Para quem tem um gatinho, a alimentação é uma preocupação constante. Com diversas opções no mercado, incluindo rações úmidas ou secas de vários tipos e tamanhos, muitos tutores ficam em dúvida sobre qual é a melhor para o bichano. Nesse contexto, a alimentação natural para gatos pode ser uma boa opção. Feita em casa, a alimentação natural é uma alternativa saudável, saborosa e até mesmo econômica para muitos tutores dos felinos, além de ter várias vantagens para o animal e para quem o ama. Saiba tudo sobre como alimentar seu bigodudo de maneira mais natural!

Dieta deve ser composta por carnes e vegetais variados

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A alimentação natural de gatos na verdade, não difere muito da nossa. Ela pode ser composta de uma variedade de legumes, vegetais e carnes variadas - inclusive cruas. É essencial não esquecer da carne na ração do bichinho, pois por mais que você seja vegetariano, o gato necessita de carne para ter uma alimentação saudável. Você pode incluir carnes cruas bovinas, suínas e cortes de frango, rã, coelho e o famoso peixe. O importante é não incluir carnes gordurosas, como costela, músculo e afins, pois podem prejudicar a saúde do animal.

Além das carnes, é necessário misturar legumes e vegetais variados (cozidos!) como batata, cenoura, beterraba, chuchu, inhame, brócolis, espinafre e couve-flor. Além disso, o ovo cozido, que é rico em vitaminas, minerais e altamente proteico, e frutas como maçã, pêra, melão e pêssego também podem ser inseridas na dieta do animal, principalmente na alimentação natural para gatos filhotes, que precisam de mais nutrientes para crescer saudáveis.


Alimentação natural: gatos devem ter carne na dieta, mas podem comer diversos vegetais também
Alimentação natural: gatos devem ter carne na dieta, mas podem comer diversos vegetais também

Alimentação natural diminui o risco da obesidade e até o odor das fezes

Fazer a própria comida de seu felino têm lá suas vantagens. Para começar, o risco do desenvolvimento de doenças, como o diabetes, é menor, já que é você quem está fazendo a comida e sabe exatamente a procedência da carne e dos vegetais. Outra vantagem é que ela pode acabar sendo mais vantajosa para o seu bolso, especialmente se você aproveitar os mesmos ingredientes para preparar a sua própria comida também, garantindo uma alimentação saudável e balanceada tanto para o seu felino quanto para você.

Outra vantagem é que o gato fica mais hidratado, o que garante à alimentação natural para gatos com problemas renais grande vantagem em relação às rações industrializadas, especialmente as secas. A alimentação natural também facilita uma qualidade de vida maior, com menor risco de obesidade e fortalecimento da imunidade do gatinho. De quebra, sua casa ainda fica mais cheirosa, já o odor das fezes dos gatinhos que possuem uma alimentação natural costuma ser bem mais brando. 

Desafios da alimentação natural para gatos

Ainda que a alimentação natural tenha várias possíveis vantagens para o seu felino, ela traz alguns desafios. Tutores que não possuem muito tempo livre, por exemplo, podem preferir a praticidade da ração - seja seca ou úmida - já que ela não precisa ser preparada, já vem pronta. Outro desafio é atender a todas as necessidades nutricionais do gato com a mistura de carnes e vegetais, ou seja, é importante conversar com um veterinário antes de fazer essa mudança no estilo de vida do seu pet, para reduzir o risco de carência de algum nutriente específico. 

 

Redação: Karoline Miranda