maior fã de água (ou seja: dar banho nele é sempre complicado), você pode apostar nos sprays de banho a seco como uma forma de manter ele limpo por mais tempo, intercalando com os banhos tradicionais. No fim das contas, o processo acaba sendo mais prático e pode ser repetido com mais frequência, já que não retira completamente a gordura da pele do animal — que também é importante para a proteção do cachorro. Ainda assim, o banho tradicional com água e shampoo não pode ser descartado, já que ele limpa o animal completamente. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Próxima matéria

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?

    Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale à pena? Quais são os diferenciais dele? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?

    Os insetos podem ser muito prejudiciais para os cachorros. Se engana quem pensa que os mosquitos só podem causar coceira e vermelhidão nos doguinhos: as picadas de inseto podem transmitir doenças sérias como a dirofilariose,leishmaniose visceral, berne e miíase. Além dessas doenças, alguns pets desenvolvem quadros de alergia ao serem picados por mosquitos. Por isso, é muito importante usar algum produto para prevenir o problema, como o repelente para cachorro contra mosquitos.

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?
    Cuidados dos animais

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?

    Todo mundo sabe que os gatos são animais difíceis de beber água. Não é à toa que os problemas renais são uma preocupação frequente na vida de quem tem um bigodudo em casa. Por isso, o bebedouro de gato é um acessório indispensável na hora de cuidar desses animais, até mesmo para incentivá-los a manter a hidratação em dia. Existe uma infinidade de opções de bebedouros para gatos nos pet shops.

    Seu cachorro adulto dorme demais? Aprenda a identificar o padrão de sono do seu cãozinho
    Cuidados dos animais

    Seu cachorro adulto dorme demais? Aprenda a identificar o padrão de sono do seu cãozinho

    É praticamente impossível ver um cachorro dormindo e não ficar com o coração quentinho com tanta fofura. Eles adoram se esparramar pelos cantos da casa para tirar o famoso cochilinho, e para quem adora registrar tudo o que o seu amigo de quatro patas faz, a posição que o cachorro dorme até pode render fotos engraçadinhas em alguns casos.

    Ver Todas >