A alergia em cachorro pode acontecer por diferentes motivos, inclusive por causa do contato com produtos de limpeza. Por isso, é importante que na hora das faxinas, os tutores tenham atenção em dobro para não acabar comprometendo a saúde do pet por algum descuido. Mas como evitar esse tipo de alergia? Cachorro precisa de cuidados especiais nessas ocasiões? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e dar as melhores dicas para prevenir quadros alérgicos causados por produtos de limpeza, o Patas da Casa fez uma matéria especial sobre o assunto. Confira!

Alergia em cachorro causada por produtos de limpeza é muito comum

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sim, o cachorro tem alergia a determinadas substâncias presentes nos produtos de limpeza e pode apresentar vários sintomas que indicam isso, como coceira, vermelhidão, feridas na pele, ressecamento e empolamento. Geralmente, a pata de cachorro é a região mais afetada, já que é o local que vai ter contato direto com os produtos. No entanto, se o seu cãozinho é daqueles que gosta de deitar em qualquer lugar após a faxina, também pode ter esses sintomas espalhados pelo corpo.

Para evitar que a alergia no cachorro seja um problema na vida do seu doguinho, a recomendação é ter alguns cuidados na hora de fazer a limpeza do ambiente, como você verá a seguir.

Procure produtos que sejam específicos para pets para evitar alergia no cachorro

Essa é uma das melhores maneiras de não deixar que um quadro de alergia em cachorro se desenvolva. Existem alguns produtos que são mais indicados para pets, e outros menos. Ficar atento às informações da embalagem é essencial para fazer essa distinção e escolher os melhores itens no mercado.

Dentre os produtos que podem ser usados tranquilamente por quem convive com um doguinho, podemos destacar o sabão neutro, álcool, vinagre e detergente para cachorro. Além de higienizarem bem e não deixarem um forte cheiro no local, eles não oferecem nenhum risco para a saúde do seu peludinho.


Para evitar alergia, cachorro não pode ficar no mesmo ambiente em que os produtos de limpeza estão sendo utilizados
Para evitar alergia, cachorro não pode ficar no mesmo ambiente em que os produtos de limpeza estão sendo utilizados

Para evitar alergia, cachorro não deve ter contato com cloro, amônia e ácidos em geral 

Lembra do que dizemos sobre prestar atenção no rótulo dos produtos? Isso também serve para evitar substâncias que possam agredir o corpo do seu amigo e causar uma alergia de pele em cachorro. Nesse caso, o ideal é ficar bem longe de produtos que contenham cloro, amônia e ácidos no geral (como o fosfórico, sulfúrico e bórico). A presença desses componentes é muito perigosa para pets, e é uma das grandes responsáveis pelos quadros alérgicos em cães. Por isso, é bom dar uma conferida na embalagem para se certificar de não comprar produtos com essas substâncias.

O lugar onde os produtos de limpeza são armazenados precisa de atenção

Independentemente do tipo que você comprar, é importante guardar todo o material de limpeza bem longe do seu cachorrinho. Mesmo que seja um produto apropriado para pets, nossa sugestão é sempre colocar em armários altos e de difícil acesso para o cãozinho. Afinal, segurança nunca é demais, né? Como os cães são naturalmente curiosos, podem acabar botando o nariz onde não devem e, caso os produtos estejam armazenados em um lugar mais baixo, o animal pode até acabar ingerindo um pouco do que encontrar por ali, o que é até pior do que a alergia em cachorro, pois há risco de intoxicação.

Não deixe o cachorro andando pela casa na hora da faxina

Por fim, mas não menos importante, uma das melhores formas de evitar a alergia no cachorro é garantindo que o bichinho fique em um ambiente isolado na hora de limpar um cômodo. O livre acesso do pet pela casa nessas horas, além de poder te atrapalhar na faxina, também pode acabar sendo prejudicial para ele. Aqui, o risco é o mesmo que foi dito acima: além de favorecer um quadro de alergia na pele de cachorro, existe a chance de o cãozinho acabar ingerindo algum produto que não deve e ser intoxicado.

Redação: Juliana Melo