Filhotes

Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse "furacão" canino cheio de energia

Educar cachorro filhote é um grande desafio, mas não é impossível
Educar cachorro filhote é um grande desafio, mas não é impossível

Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo. Aliás, os brinquedos de cachorro estarão sempre espalhados pela casa, não importa quantas vezes você os guarde ao longo do dia.

Sabe aquelas plantas que você deixava no chão? Pois é, vai ter que mudar tudo de lugar. Um dia você vai chegar em casa depois do trabalho e as almofadas terão “explodido” na sala, mas tudo bem: você será recepcionado com tanta euforia que até vai relevar. Você também vai encontrar xixi de cachorro no lugar errado algumas vezes, mas logo depois vai ter motivos para comemorar quando o filhote acertar o tapetinho pela primeira vez. A adoção de filhote de cachorro vem acompanhada de muitas emoções: você vai se estressar, ficar cansado, ter que mudar a rotina da casa… por outro lado, a gente garante que você vai descobrir um amor gigante e receberá muito carinho em troca!

Mas, afinal, como sobreviver a esses primeiros meses super intensos depois de adotar um filhote de cachorro? O Patas da Casa separou algumas dicas para te ajudar!

A adoção de filhote de cachorro precisa de adaptações em todas as áreas da sua vida

Nem sempre dá para se planejar para adotar um filhote de cachorro. Um dia você vai ao mercado, passa por uma feirinha de adoção e se apaixona por um filhotinho. Não tem jeito: muitas vezes nós somos os adotados! Mesmo assim, tenha consciência de que esse processo precisa de uma longa adaptação. O cachorro filhote ainda não sabe nada sobre o mundo, não se comunica direito e nem entende o que é limite e obediência. Os primeiros dias podem ser bem cansativos.

Antes de tudo, você precisa de alguns itens básicos: ração de cachorro filhote, potinhos para comida e água, tapete higiênico ou jornal, um lugar para o cãozinho descansar e alguns brinquedinhos para já direcionar as mordidas (seus móveis agradecem). É importante já se programar também para os gastos veterinários, indispensáveis nesta fase. Se você passa um tempo fora de casa, tire do alcance do cãozinho tudo que possa ser destruído. Se puder deixá-lo com acesso restrito a alguns cômodos, melhor ainda. Lembre-se que um cachorro filhote pode encontrar dentro de si a energia de uns 10 cachorros adultos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O filhote de cachorro precisa dos estímulos corretos para gastar energia
    O filhote de cachorro precisa dos estímulos corretos para gastar energia

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    O filhote de cachorro precisa que você dedique algumas horas para ele

    Um conselho comum entre os adestradores e comportamentalistas é: o filhote de cachorro precisa estar cansado na maior parte do tempo. E apesar de ter uma energia absurda, não é difícil alcançar esse objetivo. As brincadeiras para cachorro e os passeios (quando ele tiver tomado todas as vacinas) dão conta disso, desde que sejam feitos diariamente. Por isso, é fundamental dedicar algumas horas do dia para gastar a energia do filhotinho

    No processo de descoberta do mundo, o filhote de cachorro vai dedicar toda a sua curiosidade e energia para explorar e conhecer tudo que vê pela frente. Algumas raças podem ser mais bagunceiras e desobedientes que outras, e é importante você se auto avaliar no processo de educar um filhote. Não está conseguindo corrigir certos comportamentos? O cachorro está agressivo? Chame um adestrador profissional. Aliás, o adestramento não é indicado apenas para cãezinhos mais problemáticos: o treinamento ajuda o animal a conviver melhor em casa e na sociedade. E quanto antes ele começar a ser treinado, melhor!

    Adotar cachorro filhote: pratique a paciência e desapegue de alguns padrões na sua casa

    Ao ver o filhote de cachorro para adoção na feirinha, provavelmente você nem imagina que ele vai se transformar em um furacão quando chegar em casa. Mordidas, xix no lugar errado, comportamentos inadequados, choro à noite e algumas destruições são cenas normais nas primeiras semanas. Por mais básica que seja, a nossa dica é: tenha paciência! Não adianta querer manter a casa da mesma forma de antes ou que o animal aprenda as coisas de um dia para o outro. Educar cachorro é um processo gradual, e que vai depender muito mais do tutor do que do próprio animal.

