Já parou para pensar como ocorre o cruzamento entre os gatos? Os machos sempre estão dispostos a acasalar, mas as fêmeas precisam estar no período do cio para aceitar a aproximação. O primeiro cio costuma ocorrer quando o animal atinge a puberdade, que normalmente é entre o 8º e o 10º mês de vida. Esse costuma ser um período bastante delicado para todos, que precisam já que a gata passa por uma grande carga de estresse. Por isso, alguns tutores optam por dar um anticoncepcional para gatos, mas poucas pessoas sabem os perigos por trás desse tipo de medicamento. Para entender de uma vez por todas quais são os riscos de dar vacina para cio de gato, o Patas da Casa entrevistou a médica veterinária Luciana Capirazzo, do Hospital Vet Popular.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Anticoncepcional para gatos prejudica a saúde do animal

Uma pergunta bem comum entre os pais de pet de primeira viagem é se pode dar injeção anticoncepcional no gato no cio, mas a resposta para isso é não. Mesmo que essa pareça uma boa solução a curto prazo, esse tipo de medicamento não é aconselhável em hipótese alguma, porque pode trazer sérias consequências. “Essa prática oferece perigos graves para a saúde do animal. Alguns dos principais riscos de aplicar a injeção para cio de gato são: infecções uterinas, tumores mamários e ovarianos, além de desequilíbrio hormonal e hiperplasia mamária benigna”, alerta Luciana.

Então embora existam opções de vacina do cio para gatos, essa não é a alternativa mais indicada para conter o período do cio porque acaba prejudicando a saúde do gato de diferentes formas. Se a ideia é evitar que a gata entre no cio, o ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para entender qual é a melhor saída para resolver o problema.

 

Melhor do que o   anticoncepcional para gatos, a castração é mais segura e traz vários benefícios para o animal

Melhor do que o anticoncepcional para gatos, a castração é mais segura e traz vários benefícios para o animal

 

 

Castração é muito mais eficaz e menos perigosa do que a vacina para evitar cio de gatos

 

O que normalmente leva alguém a optar pelo anticoncepcional para gatos é a falta de informação. Muitas pessoas acreditam que a castração é um procedimento muito invasivo e caro para ser realizado, então a vacina para cio de gato acaba sendo uma alternativa mais barata e com efeitos a curto prazo. Esse tipo de injeção pode acarretar em vários efeitos colaterais bem desagradáveis para o organismo da gatinha, o que vai gerar diversas preocupações (e gastos) para o tutor a longo prazo. 

Por outro lado, a castração de gato é uma cirurgia segura e que traz vários benefícios para o animal, além da inibição do cio. Mas quanto custa castrar um gato? Essa é uma questão que pode variar bastante de acordo com a região do país e até mesmo com os bairros da cidade em que você mora. No entanto, também é possível realizar a esterilização a preço popular ou gratuitamente em alguns lugares, basta procurar se informar sobre iniciativas públicas de castração ou procurar por ongs e universidades que façam esse tipo de serviço.

Algumas pessoas também se perguntam se é possível utilizar outras metodologias para acabar com o cio de gato, como o uso de feromônios e florais, mas a médica veterinária alerta que nada disso é eficiente e a melhor maneira de lidar com a situação é optando pela castração do animal.

Em que casos a vacina para gato no cio é recomendada?

Segundo a especialista, o anticoncepcional para gatos é indicado como inibidor do estro (cio) em cadelas e gatas nas seguintes condições: “quando uma possível gestação acarretar risco de vida para o animal ou quando houver riscos cirúrgicos para uma ovário-histerectomia”. Ainda assim, mesmo nesses cenários é indispensável o auxílio de um médico veterinário durante todo o processo para garantir que tudo vai ser feito de maneira correta e sem oferecer prejuízos para a saúde da gatinha. 

Redação: Juliana Melo