Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo. Aliás, os brinquedos de cachorro estarão sempre espalhados pela casa, não importa quantas vezes você os guarde ao longo do dia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sabe aquelas plantas que você deixava no chão? Pois é, vai ter que mudar tudo de lugar. Um dia você vai chegar em casa depois do trabalho e as almofadas terão “explodido” na sala, mas tudo bem: você será recepcionado com tanta euforia que até vai relevar. Você também vai encontrar xixi de cachorro no lugar errado algumas vezes, mas logo depois vai ter motivos para comemorar quando o filhote acertar o tapetinho pela primeira vez. A adoção de filhote de cachorro vem acompanhada de muitas emoções: você vai se estressar, ficar cansado, ter que mudar a rotina da casa… por outro lado, a gente garante que você vai descobrir um amor gigante e receberá muito carinho em troca!

Mas, afinal, como sobreviver a esses primeiros meses super intensos depois de adotar um filhote de cachorro? O Patas da Casa separou algumas dicas para te ajudar!

A adoção de filhote de cachorro precisa de adaptações em todas as áreas da sua vida

Nem sempre dá para se planejar para adotar um filhote de cachorro. Um dia você vai ao mercado, passa por uma feirinha de adoção e se apaixona por um filhotinho. Não tem jeito: muitas vezes nós somos os adotados! Mesmo assim, tenha consciência de que esse processo precisa de uma longa adaptação. O cachorro filhote ainda não sabe nada sobre o mundo, não se comunica direito e nem entende o que é limite e obediência. Os primeiros dias podem ser bem cansativos.

Antes de tudo, você precisa de alguns itens básicos: ração de cachorro filhote, potinhos para comida e água, tapete higiênico ou jornal, um lugar para o cãozinho descansar e alguns brinquedinhos para já direcionar as mordidas (seus móveis agradecem). É importante já se programar também para os gastos veterinários, indispensáveis nesta fase. Se você passa um tempo fora de casa, tire do alcance do cãozinho tudo que possa ser destruído. Se puder deixá-lo com acesso restrito a alguns cômodos, melhor ainda. Lembre-se que um cachorro filhote pode encontrar dentro de si a energia de uns 10 cachorros adultos.


O filhote de cachorro precisa dos estímulos corretos para gastar energia
O filhote de cachorro precisa dos estímulos corretos para gastar energia

O filhote de cachorro precisa que você dedique algumas horas para ele

Um conselho comum entre os adestradores e comportamentalistas é: o filhote de cachorro precisa estar cansado na maior parte do tempo. E apesar de ter uma energia absurda, não é difícil alcançar esse objetivo. As brincadeiras para cachorro e os passeios (quando ele tiver tomado todas as vacinas) dão conta disso, desde que sejam feitos diariamente. Por isso, é fundamental dedicar algumas horas do dia para gastar a energia do filhotinho

No processo de descoberta do mundo, o filhote de cachorro vai dedicar toda a sua curiosidade e energia para explorar e conhecer tudo que vê pela frente. Algumas raças podem ser mais bagunceiras e desobedientes que outras, e é importante você se auto avaliar no processo de educar um filhote. Não está conseguindo corrigir certos comportamentos? O cachorro está agressivo? Chame um adestrador profissional. Aliás, o adestramento não é indicado apenas para cãezinhos mais problemáticos: o treinamento ajuda o animal a conviver melhor em casa e na sociedade. E quanto antes ele começar a ser treinado, melhor!

Adotar cachorro filhote: pratique a paciência e desapegue de alguns padrões na sua casa

Ao ver o filhote de cachorro para adoção na feirinha, provavelmente você nem imagina que ele vai se transformar em um furacão quando chegar em casa. Mordidas, xix no lugar errado, comportamentos inadequados, choro à noite e algumas destruições são cenas normais nas primeiras semanas. Por mais básica que seja, a nossa dica é: tenha paciência! Não adianta querer manter a casa da mesma forma de antes ou que o animal aprenda as coisas de um dia para o outro. Educar cachorro é um processo gradual, e que vai depender muito mais do tutor do que do próprio animal.

Para começar, desapegue um pouco da decoração e até arrumação da casa. Muita coisa precisa ser tirada do lugar até que o cãozinho aprenda que não pode sair por aí devorando tudo que vê pela frente. A limpeza também é um ponto: é normal que o cachorro filhote faça as necessidades em qualquer lugar (tapete, sofá, cama), já que isso ainda não foi ensinado para ele. A melhor coisa a se fazer é ficar atento aos sinais de que o cachorro está se preparando para fazer xixi e cocô ou limitar o acesso dele a alguns cômodos. E se ele errar, tudo bem. Existem diversas técnicas para limpar xixi de cachorro do sofá ou outro móvel.

Por mais que esses momentos façam o sangue subir, não grite com o cachorro para não traumatizá-lo. O comportamento do animal ainda está se moldando e vai depender muito da forma como você reage aos erros e acertos dele. Corrija com firmeza, direcione os comportamentos errados e recompense os acertos: esses são os princípios para lidar com a educação de um cachorro filhote.

Redação: Luana Lopes