Adestramento

Adestramento de cães: pra que serve e como fazer?

O adestramento de cães pode ser feito em qualquer idade, mas tem resultados mais rápido em filhotes.
O adestramento de cães pode ser feito em qualquer idade, mas tem resultados mais rápido em filhotes.

Filhote de cachorro é que nem criança, né? Gosta de brincar, correr, fazer bagunça e não conhece bem os limites das brincadeiras. É por isso que o adestramento torna-se essencial no dia a dia, principalmente quando o pet é ainda muito filhote. Para que você entenda melhor como funciona o adestramento - e o porquê de ele ser tão importante - nós preparamos um tutorial esclarecendo vários pontos importantes. Confira já e aprenda a educar o seu cachorro!

Como adestrar um cachorro? Existe idade certa para iniciar o adestramento?

Existem diversas técnicas de adestramento que podem ter ajudar a ensinar os comportamentos desejados aos seus cachorros. Usar petiscos para ensiná-lo a sentar é um bom exemplo de como adestrar um cachorro. Isso é uma forma de estímulo positivo que faz com que ele associe essa ação a algo bom. O oposto também pode ser feito, borrifando água no rosto ou fazendo barulhos altos quando ele pular em alguém ou tentar roubar comida da mesa.

Engana-se quem pensa que apenas os filhotes podem ser adestrados. Cães adultos também podem (e devem) passar pelo adestramento quando for necessário. No entanto, educar o animal ainda filhote acaba sendo bem mais vantajoso. Afinal, nos primeiros meses de vida, o cachorro consegue absorver melhor as informações e ainda não possui manias já bem construídas. Por isso, é mais fácil impor limites, criar disciplina, passear junto de você e aprender a fazer as necessidades no lugar certo. A nossa dica é que você inicie o adestramento o mais rápido possível, mesmo que o pet tenha menos de 6 meses.

É necessário contratar um adestrador de cachorro?

Muitas pessoas ficam na dúvida se é necessário (ou não) contratar um adestrador de cães para educar o pet. A verdade é que esse processo é bem mais simples do que parece - ou seja, é possível sim adestrar cachorro por conta própria. Você pode, por exemplo, ensinar o cachorro a não morder (mesmo que seja de brincadeira), a fazer xixi no lugar certo, a sentar, dar a patinha e ser mais obediente.

Apesar de o adestramento ser algo simples na maioria das vezes, vale destacar que - em alguns casos - é importante recorrer à ajuda de um adestrador de cachorro. O profissional é devidamente preparado para lidar com cães medrosos, agressivos e consegue reverter bem situações em que o cão se comporta de forma indevida (quando tem o hábito de rosnar ou latir para estranhos na rua, por exemplo).

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.
    O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

    Quando se trata de adestramento, uma das principais dúvidas é como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. A verdade é que esse é um processo mais longo e que demanda paciência - portanto, é importante que você siga as instruções e nunca grite com o cachorro. 

    Antes de tudo, você deve definir um local (de preferência, um cantinho com um sanitário higiênico para pets ou jornal) onde o cão irá fazer as suas necessidades. Depois, caso você perceba o filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “não” num tom de voz equilibrado e leve-o até o local adequado. Aos poucos, ele entenderá a mensagem de que ali é o local certo para fazer as necessidades. Mas lembre-se de que é necessário ter paciência - afinal, ele é apenas um filhote e acidentes vão acontecer. 

    Um erro que muita gente comete é advertir o cachorro muito tempo depois de o acidente ter ocorrido. Não adianta encontrar uma poça de xixi, por exemplo, e levar o cão de volta ao local para adverti-lo, pois ele já terá esquecido e não entenderá o seu ponto. Ou seja, o “não” deve ser dado quando ele for pego no flagra, ok? Caso contrário, você deve apenas limpar o xixi sem falar nada com o cachorro ou ele pode associar a bronca a algo que estava fazendo no momento como, por exemplo, roer um ossinho ou brincar com uma bolinha. 

    Além disso, caso você perceba que o seu cão gosta de fazer as necessidades em determinado horário, outra dica interessante é levá-lo pela guia até o local e, então, esperar até que ele faça as necessidades. Assim, você cria um hábito que tende a se tornar rotineiro. Aos poucos, o animal entenderá o recado e aprenderá direitinho. 

    Quanto custa um adestrador de cães?

