Adoção

Adote um cachorro ou gatinho: "entrega pet" incentiva adoção virtual durante a quarentena

Projeto no Rio de Janeiro criou o "Entrega Pet" para incentivar a adoção de cachorros e gatos abandonados
Projeto no Rio de Janeiro criou o "Entrega Pet" para incentivar a adoção de cachorros e gatos abandonados

Adotar cachorro ou gato é, antes de tudo, um ato de amor. São milhares de animais abandonados esperando uma família para chamar de sua. Em tempos de isolamento social, muitos projetos de adoção foram pausados e deixaram de acontecer presencialmente, como foi o caso da campanha “Me beija, me adota!”, que circulava nas praças da cidade do Rio de Janeiro durante os finais de semana. Para contornar essa situação e incentivar a adoção sem sair de casa, a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) resolveu lançar o programa “Entrega Pet”, onde o processo para adotar animais abandonados é totalmente virtual. Em quatro meses, cerca de 200 bichinhos ganharam um novo lar com o projeto.

Gatos e cachorros para adotar sem sair de casa: conheça a campanha “Entrega Pet”

O Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo abriga cerca de 900 animais, entre cães e gatos, e todos são oriundos de abandono e maus-tratos. A instituição faz diversas campanhas para encontrar um lar para esses animais e foi impactada pelo isolamento social. Com a suspensão da adoção presencial, a Subem decidiu lançar o “Entrega Pet”, onde é possível adotar um peludinho sem sair de casa. “Essa foi uma medida para incentivar a adoção. Tudo é feito virtualmente e depois entregamos o animal na casa do adotante”, explica Roberto de Paula, subsecretário do Bem Estar Animal da cidade do Rio.

Para incentivar mais ainda a adoção desses animais, a subsecretaria tem usado as redes sociais a seu favor para divulgar os peludinhos candidatos à adoção e contar suas histórias. De abril a julho de 2020, cerca de 200 animais já ganharam um novo lar. “No início de julho, realizamos a primeira Live de Adoção da Prefeitura do Rio, diretamente da Fazenda Modelo, em nossa página no Facebook. Mostramos os animais ao vivo, contamos suas histórias, falamos sobre o seu comportamento, sobre guarda responsável e sobre adaptação no pós-adoção”, conta Roberto. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Esses são alguns dos animais disponíveis para adoção na Fazenda Modelo
    Esses são alguns dos animais disponíveis para adoção na Fazenda Modelo
    Centenas de animais cuidados pelo projeto esperam por um lar
    Centenas de animais cuidados pelo projeto esperam por um lar
    Esses são alguns dos animais disponíveis para adoção na Fazenda Modelo
    Centenas de animais cuidados pelo projeto esperam por um lar

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Bruna adotou a cadela Dorinha pelo projeto "Entrega Pet" durante o isolamento

    Muita gente pode acabar ficando insegura com a ideia de adotar cachorro online, mas a verdade é que todo o processo é bem simples. A Bruna Beck conheceu o “Entrega Pet” por meio de uma reportagem na televisão e resolveu saber mais sobre o projeto, acessando a página do projeto. Foi lá que ela viu o vídeo do resgate da Dorinha e logo se apaixonou! “As imagens me tocaram muito e não foi fácil escolher um dentre os diversos cachorros resgatados naquela ocasião, mas ela chamou minha atenção. Parecia muito magra e debilitada”, lembra Bruna.

    O processo de adoção do “Entrega Pet” passa por várias etapas e a tutora precisou fazer uma entrevista por telefone e enviar vídeos da casa para assegurar que a cachorrinha teria um ambiente adequado para viver: “É muito evidente a preocupação dos envolvidos no programa com a qualificação dos adotantes”.