    Para começar, desapegue um pouco da decoração e até arrumação da casa. Muita coisa precisa ser tirada do lugar até que o cãozinho aprenda que não pode sair por aí devorando tudo que vê pela frente. A limpeza também é um ponto: é normal que o cachorro filhote faça as necessidades em qualquer lugar (tapete, sofá, cama), já que isso ainda não foi ensinado para ele. A melhor coisa a se fazer é ficar atento aos sinais de que o cachorro está se preparando para fazer xixi e cocô ou limitar o acesso dele a alguns cômodos. E se ele errar, tudo bem. Existem diversas técnicas para limpar xixi de cachorro do sofá ou outro móvel.

    Por mais que esses momentos façam o sangue subir, não grite com o cachorro para não traumatizá-lo. O comportamento do animal ainda está se moldando e vai depender muito da forma como você reage aos erros e acertos dele. Corrija com firmeza, direcione os comportamentos errados e recompense os acertos: esses são os princípios para lidar com a educação de um cachorro filhote.

    Redação: Luana Lopes

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Próxima matéria

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia
    Raças

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

    Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Como adaptar um cachorro idoso com um filhote de cachorro cheio de energia?
    Sênior

    Como adaptar um cachorro idoso com um filhote de cachorro cheio de energia?

    Adotar um filhote de cachorro requer muitas responsabilidades, ainda mais para quem já tem um cãozinho idoso em casa. Cada animal tem um comportamento canino próprio e lida com as situações de maneiras diferentes e, por isso, é fundamental saber como socializar cachorros nessas circunstâncias. Sem os cuidados certos, o cão mais velho, por exemplo, pode acabar ficando com ciúmes do mais novo e isso pode desencadear uma série de problemas de convivência entre os doguinhos. Para te ajudar nessa missão, entrevistamos o adestrador Anderson Gonsales, que explicou como deve ser feita essa adaptação de cachorros com outros cachorros. Dá só uma olhada!

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)
    Adoção

    6 coisas que você precisa saber antes de adotar um cachorro vira-lata (filhote ou adulto)

    Adotar cachorro é um ato de amor! Ainda mais se ele for um cão sem raça definida (SRD), que é popularmente conhecido como vira-lata aqui no Brasil. Esses animais geralmente vivem nas ruas e só procuram um lar para chamar de seu. Felizmente, de uns tempos pra cá eles se tornaram os queridinhos dos amantes de cachorros. Não é à toa que o vira-lata caramelo virou praticamente um verdadeiro símbolo brasileiro! Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de adotar um cachorro vira-lata? Que características são próprias desse cãozinho e que cuidados são necessários com ele? Reunimos 6 coisas que você precisa saber antes de ter um vira-latinha em casa. Chega mais!

    Ver Todas >

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
    Adote um animal

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

    É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar
    Adote um animal

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar

    É praticamente impossível resistir à fofura dos filhotes de cachorro. Pequeninos, os cãezinhos têm uma facilidade enorme em conquistar nossos corações apenas com um olhar e algumas lambidas. Não é à toa que, geralmente, a maioria das pessoas acaba comprando ou adotando um cachorro filhote. Além de ser mais fácil de treinar e adaptar esses cães a um novo ambiente, outro motivo claro para essa escolha é que os filhotinhos são realmente muito fofos.

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça
    Adote um animal

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça

    Essa apaixonante raça é uma das mais populares entre os amantes de felinos: o gato Persa, além de sua aparência exótica, tem uma personalidade única que encanta os gateiros. Dóceis e muito afetuosos, os Persas apreciam ambientes calmos. Embora muita gente já conheça seu temperamento e sua aparência, existem algumas singularidades da raça de gato que não são muito populares. 

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos
    Adote um animal

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos

    Existem diferentes raças de cachorro espalhadas pelo mundo. Algumas são mais conhecidas, outras menos… e ainda tem cachorro de raça que quase ninguém conhece, como é o caso do Norsk Lundehund. Esta raça é considerada bastante rara e é originária da Noruega, mas o que realmente chama a atenção é que, diferente de outros cães, o Norsk Lundehund - também chamado de Lundehund Norueguês.

    Ver Todas >