Existe coisa melhor do que uma viagem de férias com toda a família, incluindo os pets? Tirar um tempo de descanso é muito importante para qualquer pessoa e viajar é uma ótima opção para curtir esse momento. Alguns tutores de cães e gatos preferem deixar o animal de estimação sob os cuidados de algum amigo, ou até mesmo em um hotel para animais. Mas é claro que aqueles tutores mais apegados não perdem a oportunidade de levar seu amor de quatro patas na viagem. Existem alguns planejamentos que precisam ser realizados antes da viagem. O atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos é um deles: o documento é exigido tanto para viagens de avião como de ônibus. 

O que você precisa saber sobre o atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

No Brasil, a legislação do atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos segue as recomendações e diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Tanto para gatos e cachorros, ter a carteira de vacinação do pet em dia é imprescindível para a viagem. O atestado nada mais é do que um documento assinado por um médico veterinário certificando as boas condições da saúde animal. O ideal é que o documento seja feito pelo médico veterinário que já acompanha o peludo. A data de emissão do documento é um critério para sua validade e a exigência pode variar caso a viagem seja de ônibus ou avião.


Atestado de saúde: cachorro e gato passam pelo mesmo processo para retirar documento
Atestado de saúde: cachorro e gato passam pelo mesmo processo para retirar documento

Quais os critérios do atestado para cachorro viajar de ônibus? Existe diferença entre o atestado de gato?

O atestado de saúde para cachorro viajar é algo que causa muitas dúvidas entre os tutores. Muitas pessoas pensam que os documentos podem ser diferentes para gatos e cachorros. Na verdade, o procedimento é o mesmo. Para viajar de ônibus, o atestado de saúde precisa ter sido emitido até pelo menos 15 dias antes da viagem. A autorização pode ser assinada por qualquer médico veterinário atestando as boas condições de saúde do pet.

Além do cuidado com o atestado, o tutor deve ter outros precauções antes da viagem. Certifique-se que a caixa de transporte tem o tamanho adequado para o animal. Outra dica importante, no caso dos cachorros, é passear com o peludo antes da partida. Isso pode ajudar com que o cão fique mais cansado durante o trajeto e até durma. Brincar bastante com o pet, seja cachorro ou gato, antes do deslocamento pode ajudar o animal a não passar por tanto estresse. No caso dos gatos, as viagens não são recomendadas, a não ser que seja um caso de mudança de moradia. Em todo caso, é importante preparar o psicológico do bichano para ele enfrentar essa mudança na rotina da melhor forma possível. 

Como funciona o atestado para cachorro viajar de avião? E de gato?

O atestado de saúde para animais viajarem de avião funciona de maneira diferente. Nesse caso, continuará não havendo diferença entre os documentos de gatos e cachorros. A data de emissão do atestado pode ser exigida em datas diferentes, dependendo da companhia área e destino da viagem, normalmente o limite exigido é de 10 dias antes.

Já em voos internacionais, os animais serão inspecionados por um Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário para emitir o Certificado Veterinário Internacional. Para que esse processo ocorra, o animal ainda precisará de um atestado de saúde de um médico veterinário privado - e é a partir dessas informações que a autoridade veterinária do país de destino vai avaliar as condições de saúde do animal. No caso de inconsistências do atestado para com a verificação, medidas sanitárias poderão ser adotadas, como a quarentena do animal requerida, ou até mesmo sua devolução para o Brasil. Por isso, prestar atenção nos detalhes é muito importante para evitar problemas. Verifique todas as exigências do país de destino e peça que o veterinário de confiança ateste de acordo com tais recomendações. As outras especificações para o transporte poderão mudar de acordo com a companhia aérea, por isso, planeje tudo com muita antecedência.

Redação: Hyago Bandeira