Assim como a socialização, o adestramento é essencial para que o seu cachorro cresça educado e consiga conviver com outras pessoas e animais sem problemas. Com algumas raças, esse processo acontece com a maior facilidade do mundo, mas com outras a situação é diferente: quando a teimosia fala mais alto, responder aos comandos e obedecer ordens se tornam tarefas complicadas para o seu amigo. O adestramento se torna algo que pede paciência de tutor e algumas repetições de ordens. Para você saber o que te aguarda quando estiver prestes a adotar um cachorro, nós listamos algumas das raças mais teimosas. Dá uma olhada!

1) O Beagle é bem agitado e levado


O Beagle resiste ao treinamento por ser muito agitado
O Beagle resiste ao treinamento por ser muito agitado

O Beagle é um sonho de cachorro: sociável, dócil, amoroso e brincalhão, vai ser uma ótima companhia em diferentes momentos, mas para equilibrar, ele é naturalmente bem levado. Mesmo que seja inteligente, a teimosia também se faz presente na personalidade e ele costuma resistir um pouco ao adestramento. Isso também acontece porque como o Beagle é muito agitado, manter o foco num lugar só acaba não sendo a coisa mais fácil do mundo para ele. 

2) O Chow Chow é reservado e independente


O Chow Chow pode não ter muita paciência para aprender comandos e truques
O Chow Chow pode não ter muita paciência para aprender comandos e truques

Mesmo que pareça um urso de pelúcia por fora, o Chow Chow é um pouco mais arisco e reservado por dentro. Por ser independente e teimoso, ele não está tão acostumado a fazer o que não quer — e os novos comandos e truques entram nessa lista. Ainda assim, o adestramento e a socialização são essenciais para que ele cresça tranquilo e não acabe ficando agressivo com o tempo. Utilize os estímulos positivos e tenha paciência com o Chow Chow!

3) O Husky Siberiano ainda tem um pouco dos lobos dentro de si


O Husky Siberiano gosta de fazer as coisas por si próprio
O Husky Siberiano gosta de fazer as coisas por si próprio

A independência é uma das principais características do Husky Siberiano e a dificuldade em educar os animais dessa raça começa aí. O treinamento deles deve ser iniciado enquanto ainda são filhotes, já que, quanto mais cedo, mais fácil vai ser de convencer o Husky a acatar ordens e comandos. Junte o treinamento a atividades físicas para estimular o interesse desse animal, que é super atlético.   

4) O Dachshund só é frágil na aparência


O Dachshund é agitado e tem a personalidade forte
O Dachshund é agitado e tem a personalidade forte

Mais conhecido como salsichinha, o Dachshund é, assim como os outros animais nessa lista, super independente. Fazer com que ele abaixe a cabeça para o adestramento é difícil. Ele também é agitado e tem a personalidade forte: o combo perfeito para dar trabalho no adestramento, mas nada que um pouco de persistência não resolva. 

5) O Jack Russell Terrier é um furacão num corpinho pequeno


O Jack Russell Terrier é daqueles cachorros que não param nunca
O Jack Russell Terrier é daqueles cachorros que não param nunca

Um dos animais mais agitados que você pode encontrar, o Jack Russell Terrier não para quieto. O principal problema na hora de adestrar esse cachorro é justamente esse: ele não consegue manter o foco em uma coisa só porque está constantemente agitado. Junto do adestramento para controlar a personalidade dominante, ele precisa de exercícios físicos constantes para gastar energia e, assim, conseguir responder ao treinamento. 

6) O SharPei é desconfiado e reservado


O SharPei não pode te enganar com a cara de fofinho: ele é super na dele e independente
O SharPei não pode te enganar com a cara de fofinho: ele é super na dele e independente

Uma coisa com o dono, outra coisa com estranhos: esse é o SharPei. Territorialista, ele não costuma receber tão bem estranhos e crianças — justamente por isso precisa ser adestrado e socializado desde cedo. O que complica esse processo é a independência e a teimosia do animal. Ainda assim, por ser apegado aos tutores, com um pouco de persistência e paciência esse desafio é vencido. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.