    Após realizar a entrevista e ter a adoção aprovada, chegou a hora de arrumar a casa para receber a sua nova amiguinha de quatro patas. “Eu não tenho animais de estimação há alguns anos e ter um bichinho na casa exigiu alguma adaptação, sobretudo no caso dela, que ainda precisava de cuidados especiais para se recuperar da situação em que se encontrava. Alegria foi a coisa que a Dorinha mais trouxe aqui para casa. Era nítida a felicidade dela em perceber que tinha um lar, um ambiente seguro em que todos lhe davam muito carinho”, conta Bruna.

    A Dorinha já está há dois meses com a Bruna e a tutora só tem elogios para fazer ao projeto! “Recomendo demais àqueles que têm vontade e condições de adotar um bichinho nesse momento complicado que vivemos. O animal só tem carinho e alegria a oferecer, e faz com que esse período de isolamento passe de forma mais suave”, ressalta. 

    A Dorinha encontrou uma família pelo projeto "Entrega Pet"
    A Dorinha encontrou uma família pelo projeto "Entrega Pet"

    “Quero adotar um gato ou cachorro! O que preciso fazer?”

    A adoção é coisa séria. Por isso, adote um cachorro ou gato sempre com a consciência de que essa é uma responsabilidade para o resto da vida do animal. Se você mora na cidade do Rio de Janeiro e quer adotar um cachorro ou um gato pelo projeto da Prefeitura, o processo é muito simples. Tudo que você precisa é:

    • Ser maior de 18 anos;

    • Apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência;

    • Chamar a equipe do projeto pelo WhatsApp: (21) 99399-3968;

    • Agendar uma entrevista com a coordenadora de adoção, que será realizada por meio de chamada de vídeo;

    • Com a entrevista aprovada, é feito o agendamento do dia da entrega e o Entrega Pet vai até sua casa* com o bichinho!

    *Entrega somente na cidade do Rio de Janeiro.

    Antes de seguir para a nova casa, todos os animais do projeto são castrados, vacinados e microchipados.

    “Entrega Pet” fez tanto sucesso que será um projeto contínuo

    O "Entrega Pet" surgiu como uma ação emergencial para incentivar a adoção de animais durante a quarentena. No entanto, deu tão certo que a ideia é que se torne um projeto contínuo. “Acreditamos que a adoção responsável tem que ser estimulada em qualquer época do ano e da vida! Adotar é um ato de amor”, reforça Roberto. "Muitas pessoas abriram seus lares e corações aos nossos peludinhos e foi muito emocionante presenciar as entregas. Aqueceu o coração da equipe de esperança e nos trouxe a certeza de estarmos no caminho certo”.

    Redação: Juliana Melo

     

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    Próxima matéria

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    Adoção de cachorro: veja uma galeria com animais que ganharam um lar durante a quarentena
    Histórias reais

    Adoção de cachorro: veja uma galeria com animais que ganharam um lar durante a quarentena

    Adotar cachorro é um ato de amor. E, para quem sempre sonhou em ter um companheiro de quatro patas em casa, esse parece ser um bom momento. Os tempos são difíceis, o abandono de cachorro é algo que continua acontecendo e esses bichinhos, mais do que nunca, precisam de um lar. Felizmente, alguns deles já encontraram uma família durante a quarentena, e é desses cãezinhos que nós vamos falar hoje. 

    5 técnicas de relaxamento para acalmar o seu pet na quarentena
    Cuidados

    5 técnicas de relaxamento para acalmar o seu pet na quarentena

    Em tempos de quarentena e isolamento social, quem tem um bichinho em casa certamente deve estar se perguntando em como acalmar cachorro e gato durante esse período. Afinal, ficar em casa pode ser um grande problema para os animais que estão acostumados com os passeios diários. Mas e se nós disséssemos que é possível resolver isso? Existem diferentes formas de evitar que o seu cãozinho ou gatinho sofra com estresse e ansiedade dentro de casa. Yoga para cachorro e calmante natural para gatos são algumas delas. Quer saber quais são as outras? Confira a lista que separamos a seguir!

