Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado. Com tempo, persistência e paciência, seu cãozinho já vai ter se acostumado a fazer suas necessidades no próprio “banheirinho”. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa montou um infográfico com 8 passos de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Dá só uma olhada!


Aprenda de uma vez por todas a lidar com o xixi e cocô fora do lugar!
Aprenda de uma vez por todas a lidar com o xixi e cocô fora do lugar!

Por que é importante saber como ensinar cachorro a fazer necessidades em um cantinho adequado?

Alguns tutores sofrem com o cachorro fazendo xixi e cocô no lugar errado, principalmente nos primeiros meses de vida, quando ele ainda está se adaptando a muitos estímulos. Isso geralmente acontece porque os animais ainda não tiveram um treinamento correto: por isso, é fundamental saber exatamente como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô em um local adequado para isso. Diferente dos gatos que usam a caixa de areia por instinto, os cães não têm essa mesma perspicácia e, se não forem ensinados, nunca vão deduzir por conta próprio onde é o “banheiro” deles.

Algumas atitudes são fundamentais nesse momento, como escolher um cantinho apropriado da casa e qual material vai ser utilizado (jornal, tapete higiênico ou uma bandeja sanitária). Mas atenção: o local escolhido deve ser longe do lugar onde o cachorro dorme e come. Prefira um cantinho onde ele não vai ser interrompido e possa ser lavado com facilidade, como uma varanda ou área coberta (lembre-se que o cachorro precisa ter pleno acesso a esse lugar, mesmo à noite ou em dias de chuva).

Além disso, uma boa forma de como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo é criando uma rotina para ele. Assim, o filhote vai ter hora certa para dormir, comer e… para fazer suas necessidades também! Quando estiver perto do horário dele fazer xixi e cocô, leve o animal até o “banheirinho”. Você pode associar esse momento com alguns comandos, como “banheiro” ou “fazer xixi e cocô”.

Como ensinar cachorro a fazer xixi ou cocô: não brigue com seu amigo se ele errar algumas vezes

Os cachorros têm um nível de compreensão muito diferente do nosso, por isso é importante ter bastante paciência durante o processo de como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar. Ele vai errar algumas vezes, principalmente no começo, mas é importante não desistir e não brigar com ele. Pode até chamar a atenção, mas sempre de uma forma calma para não assustá-lo.

Por outro lado, outra estratégia que também pode funcionar é sempre recompensá-lo quando ele “acertar” fazer xixi e cocô no lugar certo. Com esse estímulo positivo, o animal associa fazer as necessidades no banheiro a algo bom. Por isso, abuse de carinhos, elogios e até mesmo um petisquinho para parabenizar seu cãozinho nessas horas!

Redação: Juliana Melo