Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é o banho a seco para cachorro?

Como o próprio nome deixa claro, o banho a seco para cachorro é exatamente a limpeza da pele e dos pelos do animal com produtos que não precisam de enxágue, ou seja: você não precisa molhar o cãozinho em nenhum momento. Em pet shops e outras lojas especializadas você consegue encontrar produtos que servem para esse fim. Geralmente, eles são disponibilizados em spray, mas você também consegue encontrar versões em pó e outros formatos. Além de limparem bem, eles deixam o cachorro cheiroso, o que é um ótimo quebra-galho em situações específicas.

 

cachorro tomando banho seco para cachorros

Como dar banho a seco em cachorro? 

 

Depois de comprar o produto específico para o banho a seco que você achar mais adequado para o seu cachorro, o ideal é fazer um teste para saber se o animal não vai ter alergia ao produto. Aplique numa parte pequena do corpo do animal e espere 24 horas para checar se ele não teve nenhuma reação. Se tudo permanecer normal, você pode usar o produto tranquilamente com esse passo a passo: 

Passo 1: escove o pelo do animal para desfazer qualquer nó — principalmente nos animais de pelagem longa;

Passo 2: aplique o shampoo seco em todo o corpo do animal (menos na cabeça) e espere o tempo de ação. Nesse momento, alguns produtos pedem que você esfregue a pele do cachorro com as mãos ou uma toalha. Fique atento às instruções do fabricante do produto que você escolher;

Passo 3: depois do tempo de ação, escove os pelos do animal novamente para retirar todos os resíduos de shampoo do corpo dele. Pronto: seu cachorro já vai estar cheiroso e limpinho!

Quando o banho a seco em cachorro é uma boa opção?

A principal utilidade do banho a seco em cachorro aparece no inverno. Animais maiores, que costumam ficar no quintal e não podem tomar banho com água quente no banheiro de casa costumam passar essa temporada sem serem limpos adequadamente. Nesse caso, o banho a seco acaba sendo uma ótima saída, já que você não corre o risco de expor o animal ainda molhado a temperaturas baixas — o que, além de incômodo, pode causar doenças como a gripe. 

Além desse momento, cachorros que estão doentes, passando por um período pós operatório ou com machucados que estão sendo tratados podem se beneficiar do processo de banho a seco. Se o seu cãozinho não se encaixa em nenhuma dessas situações, mas não é o maior fã de água (ou seja: dar banho nele é sempre complicado), você pode apostar nos sprays de banho a seco como uma forma de manter ele limpo por mais tempo, intercalando com os banhos tradicionais. No fim das contas, o processo acaba sendo mais prático e pode ser repetido com mais frequência, já que não retira completamente a gordura da pele do animal — que também é importante para a proteção do cachorro. Ainda assim, o banho tradicional com água e shampoo não pode ser descartado, já que ele limpa o animal completamente. 

Redação: Ariel Cristina Borges