Adoção

Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

A caixa de areia para gatos é um item obrigatório para se ter em casa. Veja outros produtos indispensáveis
A caixa de areia para gatos é um item obrigatório para se ter em casa. Veja outros produtos indispensáveis

A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. Estamos aqui para te ajudar a saber quais são os principais itens que não podem faltar na casa de quem decidiu adotar gato. Veja só!

A ração para gato é indispensável para cuidar da alimentação do animal

A alimentação é uma das principais formas de fortalecer o organismo dos animais e mantê-los saudáveis. Os felinos encontram todos os nutrientes que precisam na ração para gato, então é preciso comprar pelo menos um pacote do alimento antes de levar um bichano para casa. As opções mais recomendadas são a ração Premium ou Super Premium, que têm uma qualidade nutricional superior às demais e promovem maior saciedade ao animal. Também é possível investir em uma ração úmida para gatos (os famosos sachês).

Vale destacar que, no caso de filhotes de gato, é importante se atentar aos processos de transição alimentar. Tudo começa com a amamentação, que ocorre durante os 30 primeiros dias de vida do animal. Depois é necessário passar pelo desmame para, enfim, introduzir os alimentos sólidos (como a ração) na dieta dele.

Caixa de areia para gatos: um item essencial para a higiene felina

Todo mundo sabe que os felinos são animais que prezam muito pela própria higiene. Eles gostam de ter um cantinho adequado para fazer as suas necessidades, e a caixa de areia para gatos é perfeita para isso. Os gatos recorrem ao acessório por instinto, e até desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes no local. Existem diferentes modelos, como caixa aberta, fechada ou com peneira. Mas não basta apenas comprar o acessório: também é importante escolher uma boa areia de gato.

O granulado de madeira é uma opção sustentável e com bom custo benefício; já a areia de gato sílica é um pouco mais cara, mas compensa totalmente o investimento. Também existem outros tipos de areia mais em conta, como o granulado de argila.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A fonte para gatos é uma forma de estimular a hidratação nos felinos
    A fonte para gatos é uma forma de estimular a hidratação nos felinos

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    A fonte para gatos é a melhor forma de incentivar a hidratação dos pets

    Os gatos não têm o hábito de beber tanta água regularmente, o que pode ser bastante prejudicial para o organismo felino e até desencadear várias doenças renais graves. Mas já reparou que todo gato ama bebericar a água que cai das torneiras e chuveiros? Isso acontece porque esses animais adoram água corrente, mas ela nem sempre é filtrada e potável. Para acabar com o problema, uma das formas de incentivar a hidratação dos bichanos é investindo em uma fonte para gatos. O objeto mantém o líquido em constante movimento, deixando a água sempre fresca e limpa, e os gatinhos se sentem mais estimulados a se hidratarem.

    Toca para gatos: um cantinho especial para seu amigo descansar

    Os gatos têm um horário de sono bem diferente dos humanos, e por isso eles passam a maior parte do dia deitados e aproveitando a própria preguicinha. Então nada mais justo do que promover um lugar aconchegante para que eles possam descansar nessas horas, né? A toca para gatos é ótima para isso, já que ela acaba se tornando uma espécie de refúgio para os bichanos tirarem uma soneca no dia a dia (ou apenas se esconderem mesmo, que é um outro hábito desses animais). Lá seu amigo vai se sentir mais seguro e confortável, e você não vai precisar se desesperar quando ele sumir porque já sabe onde ele vai estar. 

    O arranhador para gatos estimula os instintos naturais do bichano

    Existem vários brinquedos para gatos que são bem-vindos na rotina do seu amigo de quatro patas, mas um que definitivamente não pode faltar na sua casa é o arranhador. Para gatos, o hábito de afiar as garras é totalmente instintivo e natural, e não é algo que deve ser inibido pelos tutores. Então para que o sofá, cortinas e outros móveis não sejam alvos das garras dos felinos, o ideal é direcionar o instinto para o objeto certo: o arranhador para gatos. É possível encontrar diferentes tipos de acessórios no mercado, como arranhador de papelão ou tradicional de sisal. Também tem modelos com vários andares, e alguns que podem ser acoplados nas laterais do sofá. Escolha um e faça seu pet feliz! 

    Redação: Juliana Melo

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Próxima matéria

    Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato
    Raças

    Norueguês da Floresta: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    O gato Norueguês da Floresta chama a atenção por onde passa, principalmente por conta do seu porte. Essa é uma raça de gato grande e que tem o corpo bem robusto, coberto por pelos longos e lisos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e apertável. Também é um animal super gentil e carinhoso, e por isso consegue conquistar a todos com facilidade. 

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Ver Todas >

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Pastor Belga: 10 características da raça de cachorro grande

    O Pastor Belga é um cãozinho muito peculiar e surpreendente. Ele tem um porte grande, e embora muitas vezes seja confundido com o Pastor Alemão, a verdade é que existem diferenças bem notáveis entre as duas raças - basta ter um olhar mais atento. Além disso, poucas pessoas sabem, mas o Pastor Belga tem algumas variações, como o Pastor Belga Malinois e o Pastor Belga Groenendael. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Adote um animal

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >