Ração

Alimentação do gato: a ração ajuda a evitar a formação das bolas de pelo?

Será que a ração de gato pode ajudar a prevenir as bolas de pelo? Veja o que uma especialista tem a dizer!
Será que a ração de gato pode ajudar a prevenir as bolas de pelo? Veja o que uma especialista tem a dizer!

Todo mundo sabe que os felinos têm uma grande tendência a formar bola de pelo. Gatos são animais extremamente higiênicos e o hábito de se lamber durante a autolimpeza é o principal responsável pela formação da bola de pelo, mas você sabia esse hábito pode ser prejudicial à saúde do bichano? “Ao fazer isso, eles engolem muitos pelos que se acumulam no estômago e podem ser expelidos em vômitos ou pelas fezes. Em casos graves, as bolas de pelos podem obstruir o intestino”, conta a veterinária Nathalia Breder, que é especialista em nutrição animal.

Mas, então, surge aquela dúvida: será que existe alguma forma de evitar que a bola de pelo seja formada? A alimentação do gato pode influenciar nisso de alguma forma? Que outros benefícios existem por trás da ração de gato? Para tirar todas essas dúvidas, conversamos um pouco mais com a nutricionista. Veja só o que ela respondeu!

Afinal, a escolha da ração de gato pode ajudar a prevenir a bola de pelo?

Embora a formação de bola de pelo seja algo natural, conviver com um gatinho que tem esse problema frequente pode ser preocupante. Felizmente, existem alguns tipos de ração para gato super premium que são indicadas para ajudar na eliminação da bola de pelo, conforme Nathalia destaca. Geralmente, esse tipo de alimento contém um nível de fibra mais elevado do que as outras, o que permite controlar o problema e evitar inconvenientes na saúde do felino. Entretanto, a veterinária orienta que, além das rações super premium, os tutores também podem contar com produtos específicos para eliminar esse incômodo. “Existem diversas pastas para prevenção de bola de pelo no mercado pet. Basta conversar com o veterinário para saber qual melhor se enquadra para o gatinho em questão, incluindo a frequência ideal”, sugere.

Outra dica que pode ajudar é o uso de grama para gatos: o "matinho" possui fibras que ajudam a estimular a digestão e, consequentemente, evitar a formação da bola de pelo. Manter uma rotina de escovação de pelo também pode ajudar.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    A alimentação do gato precisa ser de boa qualidade para fornecer todos os nutrientes aos felinos
    A alimentação do gato precisa ser de boa qualidade para fornecer todos os nutrientes aos felinos

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

    As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Os pets podem sim tirar proveito da ingestão de determinadas frutas que são liberadas e não fazem mal. Mas afinal, cachorro pode comer banana? Quais os benefícios dessa fruta para cachorros? Qual a quantidade correta? Posso fazer um petisco para cachorro com esses alimentos? Veja as respostas para todas essas dúvidas!

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Alimentação do gato: veja os diferenciais da ração para gato

    Se você tem um gatinho em casa, provavelmente deve saber que existem dois tipos de ração: a seca e o sachê para gatos, que é um alimento mais úmido. Ambas são igualmente nutritivas, sendo a principal diferença entre elas o teor de umidade, já que a ração seca apresenta apenas 10%, enquanto a úmida chega a 80%. Além disso, o tutor também deve se atentar à qualidade do alimento.  “Uma ração de boa qualidade vai ter a quantidade ideal de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que a espécie precisa”, revela Nathalia. Outro ponto é que é preciso ter cuidado na hora de escolher a ração de gato, já que algumas apresentam sobrecarga de carboidratos, o que pode acabar deixando o animal obeso. Também é importante ressaltar que, embora os felinos sejam perfeitamente capazes de digerir a ração seca, é importante balancear esse tipo de dieta com a alimentação pastosa.

    “Sou a favor que os gatos comam ração úmida diariamente, pelo menos em uma das refeições, seja sachê ou pasta, como agrado e adaptação do paladar do felino para coisas úmidas/pastosas”, orienta. Isso porque os felinos tendem a preferir o alimento seco, mas a ração úmida também traz vários benefícios para a saúde do animal, inclusive é uma forma de incentivar a hidratação dos gatos. Como eles não têm o costume de beber água com frequência, a ração úmida é uma forma de também hidratar os bichanos e prevenir problemas renais.

