A alergia alimentar em cães é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinados agentes invasores presentes na ração de cachorro e outros alimentos. Os animais, assim como os seres humanos, podem se tornar alérgicos a diversos tipos de comidas, incluindo aquelas que já fazem parte do consumo do dia a dia há anos.  Geralmente, os fatores mais comuns que geram alergia em cachorro são a presença de corantes nas rações e o tamanho da proteína processada. A seguir, saiba mais sobre o assunto e a explicação da veterinária Marcela Machado, que atua no sistema público de saúde animal. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alergia em cachorro: quais são as principais causas?

A maioria dos cães geralmente tem reações alérgicas a mais de um alimento. “O corpo encara o corante e/ou a proteína com uma ‘lente de aumento’, como se fosse algo nocivo ao corpo. Então, o sistema imunológico produz uma série de células que vão acarretar todos os sintomas da alergia, geralmente vistos na pele e no sistema digestivo”, relata a médica veterinária.

Como identificar um cachorro com alergia?

É bom sempre ficar de olho na pele do seu cachorro. Observe se há falhas no pelo, machucados que apareceram sem motivo e coceira persistentes. “Pele com prurido, manchas calvas, vermelhidão, placas de urticária, edemas e coceiras na parte interna das orelhas são alguns dos sinais mais comuns de alergia alimentar nos cães” descreve a médica veterinária Marcela Machado.

Verifique também se as fezes do animal estão firmes ou sem forma. Caso o cão esteja vermifugado corretamente e ainda assim apresentar diarreia, o problema pode ser um indicativo de alergia alimentar. “Um cão com reação alérgica pode apresentar diarreia crônica. Ao notar o desarranjo intestinal, os tutores devem procurar o médico veterinário de sua confiança para tratar o animal corretamente e, assim, evitar que a saúde dele fique ainda mais debilitada”, recomenda a profissional.

O que fazer ao identificar uma possível alergia alimentar em cães?

Após identificar um ou mais sintomas de alergia alimentar no seu cachorro, é recomendado que você não espere o quadro se agravar e leve o seu animal de estimação a uma clínica veterinária. “Só o profissional de saúde animal saberá identificar o que está causando a alergia no cão por meio de exames clínicos e laboratoriais”, ressalta Marcela. 

Na consulta, é importante que você relate algumas informações, como os hábitos alimentares do seu cachorro nos mínimos detalhes. Anote o nome da ração, os petiscos e alimentos que você costuma oferecer a ele. Não minta ou omita nada ao médico veterinário. Mesmo que você tenha dado algum alimento não recomendado, você deve informar isso ao profissional para que ele possa fazer o diagnóstico corretamente e tratar seu animal como ele precisa.

 

O cachorro com alergia alimentar pode se coçar mais que o normalA alergia alimentar em cães também pode acarretar em feridas na pele e queda de pelo

 

Quais são os os tratamentos mais comuns da alergia de cachorro?

 

Com a causa da alergia alimentar desvendada, o tratamento deve ser administrado com rigor. De fato, não adianta nada comprar o remédio para alergia de cachorro se você não tem a intenção de seguir adequadamente as recomendações relacionadas à alimentação. 

1) Troca da ração de cachorro

Em alguns casos, trocar a ração que você costuma oferecer ao seu cachorro pode ser a solução para tratar a alergia alimentar. Mesmo que você já dê uma ração recomendada e de qualidade a ele, pode ser necessário substituí-la por outra marca ou até mesmo começar a usar uma ração especial, especialmente se o problema do seu pet estiver relacionado ao tamanho da proteína.

2) Vitamina para cachorro e antiparasitários 

Algumas vitaminas e antiparasitários promovem a saúde da pele e do pelo de um cachorro. Caso o seu cão tenha alergia alimentar e apresente lesões na pele, o uso desses recursos pode beneficiar a saúde e bem-estar do pet. Antes de comprar qualquer remédio para alergia de cachorro, peça a orientação de um veterinário de sua confiança. 

3) Remédio para alergia de cachorro 

Com a alergia, cachorro pode ter coceiras em diferentes partes do corpo. Para tratar esse problema tão incômodo, normalmente são administrados corticoides e antialérgicos para que o animal para de machucar a pele ao se coçar. “É importante seguir todas as recomendações do médico veterinário em relação aos horários e dosagens dos medicamentos. Jamais dê algo por conta própria, sem antes consultar o profissional de saúde canina. A administração errada de medicamentos pode levar o seu cachorro a óbito”, alerta a veterinária Marcela Machado

O que os tutores podem fazer para evitar o desenvolvimento da alergia alimentar em cães?

Cães de todas as raças e portes estão sujeitos a desenvolver alergia alimentar. Alguns cuidados, porém, podem evitar que o seu animal de estimação venha a ter problemas.

1) Escolha a ração de cachorro mais adequada

Ao escolher a ração de cachorro, dê preferência a produtos de qualidade, sem corantes artificiais na fórmula. Quanto mais colorida a ração for, mas corante ela terá. Até as rações que não parecem ser coloridas artificialmente podem apresentar corantes adicionados. Portanto, é bom ficar atento à lista de ingredientes e não apenas ao visual do alimento. 

2) Fique de olho nos petiscos coloridos

A escolha dos petiscos deve seguir a mesma orientação da ração: observar bem os ingredientes do produto e evitar alimentos coloridos artificialmente.

3) Ofereça alimentos frescos

Introduzir alimentos frescos na dieta do seu cachorro pode ser importante para evitar alergias, uma vez que você sabe exatamente o que está sendo oferecido. “Verduras, frutas (exceto uva), legumes cozidos e até mesmo as carnes podem ser colocados no comedouro dos cães. Você só deve tomar alguns cuidados como retirar as sementes das frutas, cozinhar os legumes sem sal e preparar a carne sem nenhum tempero, condimento ou óleo”, alerta a veterinária. 

4) Evite alimentos não apropriados para o consumo animal

Quando estamos nos alimentando, é muito difícil resistir à carinha de pidão de um cachorro, não é mesmo? No entanto, alguns alimentos do consumo humano, como o chocolate, são verdadeiros venenos para os animais de estimação e devem ser evitados. 

Convivendo com um cachorro com alergia alimentar

Os tutores de cães com alergias alimentares devem estar sempre atentos ao que o animal come. É importante avisar a todos que têm contato com o pet sobre as necessidades e a lista de alimentos proibidos. Com a alimentação certa e nenhuma exceção, o seu cãozinho poderá viver saudável e com muita qualidade de vida. 

Redação: Guilherme Segal