Higiene

Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil

Banho seco é a melhor opção de higienização do animal em dias mais frios!
Banho seco é a melhor opção de higienização do animal em dias mais frios!

Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia! 

O que é o banho a seco para cachorro?

Como o próprio nome deixa claro, o banho a seco para cachorro é exatamente a limpeza da pele e dos pelos do animal com produtos que não precisam de enxágue, ou seja: você não precisa molhar o cãozinho em nenhum momento. Em pet shops e outras lojas especializadas você consegue encontrar produtos que servem para esse fim. Geralmente, eles são disponibilizados em spray, mas você também consegue encontrar versões em pó e outros formatos. Além de limparem bem, eles deixam o cachorro cheiroso, o que é um ótimo quebra-galho em situações específicas.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O banho seco não pode substituir completamente o banho tradicional do cachorro
    O banho seco não pode substituir completamente o banho tradicional do cachorro

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como dar banho a seco em cachorro? 

    Depois de comprar o produto específico para o banho a seco que você achar mais adequado para o seu cachorro, o ideal é fazer um teste para saber se o animal não vai ter alergia ao produto. Aplique numa parte pequena do corpo do animal e espere 24 horas para checar se ele não teve nenhuma reação. Se tudo permanecer normal, você pode usar o produto tranquilamente com esse passo a passo: 

    Passo 1: escove o pelo do animal para desfazer qualquer nó — principalmente nos animais de pelagem longa;

    Passo 2: aplique o shampoo seco em todo o corpo do animal (menos na cabeça) e espere o tempo de ação. Nesse momento, alguns produtos pedem que você esfregue a pele do cachorro com as mãos ou uma toalha. Fique atento às instruções do fabricante do produto que você escolher;

    Passo 3: depois do tempo de ação, escove os pelos do animal novamente para retirar todos os resíduos de shampoo do corpo dele. Pronto: seu cachorro já vai estar cheiroso e limpinho!

    Quando o banho a seco em cachorro é uma boa opção?

    A principal utilidade do banho a seco em cachorro aparece no inverno. Animais maiores, que costumam ficar no quintal e não podem tomar banho com água quente no banheiro de casa costumam passar essa temporada sem serem limpos adequadamente. Nesse caso, o banho a seco acaba sendo uma ótima saída, já que você não corre o risco de expor o animal ainda molhado a temperaturas baixas — o que, além de incômodo, pode causar doenças como a gripe. 

    Além desse momento, cachorros que estão doentes, passando por um período pós operatório ou com machucados que estão sendo tratados podem se beneficiar do processo de banho a seco. Se o seu cãozinho não se encaixa em nenhuma dessas situações, mas não é o maior fã de água (ou seja: dar banho nele é sempre complicado), você pode apostar nos sprays de banho a seco como uma forma de manter ele limpo por mais tempo, intercalando com os banhos tradicionais. No fim das contas, o processo acaba sendo mais prático e pode ser repetido com mais frequência, já que não retira completamente a gordura da pele do animal — que também é importante para a proteção do cachorro. Ainda assim, o banho tradicional com água e shampoo não pode ser descartado, já que ele limpa o animal completamente. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    5 cuidados que você deve ter ao dar banho em cachorro

    Próxima matéria

    5 cuidados que você deve ter ao dar banho em cachorro

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Primeiros socorros para gatos: saiba tudo o que você precisa fazer em situações de emergência
    Saúde

    Primeiros socorros para gatos: saiba tudo o que você precisa fazer em situações de emergência

    Ainda que os gatos sejam animais que passam praticamente toda a vida dentro de casa, eles não estão imunes a acidentes. Engasgo, intoxicação, envenenamento, convulsões ou atropelamento: em todos os casos, o tutor precisa de conhecimento para agir imediatamente. Pode ser difícil no momento de desespero, mas é essencial manter a calma para ajudar o seu amigo antes de correr para o veterinário mais próximo. Para te ajudar a se preparar para situações de emergência com o seu gatinho, o Patas da Casa preparou um guia completo de primeiros socorros com a ajuda do médico veterinário Frederico Lima. Confira!

    Ver Todas >

    Tudo o que você precisa saber sobre o banho de cachorro!
    Cuidados dos animais

    Tudo o que você precisa saber sobre o banho de cachorro!

    Ter um cãozinho é tudo de bom, mas é algo que também exige muitos cuidados, principalmente no que se refere à alimentação, saúde e higiene. Dar banho em cachorro, inclusive, é essencial não apenas por uma questão de deixá-lo limpinho e cheiroso, mas também como uma forma de evitar doenças de pele e até mesmo a proliferação de parasitas. Além do banho, outra medida fundamental é a tosa de cachorro em algumas raças específicas, que é o que ajuda a manter a pelagem do animal bonita e saudável.

    Cuidar de cachorro: como evitar acidentes domésticos com o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Cuidar de cachorro: como evitar acidentes domésticos com o seu pet?

    Você já se perguntou se a sua casa é segura para o seu cachorro? Apesar de extremamente inteligentes, os cães não têm discernimento de alguns perigos. São curiosos e normalmente utilizam a boca, focinho e patas para explorar o mundo - principalmente se estamos falando de um filhote de cachorro, que ainda não passou por todas as experiências. E é aí que surgem alguns riscos: como prevenir um acidente com cachorro dentro de casa?

    Cat sitter: o que se deve considerar antes de contratar o serviço?
    Cuidados dos animais

    Cat sitter: o que se deve considerar antes de contratar o serviço?

    O serviço de cat sitting vem ganhando cada vez mais popularidade ao longo dos últimos anos. Os pais e mães de pet às vezes precisam se ausentar por períodos mais longos, e deixar o seu bichano em casa sozinho está fora de cogitação, né? Portanto, é necessário contratar alguém para cuidar de gato durante o tempo em que o tutor precisa ficar fora de casa - seja por causa de uma viagem a trabalho ou lazer, por exemplo. 

    Vestido para cachorro: como escolher o ideal para a sua cadela?
    Cuidados dos animais

    Vestido para cachorro: como escolher o ideal para a sua cadela?

    A roupa para cachorro consegue deixar qualquer animal ainda mais fofinho e charmoso. Seja para um simples passeio na rua ou para uma ocasião especial, os acessórios para cães são ótimos para dar um outro visual ao seu bichinho. No caso das cadelas, as opções conseguem ser ainda maiores, já que é possível desfrutar do vestido para cachorro e vários outros acessórios como lacinhos, tiaras e coisas do tipo. 

    Ver Todas >