A cadela no cio é sinônimo de preocupação para os tutores que não querem filhotinhos em casa. Não é à toa que muitos buscam alternativas para afastar qualquer possibilidade de uma gravidez indesejada. Uma delas é a vacina anticoncepcional para cadelas. Embora esse método funcione de um jeito no organismo humano, não quer dizer que aconteça da mesma forma nos animais. Na verdade, o anticoncepcional para cachorro traz efeitos colaterais nada agradáveis para a saúde do animal - e não é recomendado. Para entender mais, veja o que a veterinária Meire Nascimento Lima, que é coordenadora do grupo Vet Popular, esclareceu sobre o assunto!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda os efeitos colaterais do anticoncepcional para cadelas

Por se tratar de um método mais barato do que a castração, algumas pessoas recorrem à vacina anticoncepcional para inibir o cio das cadelas. “Os anticoncepcionais são inibidores compostos por hormônios que impedem a fase do estro (fase do cio)”, explica a veterinária. No entanto, segundo a especialista, esse método não é indicado devido às sequelas que os hormônios presentes nos anticoncepcionais podem causar no corpo do animal. Problemas reprodutivos são facilitados e podem resultar em diversas complicações, como a piometra (infecção uterina) e neoplasias mamárias.

Além disso, Meire alerta também para outras possíveis consequências: “O uso contínuo e em doses elevadas pode causar acromegalia e diabetes (devido a elevação da produção do hormônio do crescimento inibindo a insulina periférica)”. Então, se a sua vontade era de aprender como aplicar injeção anticoncepcional em cadelas, é melhor repensar, viu? É a saúde da sua cachorrinha que está em jogo.

Como evitar a gestação em cadelas?

Segundo a veterinária, a maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras é com a castração. Além de controlar o número de cãezinhos que vêm ao mundo, castrar sua cachorra ainda pode trazer inúmeros benefícios para a saúde dela, já que esse método também ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer de mama ou de útero. No entanto, vale lembrar que a partir do momento em que a cadela é castrada, deixa de existir qualquer possibilidade de reprodução no futuro. Por isso, é importante pensar com muito cuidado na hora de tomar essa decisão.

anticoncepcional para cadelas: cachorro com colar elizabetano

Principais cuidados com a cadela no cio

 

Sua cachorra está no cio e você não sabe o que fazer? É sempre bom tomar algumas precauções nessa fase, já que pode ser um período bem estressante - tanto para o tutor, quanto para a cadela. A veterinária Meire aconselha que, mesmo com as alterações comportamentais que acontecem nesse intervalo de tempo, sua companheira deve receber muita atenção e carinho. Pode parecer bobo, mas isso faz uma diferença danada, pois ela precisa se sentir acolhida nesse momento.

Outro ponto importante é que o tutor deve realizar a higienização da vulva por causa do sangramento que ocorre no período. Além disso, a especialista acrescenta: “Durante o cio, a cadela exala um cheiro que só os outros cães vão sentir, então é importante deixá-la separada dos machos para não trazer gestação indesejada”. A rotina de passeios com a cadela no cio também deve ser repensada para evitar estressá-la com os cachorros machinhos.

Redação: Juliana Melo