Ração

Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?

Alimentação do gato: veja por que alguns nutrientes são tão importantes para a saúde felina
Alimentação do gato: veja por que alguns nutrientes são tão importantes para a saúde felina

Os gatos precisam de uma alimentação equilibrada e de qualidade para se manterem saudáveis. Os felinos precisam, por exemplo, de uma quantidade muito superior de proteínas do que os cães, que tem uma dieta mais diversificada. Então, qual é a alimentação do gato considerada ideal e quais nutrientes são necessários para cuidar da saúde desses animais? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa foi atrás de algumas informações importantes. 

Alimentação do gato: proteínas, gorduras e carboidratos são indispensáveis na dieta felina

Os gatos são animais estritamente carnívoros e, portanto, dependem de fontes proteicas para a produção de energia. No entanto, isso não quer dizer que pode dar carne crua para gatos ou que eles necessitam desse tipo de alimento porque a ração para gatos normalmente já contém uma quantidade adequada de proteínas na composição. Claro que oferecer um pedacinho de frango, carne ou peixe para o seu amigo às vezes pode ser um bom mimo, mas a comida não pode estar crua e nem temperada para não fazer mal.

As gorduras oferecidas nas rações também são bastante benéficas, porque ajudam a melhorar o desempenho das células dos gatos e também estimulam o sistema imunológico. Além disso, os carboidratos são uma excelente fonte de energia celular - isto é, deixa o gatinho mais disposto e ativo.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A ração para gato contém proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas
    A ração para gato contém proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    A ração para gato deve conter aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais

    Além dos componentes citados acima, alguns aminoácidos essenciais são muito importantes para a saúde do gato, como a taurina, a arginina e a metionina, mas como eles não são sintetizados naturalmente pelo organismo felino, devem ser adquiridos por meio da alimentação. A taurina, por exemplo, cumpre um papel fundamental no que se refere ao coração e a visão do animal. Já a arginina auxilia no ciclo da ureia (xixi de gato) e faz a regulação da síntese de RNA. A metionina - assim como a leucina, um outro aminoácido - está diretamente relacionada ao desenvolvimento do animal, de forma que a sua deficiência pode afetar o crescimento dos filhotinhos.

    As vitaminas também devem estar incluídas na alimentação do gato: a vitamina A ajuda a manter uma pelagem bonita e saudável, e também é boa para a visão; enquanto a vitamina C é ótima para aumentar a imunidade dos bichanos. Entre os minerais mais importantes estão o cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. O cálcio auxilia na formação dos ossos e dentes do gato, assim como também atua na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos. O ferro e o fósforo agem na síntese de componentes e no metabolismo energético. Já o sódio regula a pressão osmótica e o potássio tem funções enzimáticas no organismo do gatinho

    Como escolher a melhor ração para gato?

    Depois de compreender do que o gato se alimenta e quais nutrientes são importantes para eles, você deve estar se perguntando: “então, qual é a melhor ração para gatos?”. Existem várias opções no mercado pet, e as mais recomendadas são as Premium ou Super Premium. Por ter uma qualidade superior às demais, elas são melhores para a digestão do animal e são bem mais nutritivas, dando mais saciedade para os gatos e garantindo que eles recebam todos os componentes importantes para a sua saúde. Além disso, você pode estimular ainda mais o seu amigo com petiscos diferentes. As frutas para gatos, por exemplo, são ótimas fontes de vitaminas e minerais, podendo render grandes benefícios para a saúde do gato.

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro pode tomar chá? Descubra se a bebida é liberada e quais os benefícios para o organismo do pet

    Próxima matéria

    Cachorro pode tomar chá? Descubra se a bebida é liberada e quais os benefícios para o organismo do pet

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
    Saúde

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

    O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Embora seja esquecido por alguns tutores, o dente de gato é uma das partes mais importantes dos nossos amigos felinos. Além de exercer um papel fundamental na alimentação do animal, os dentes influenciam também o comportamento do pet, já que com eles o bichano conhece o mundo na “infância” e também aprende a se defender. Por isso, a saúde bucal dos gatos também necessita de cuidados específicos: os dentes precisam se manter saudáveis para exercerem essas funções que moldam toda a vida do bichinho. 

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Ver Todas >

    5 hábitos na alimentação do gato que todo tutor precisa repensar
    Alimentação animal

    5 hábitos na alimentação do gato que todo tutor precisa repensar

    A alimentação do gato é um importante ponto a ser cuidado quando se tem um felino em casa. Uma dieta balanceada, com ração para gato adequada, é garantia de vida saudável e bem estar. Porém, é comum que alguns tutores tenham hábitos que, apesar de comuns, prejudicam a saúde do pet. 

    Cachorro pode comer arroz?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer arroz?

    Será que o cachorro pode comer arroz? É muito importante ficar atento aos alimentos que são liberados e proibidos para os cães antes de oferecer qualquer tipo de comida que fuja da dieta deles. O organismo canino tem um funcionamento diferente do nosso e nem sempre é capaz de digerir comidas humanas, principalmente por conta dos temperos que são utilizados. Por isso, mesmo que seja tentador oferecer aquele restinho que sobrou do almoço para os cães, não esqueça de pensar na saúde e bem-estar do seu pet em primeiro lugar. 

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Alimentação animal

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    8 vegetais que cachorro não pode comer
    Alimentação animal

    8 vegetais que cachorro não pode comer

    Mesmo que o cachorro não siga uma alimentação completamente natural, muitos vegetais podem complementar a dieta quando oferecidos como petiscos casuais. Mas você já se perguntou quais legumes pode dar para cachorro? Sim, não é porque é "saudável" que está liberado: existem alguns legumes e verduras que cachorro não pode comer. Eles podem causar desconforto e, muitas vezes, são até tóxicos. 

    Ver Todas >