    É importante destacar que o preço do adestramento depende muito de vários fatores - da cidade em que você vive e do número de aulas que serão necessárias, por exemplo. Existem serviços de adestramento que costumam cobrar um preço fixo por aula (que costuma ser de R$90 ou mais, dependendo do local). No entanto, caso você queira contratar um adestrador particular, o preço costuma ser mais alto e deve ser acordado com o profissional. Caso a sua cachorrinha fique agitada ou mais agressiva no período do cio, por exemplo, a nossa dica é entrar em contato com um adestrador de cadela para reverter a situação. 

    Redação: Carolina Damasceno

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Próxima matéria

    Arranhador de sofá: o investimento vale a pena? Quando é indicado?

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro
    Adestramento

    Adestramento de cães: 5 coisas que você precisa saber antes de adestrar o seu cachorro

    A melhor forma de lidar com um cachorro bagunceiro ou que não sabe se comportar é estabelecendo limites e ensinando a ele o que é certo e errado. E como fazer isso, afinal? O adestramento de cães pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, desde que seja feito do jeito correto. Assim como qualquer campo de conhecimento, existem algumas regras básicas que todo tutor precisa saber antes de adestrar cachorro, como quais são as técnicas mais utilizadas e qual a melhor idade para iniciar o adestramento de cães.

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Cães e gatos pretos: por que eles são mais rejeitados na hora da adoção?
    Histórias reais

    Cães e gatos pretos: por que eles são mais rejeitados na hora da adoção?

    Na hora de adotar um pet, muita gente nem imagina a dificuldade que é conseguir arranjar uma família para os bichinhos de pelagem mais escura. Seja um gato preto filho ou um cachorro preto grande: eles raramente são escolhidos pelos adotantes. Mas por que isso acontece, afinal? Pesquisas feitas pela ASPCA, American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, revelam pelo menos dois motivos para que os animais de cor preta sejam mais rejeitados na hora da adoção: a Síndrome do Grande Cachorro Preto e a ideia de que o gato preto está ligado a superstições.

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo
    Adestramento

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo

    Depois de adotar um cachorro, é bom ter em mente que nem tudo será diversão. Os aprendizados também devem fazer parte da rotina do animal. Quanto antes os treinos começarem, mais fácil será para o cachorro aprender - e, consequentemente, a convivência com o cãozinho será melhor em todos os sentidos. O adestramento nem sempre precisa ser feito com um profissional.

    Ver Todas >

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?
    Comportamento animal

    Gato gigante: como é o comportamento dos felinos que são maiores que o normal?

    Os felinos são animais misteriosos, elegantes e apaixonantes. Os gatos gigantes, além de carregarem todas essas virtudes, possuem o diferencial de serem enormes - muitas vezes podendo pesar mais de 10kgs. As raças de gato gigante despertam muitas curiosidades nas pessoas, principalmente sobre o comportamento desses grandes pets. Afinal de contas, se você pretende ter um gato gigante como seu novo amigo, é importante saber como será seu temperamento. 

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa
    Comportamento animal

    5 truques para ensinar ao cachorro em casa

    Muitos tutores se perguntam como ensinar truques para cachorro, mas acabam desistindo no meio do caminho. De fato, esse é um processo que requer muita paciência, persistência e firmeza na hora de repassar os comandos para os cães, mas aqui vai um spoiler: todo o esforço vale muito a pena! Os truques para cachorro são uma ótima forma de estimular a mente do seu doguinho, educá-lo e até de melhorar a comunicação entre vocês. 

    Gatos escolhem seus donos?
    Comportamento animal

    Gatos escolhem seus donos?

    Adotar gato é sempre um lindo ato de amor e carinho. Mas muitas vezes os tutores dizem que não foram eles que escolheram o gato, mas sim que “um gato me adotou”. Às vezes ele aparece na sua porta, invade sua casa ou te segue na rua. E vamos combinar que é impossível não se apaixonar por um bichano com olhar pidão, né?! Os gatos são únicos e têm comportamentos muito peculiares, o que fazem deles ótimas companhias.   

    Gato morde para demonstrar carinho?
    Comportamento animal

    Gato morde para demonstrar carinho?

    Seu gato morde quando você faz carinho nele? Se a resposta for sim, então você provavelmente já se questionou por que os gatos mordem e qual é o significado dessas mordidinhas. Muitas pessoas têm dúvidas se o comportamento é sinônimo de afeto ou não, já que os felinos costumam expressar seus sentimentos de forma diferente do que estamos habituados. Eles são mais sutis, delicados e às vezes acabam sendo mal interpretados. 

    Ver Todas >