Filhote de gato

Alimentação do filhote de gato: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Publicado - 17 Julho 2020 - 18h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Dar as boas-vindas a um filhote de gato em casa é sempre um momento especial e cheio de expectativas. Mas, junto com toda a empolgação, é comum surgirem dúvidas em relação aos cuidados com o animal, principalmente quando se trata da sua alimentação. Afinal de contas, o gato filhote passa por algumas etapas de transição até poder consumir alimentos mais sólidos, como a ração seca. Esse processo influencia bastante no crescimento e na saúde do seu bichano. Para te ajudar nessa fase, nós juntamos num lugar só tudo o que você precisa saber sobre sobre a alimentação do filhote de gato. Chega mais!

Como cuidar de gato filhote: entenda a importância da alimentação para o crescimento do animal

Você já deve ter percebido que a alimentação do gato filhote é uma preocupação constante, né? E não é à toa: a maneira como o seu bichano se alimenta nos primeiros meses de vida pode influenciar diretamente no seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, é importante que o tutor certifique-se de que o alimento oferecido, seja a papinha para gato recém-nascido, o sachê ou a ração para gatos filhotes, contenha a quantidade certa de proteínas, carboidratos e outros nutrientes necessários para garantir um crescimento saudável. Nesse caso, alguns elementos como cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e DHA são fundamentais para melhorar o funcionamento do organismo e até mesmo a atividade cognitiva do animal. Caso contrário, o seu gatinho pode acabar tendo um déficit de nutrientes.

Alimentação de gato: filhote com 20 dias pode comer ração?

Essa é, certamente, uma das dúvidas mais recorrentes entre os gateiros que adotam um gatinho recém-nascido. Mas, ainda que algumas pessoas insistam que o filhote com 20 dias pode comer ração, essa recomendação não é adequada. Nas primeiras semanas de vida, o felino sequer tem a dentição formada, que são estruturas fundamentais no processo de digestão dos alimentos. Além disso, a lactância do bichano pode durar cerca de nove semanas e não deve ser interrompida antes do período indicado. Afinal, a amamentação é a principal fonte de nutrientes do gatinho durante essa fase. Por isso, é dever do tutor saber como alimentar o filhote de gato com 20 dias e, assim, evitar que alimentos que possam fazer mal ao seu pet sejam oferecidos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como alimentar filhote de gato: saiba até quando deve-se usar o leite materno ou artificial

Assim como acontece com os bebês recém-nascidos, os filhotes de gato também devem ter uma alimentação baseada no leite materno nos primeiros 30 dias de vida. No caso dos felinos, é a amamentação que garante um nutriente necessário para se manterem firmes e fortes, que é o colostro. Responsável por aumentar a imunidade do gatinho, a substância ajuda a prevenir uma série de problemas, como a diarreia. Além disso, a relação do gato filhote com a sua mãe pode influenciar bastante no comportamento do bichano ao longo da vida, seja com seus humanos ou outros animais. 

Se por algum motivo o seu bigodudo não tiver como se alimentar com o leite materno, não precisa se preocupar.Os leites artificiais para pets, que possuem uma fórmula muito semelhante ao leite materno, podem ajudar a manter a saúde do seu gatinho em dia. Antes de alimentar o bichano, é importante consultar um médico veterinário para ter certeza de que a mistura usada não causará prejuízos ao organismo do animal. Na hora de oferecer ao filhote, você deve utilizar uma mamadeira e o leite deve estar em temperatura ambiente, ou seja, aos 37º. O ideal é que a alimentação do gato seja feita pelo menos 4 vezes por dia durante os primeiros dois meses. Vale lembrar que, independente da presença da mãe do animal ou não, o leite para filhote de gato, seja ele artificial ou natural, deve ser a base da sua alimentação. 