    Ração: gato pode ter uma qualidade de vida melhor por causa da alimentação?

    Para melhorar a qualidade de vida do felino é importante que a ração seja de um padrão mais elevado para garantir que o animal está recebendo todos os nutrientes essenciais. Se o seu gato sofre com a formação de bolas de pelo recorrentes, é importante buscar um alimento próprio para lidar com esse problema. Afim, o incômodo causado por elas pode deixar o animal bem desconfortável. 

    Além disso, também é importante equilibrar a alimentação do gato com outros fatores na rotina do seu bichano para evitar problemas de saúde: “O ideal é manter uma ração de qualidade, usar sachês, colocar vários potes espalhados pela casa com água fresca, manter pelo menos uma fonte de água corrente para os gatos e usar potinhos baixos e largos, onde os bigodes não encostem na borda. Tudo isso melhora a qualidade de vida do felino”.

    Redação: Juliana Melo

    Pode dar sopa para cachorro doente?

    Próxima matéria

    Pode dar sopa para cachorro doente?

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos
    Ração

    Gatos podem comer ração de cachorro? Saiba o que é permitido na alimentação dos felinos

    Se seu amor por pets não consegue se restringir a apenas gatos ou cachorros e, na sua casa, eles convivem em harmonia, provavelmente a hora da comida é uma das mais aguardadas pelos seus amigos de quatro patas. Num mundo ideal, cada um come a ração no seu potinho: gatos com gatos, cachorros com cachorros. Mas a gente sabe bem que se não ficar de olho, uma troca pode acontecer nesse momento. Afinal de contas, gatos podem comer ração de cachorro? Se sim, essa prática pode trazer algum malefício para a saúde do seu felino? Como fazer para evitar o troca-troca? Descubra mais sobre esse assunto aqui embaixo!

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça

    O focinho achatado e os pelos longos dos gatos persas são reconhecidos de longe pelo amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos pela sua personalidade super tranquila e carinhosa com crianças e outros animais. É justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! Mas antes de sair procurando por um gato persa para chamar de seu, conheça todos os detalhes e veja se é mesmo a raça que você quer.

    Ver Todas >

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo
    Alimentação animal

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Cuidar de cachorro não é tão simples quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para facilitar a convivência com o pet, é preciso acostumá-lo com alguns hábitos desde cedo, como escovar os dentes e tomar banho. Caso contrário, o cãozinho pode apresentar certa resistência nessas horas, e todo o processo acaba sendo bem mais trabalhoso. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 hábitos essenciais que devem fazer parte da rotina de todos os cães, independente da idade. Veja quais são eles!

    Alimentação do gato: como fazer a transição para a ração renal?
    Alimentação animal

    Alimentação do gato: como fazer a transição para a ração renal?

    Quando pensamos na saúde dos felinos, é impossível não falar de alimentação. A melhor maneira de garantir o bom funcionamento do organismo desses animais é com a ração. Gato consegue encontrar todos os nutrientes que precisa nesse tipo de alimento. Existem vários tipos de ração que atendem a diferentes especificidades de cada pet. A ração renal para gatos, por exemplo, pode ser indicada em alguns casos de alterações renais.

    Alimentação do cachorro: quanto tempo leva para a comida ser digerida no organismo do animal?
    Alimentação animal

    Alimentação do cachorro: quanto tempo leva para a comida ser digerida no organismo do animal?

    Os cachorros são bastante conhecidos por serem verdadeiros comilões. Não dá para dar mole com a comida, que rapidinho eles vão arrumar um jeito de abocanhá-la! Mas você já parou para se perguntar como funciona a digestão do seu amigo de quatro patas? Como você já deve saber, o organismo dos cães é bastante diferente do nosso em vários aspectos, e isso inclui o sistema digestivo canino. 

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?
    Alimentação animal

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?

    Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: todos os animais precisam se alimentar adequadamente, e é para isso que existem as rações. Fonte de nutrientes essenciais para manter a saúde do seu pet em dia, a ração de cachorro pode ser encontrada em diferentes versões (Standard, Premium e Super Premium) e normalmente é indicada para portes e fases da vida específicos. Contudo, ao longo dos últimos anos, a comercialização de produtos voltados para determinadas raças foi se tornando popular. 

    Ver Todas >