A gente nunca espera que algo ruim aconteça com os nossos pets, mas infelizmente há situações que fogem do controle. O envenenamento é um deles. Cachorros são exploradores, gostam de se aventurar em descobertas, lamber objetos inusitados e muitas vezes comer coisas inapropriadas também. O problema é quando tal aventura coloca a saúde do cachorro em risco. Plantas tóxicas, produtos de limpeza, alimentos, pesticida e veneno para ratos são as principais causas para o envenenamento animal. Em outros casos, também podem ser vítimas da maldade humana.
Os sintomas de cachorro envenenado mais comuns são salivação em excesso, vômito e diarreia. Por isso, é importante ficar atento às reações do seu pet, principalmente depois de um passeio na rua, um fim de semana em um sítio e outros locais que ele não esteja acostumado. Aprenda a reconhecer os sintomas de cachorro envenenado e procure ajuda de um veterinário imediatamente.
Cachorro envenenado: sintomas mais comuns
Identificar os sintomas de cachorro envenenado não é tão simples, pois eles podem variar de acordo com a causa da intoxicação. O ideal é ficar atento às reações do seu pet depois de um passeio e durante viagens ou dias fora de casa. Ao notar algum sinal estranho, procure ajuda de um médico veterinário imediatamente. Veja alguns sinais comuns de cachorro envenenado.
- Salivação em excesso (pode parecer com uma espuma saindo pela boca);
- Convulsão;
- Vômito;
- Diarreia;
- Vermelhidão na boca;
- Tremores;
- Dificuldade para se locomover;
- Sonolência;
- Taquicardia;
- Apatia;
- Desorientação;
- Sangue nas fezes ou no vômito;
- Secreções bucais.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Cachorro envenenado: o que fazer para ajudar o seu amigo?
O que dar para cachorro envenenado? Essa dúvida é a primeira que vem na cabeça ao passar por uma situação como essa. No entanto, ao perceber os sintomas de envenenamento no seu cão, você precisa procurar um veterinário imediatamente, antes mesmo de dar algum medicamento ou alimento sem orientação médica. Na espera para ser atendido, algumas medidas podem ser tomadas para evitar a piora do quadro e trazer mais conforto para o animal. Confira algumas dicas abaixo:
1) Leve imediatamente o cachorro ao veterinário: quanto mais rápido conseguir o atendimento, maiores são as chances de um controle efetivo dos sintomas e de um prognóstico mais favorável para o animal;
2) Tente identificar o que causou a intoxicação: procure vestígios pela boca do cachorro, na casinha ou caminha e nos locais em que ele costuma brincar ou deitar;
3) Lave a boca do cachorro com água corrente: não sabendo a origem do envenenamento, é importante colocar luvas antes de lavar a boca do animal;
4) Mantenha o animal em jejum até a chegar ao veterinário: muitas pessoas acreditam que o leite pode ajudar a reverter o efeito do envenenamento, porém, muitas vezes pode piorar a intoxicação. Não forneça alimentos, líquidos ou medicamentos ao animal. Também não é recomendado estimular o vômito antes do atendimento médico;
5) Não confie em receitas de remédio caseiro para cachorro envenenado: é fundamental não realizar nenhum procedimento sem o aval do médico veterinário de sua confiança.
Redação: Nayanne Louise