A papinha e o sachê para gatos filhote podem ajudar no processo de desmame do animal
A papinha e o sachê para gatos filhote podem ajudar no processo de desmame do animal

Papinha: desmame do filhote de gato precisa ser feito aos poucos

O desmame do filhote de gato nem sempre é um processo fácil. Por isso, é importante contar com toda a ajuda possível para garantir que esse momento não seja traumatizante para o seu gatinho. Nesse caso, a papinha para filhote pode ser uma grande aliada. Mas, antes de comprá-la no pet shop mais próximo, saiba que ela também pode ser feita em casa. Para isso, tudo que você precisa é um pouco de leite artificial específico para animais e ração para filhote de gato. Basta misturá-los, amassando bem a ração até que ela adquira a forma de uma pastinha. Outra opção é bater todos os ingredientes no liquidificador. 

Geralmente, a papinha de desmame é a opção mais indicada para completar o primeiro mês de vida do animal, que é o momento em que ele começa a se interessar por alimentos com outras texturas. Por isso, é importante que a papinha para gato recém-nascido possua uma consistência mais pastosa e funcione como um “meio termo” e, assim, garanta uma transição mais tranquila entre o alimento líquido e o sólido. Além disso, é importante ressaltar que não há necessidade de interromper o convívio entre o filhote e a mãe para realizar o desmame. O gato filhote naturalmente irá deixar o peito da mãe de lado e, aos poucos, demonstrar interesse por outros tipos de comida. Justamente nesse momento, o tutor deve iniciar o desmame com a papinha.

Pode dar sachê para gato filhote? Descubra como o alimento ajuda na transição alimentar para ração

Quando se trata da alimentação dos felinos, outra dúvida comum é sobre o uso do sachê para gatos filhotes. Afinal, eles podem ou não fazer parte da dieta do seu bichano? A resposta é sim. Com o aspecto bastante parecido com o da papinha, a ração úmida facilita a transição alimentar para a ração seca. Entretanto, ao optar por esse tipo de alimento, o tutor deve redobrar os cuidados em relação às especificações do produto, já que o sachê para gatos filhotes precisa ser indicado para essa fase de vida do animal. Caso contrário, é provável que a quantidade de nutrientes necessários para auxiliar no crescimento e fortalecimento do bichano não seja suficiente. 

Ração para gato filhote deve ser a base da alimentação do animal a partir dos 45 dias de vida

Depois que o seu bichano para de se alimentar somente do leite da mãe, ele vai precisar migrar para uma alimentação baseada exclusivamente em ração para gato filhote. Essa separação é extremamente necessária porque esse tipo de ração é reforçada para atender às necessidades de desenvolvimento do felino. Por isso, a partir dos 45 dias de vida do gato filhote, a alimentação já pode ser feita com ração seca, desde que o animal já tenha passado por todo o processo gradual do desmame.

Após um ano de vida, é comum que a ração para filhote de gato seja substituída pela a de adulto. Para que essa transição ocorra sem causar transtornos ou prejudicar a saúde do animal, é importante que ela seja feita de forma gradativa e sem uma troca brusca na alimentação. 


Ração: gato filhote deve ter a alimentação dividida e controlada pelo tutor
Ração: gato filhote deve ter a alimentação dividida e controlada pelo tutor

Cuidados com gato filhote: a alimentação deve ser dividida ao longo do dia

Além de saber como alimentar filhote de gato, outra questão que merece a atenção dos tutores é quantidade de vezes que o seu bichano precisa comer. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, isso pode variar de acordo com a idade do seu pet, mas geralmente recomenda-se a seguinte divisão:

  • de dois a quatro meses de idade: quatro vezes por dia;

  • de quatro a seis meses de idade: três vezes por dia;

  • de seis meses a um ano: duas vezes por dia;

  • de um ano em diante: na fase adulta, o gato pode se alimentar uma vez por dia.

Como escolher a melhor ração para gato filhote?

Na hora de escolher o alimento para o seu gato filhote é comum ficar em dúvida entre as diferentes versões disponíveis no pet shop. No geral, elas possuem uma composição muito parecida. Mas, assim como a ração para gato adulto, ela também pode ser encontrada com as seguintes categorias: Standard, Premium e Super Premium. A primeira costuma oferecer o melhor custo-benefício, já que é a mais baratinha e possui proteínas mais simples. Já as versões Premium e Super Premium possuem uma qualidade superior e, por isso, são as mais indicadas para deixar os felinos satisfeitos e bem nutridos.

Redação: Úrsula Gomes

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas