A adoção de cachorro é um ato de amor que sempre traz mais alegria para a casa. A companhia desses animais faz toda a diferença no dia a dia e pode nos ensinar muitas coisas. O mais incrível de tudo isso - e que poucas pessoas sabem - é que existem diversos estudos que comprovam que o amor de cachorro também faz bem para a saúde dos humanos, o que só aumenta a lista de motivos para ter um doguinho do seu lado. O Patas da Casa reuniu 4 benefícios da adoção de cachorro para a saúde dos tutores, confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Adote um cachorro: convivência com doguinho faz bem para o coração

Segundo um artigo publicado no Britsh Journal of Health, ter um cachorrinho em casa pode fazer muito bem para o coração. A publicação reuniu uma série de pesquisas que indicam que os tutores de cachorro tendem a ter menos problemas com colesterol alto e também têm melhor pressão arterial. Isso acontece porque os pais de pet costumam praticar mais exercícios e se estressar menos. Os benefícios para o coração podem até mesmo diminuir as chances de um ataque cardíaco.

2) A adoção de cachorro contribui para um corpo mais jovem

Adotar cachorro pode ser a solução dos problemas para aquelas pessoas que desejam ter um corpo mais jovem. Um estudo realizado pela Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, analisou mais de 500 idosos com uma média de 79 anos. O resultado da análise apontou que as pessoas que moravam com um cachorro apresentavam um corpo proporcional a alguém dez vezes mais novo. Neste caso, mais uma vez a relação do estímulo aos exercícios físicos com a convivência com os cachorros é associada. Os passeios com o cão e as brincadeiras têm uma influência clara nesse aspecto. Além disso, ter um cachorro faz com que os idosos superem a falta de incentivo, problemas com o clima e preocupações com a própria saúde.

 

Amor de cachorro: Bartô e Luana Lopes são amigos inseperáveisAdote um cachorro! Billy é a alegria da casa do Juan CostaAdoção de cachorro: Baphomet e Newton Vianna não se desgrudam por nadaO amor de cachorro do Froid mudou a vida da Esther MograbiAdotar cachorro é ter um amigo para contar, assim como o Luiz Paulo conta com a companhia da BrisaAmora e Ana Heloísa são o exemplo perfeito da cumplicidade entre tutor e dono

 

3) O amor de cachorro deixa o tutor mais tranquilo

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Comunidade de Virgínia , nos Estados Unidos, analisou o estresse de 75 funcionários de uma empresa. Os funcionários foram separados entre três grupos, sendo eles: os que levavam o cachorro para o trabalho, os que não levavam e aqueles que não tinham cachorro. Durante o dia, os pesquisadores analisaram o nível de cortisol (hormônio que serve para calcular o estresse de uma pessoa) dos participantes. O resultado mostrou que as pessoas que não tinham cachorro estavam mais estressadas, sendo que o nível de estresse  era menor naqueles que levavam o pet para o trabalho. Aqueles que deixaram o doguinho em casa ficaram com o segundo menor nível de estresse.

Da mesma forma que os cãezinhos podem influenciar em nosso humor, nós também podemos influenciar no deles. A relação entre cachorro e dono é tão profunda, que o pet pode identificar o humor dono e reproduzir alguns de seus comportamentos.

4) Adoção de cachorro: crianças tem menos chances de desenvolver problemas respiratórios convivendo com um cãozinho

As crianças que são expostas a cachorros e outros tipos de animais no primeiro ano de vida tem menos chances de desenvolver asma na infância. É isso que indica um estudo publicado na revista científica americana JAMA Pediatrics. A pesquisa analisou mais de 600 mil crianças e apontou que a convivência com os bichinhos de estimação afeta positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico, e por isso as chances de desenvolver problemas respiratórios são reduzidas.

Adote um cachorro e sua vida vai mudar para melhor!

São tantos benefícios que a companhia de um cãozinho pode trazer para a nossa saúde e para a nossa vida que o que não faltam são motivos para adotar um animal de estimação. Afinal, todo mundo quer ter um coração mais forte, um corpo mais saudável e o sistema imunológico fortalecido, né? Mas não para por aí: o cachorro também é um grande companheiro que vai estar do seu lado pro que der e vier. Na saúde e na doença, faça chuva ou faça sol, seu amigo de quatro patas nunca vai te abandonar. O amor de cachorro é puro e verdadeiro, e pode mudar a nossa vida para melhor de diferentes formas.

Redação: Hyago Bandeira