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet
    Adoção

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet

    Dar as boas vindas a um cachorro em casa é sempre motivo de muita alegria, mas a não ser que você já tenha um nome decidido anteriormente, batizar o novo integrante da família nunca é a tarefa mais simples do mundo. Se você precisa levar a opinião de muita gente em consideração, então, a decisão final fica ainda mais complicada. Por isso, nós resolvemos te ajudar com o guia definitivo com dicas para facilitar o processo + sugestões de nomes para várias raças diferentes de doguinhos: com certeza, você vai conseguir achar um par ao seu amigo!

    Dente de cachorro: um guia completo sobre a anatomia, troca de dentes e cuidados	com a saúde bucal do pet
    Cuidados

    Dente de cachorro: um guia completo sobre a anatomia, troca de dentes e cuidados com a saúde bucal do pet

    Apesar de não serem muito lembrados no dia a dia, os dentes de cachorro exercem um papel super importante na vida do animal: alimentação, brincadeiras e comportamentos são influenciados por eles. Para começar, é com essa parte do corpo que os cães (principalmente os bebês) conhecem muitas coisas no mundo. Quando ainda são cachorros filhotes, aprendem sobre limites: se morder o irmãozinho e ele reclamar, é porque precisa diminuir a força e morder com carinho - ele vai lembrar disso por toda a vida. O processamento dos alimentos que o cachorro come fica por conta deles também.

    Ver Todas >

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho
    Adote um animal

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho

    Se você sempre sonhou em adotar cachorro, mas nunca teve coragem para isso, chegou a hora de entender porque esses animais são tão queridos. As vantagens de ter um cachorro vão muito além da fofura e diversão que os doguinhos podem proporcionar: com um cão do seu lado, é possível adquirir maior senso de responsabilidade e socialização. E não para por aí... quem tem um cachorro em casa nunca se sente sozinho, porque sempre tem o seu companheirinho de quatro patas para compartilhar os bons e maus momentos. Ainda não se convenceu? Então dá só uma olhada no infográfico que nós preparamos para te contar dos benefícios de ter um cachorro do seu lado!

    Como é o comportamento do labrador filhote?
    Adote um animal

    Como é o comportamento do labrador filhote?

    O Labrador é uma das raças de cachorro mais populares e queridas em todo o mundo. Seja adulto, filhote ou idoso, esse é um cão que faz muito sucesso em qualquer idade, mas ninguém pode negar que nos primeiros anos de vida esses doguinhos conseguem ser ainda mais encantadores. As fotos de Labrador filhote estão aí para provar que eles são donos de uma fofura e de um carisma que conquistam qualquer pessoa. 

    Cachorros de raça resgatados de maus-tratos: conheça algumas histórias!
    Adote um animal

    Cachorros de raça resgatados de maus-tratos: conheça algumas histórias!

    Infelizmente, os maus-tratos contra animais ainda é uma realidade que atormenta milhares de pets pelo país, mesmo com a existência de uma lei para protegê-los. O resgate de cachorro maltratado é um ato de amor e coragem que faz parte da rotina de muitos protetores animais. E se engana quem pensa que apenas os cãezinhos vira-latas passam por isso: os cachorros de raça também estão sujeitos a vivenciarem histórias traumáticas. É o caso da Belinha, um Shih Tzu resgatada de maus-tratos, mas que felizmente teve uma nova chance de ser feliz.

    Veja em infográfico dicas infalíveis de como fazer um gato gostar de você
    Adote um animal

    Veja em infográfico dicas infalíveis de como fazer um gato gostar de você

    Adotar um gato pode ser um grande desafio, principalmente para os pais de pet de primeira viagem. Donos de uma personalidade única e genuína, alguns tutores se perguntam: como saber se meu gato me ama? A verdade é que o amor de gato se constrói aos poucos e com a convivência do dia a dia, já que precisam se sentir confortáveis e confiantes com o tutor. 

    Ver Todas >