Adestramento

Adestramento de cães: pra que serve e como fazer?

O adestramento de cães pode ser feito em qualquer idade, mas tem resultados mais rápido em filhotes.
O adestramento de cães pode ser feito em qualquer idade, mas tem resultados mais rápido em filhotes.

Filhote de cachorro é que nem criança, né? Gosta de brincar, correr, fazer bagunça e não conhece bem os limites das brincadeiras. É por isso que o adestramento torna-se essencial no dia a dia, principalmente quando o pet é ainda muito filhote. Para que você entenda melhor como funciona o adestramento - e o porquê de ele ser tão importante - nós preparamos um tutorial esclarecendo vários pontos importantes. Confira já e aprenda a educar o seu cachorro!

Como adestrar um cachorro? Existe idade certa para iniciar o adestramento?

Existem diversas técnicas de adestramento que podem ter ajudar a ensinar os comportamentos desejados aos seus cachorros. Usar petiscos para ensiná-lo a sentar é um bom exemplo de como adestrar um cachorro. Isso é uma forma de estímulo positivo que faz com que ele associe essa ação a algo bom. O oposto também pode ser feito, borrifando água no rosto ou fazendo barulhos altos quando ele pular em alguém ou tentar roubar comida da mesa.

Engana-se quem pensa que apenas os filhotes podem ser adestrados. Cães adultos também podem (e devem) passar pelo adestramento quando for necessário. No entanto, educar o animal ainda filhote acaba sendo bem mais vantajoso. Afinal, nos primeiros meses de vida, o cachorro consegue absorver melhor as informações e ainda não possui manias já bem construídas. Por isso, é mais fácil impor limites, criar disciplina, passear junto de você e aprender a fazer as necessidades no lugar certo. A nossa dica é que você inicie o adestramento o mais rápido possível, mesmo que o pet tenha menos de 6 meses.

É necessário contratar um adestrador de cachorro?

Muitas pessoas ficam na dúvida se é necessário (ou não) contratar um adestrador de cães para educar o pet. A verdade é que esse processo é bem mais simples do que parece - ou seja, é possível sim adestrar cachorro por conta própria. Você pode, por exemplo, ensinar o cachorro a não morder (mesmo que seja de brincadeira), a fazer xixi no lugar certo, a sentar, dar a patinha e ser mais obediente.

Apesar de o adestramento ser algo simples na maioria das vezes, vale destacar que - em alguns casos - é importante recorrer à ajuda de um adestrador de cachorro. O profissional é devidamente preparado para lidar com cães medrosos, agressivos e consegue reverter bem situações em que o cão se comporta de forma indevida (quando tem o hábito de rosnar ou latir para estranhos na rua, por exemplo).

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.
    O estílumo positivo ajuda no ensino de truques durante o adestramento de cães.

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

    Quando se trata de adestramento, uma das principais dúvidas é como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. A verdade é que esse é um processo mais longo e que demanda paciência - portanto, é importante que você siga as instruções e nunca grite com o cachorro. 

    Antes de tudo, você deve definir um local (de preferência, um cantinho com um sanitário higiênico para pets ou jornal) onde o cão irá fazer as suas necessidades. Depois, caso você perceba o filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “não” num tom de voz equilibrado e leve-o até o local adequado. Aos poucos, ele entenderá a mensagem de que ali é o local certo para fazer as necessidades. Mas lembre-se de que é necessário ter paciência - afinal, ele é apenas um filhote e acidentes vão acontecer. 

    Um erro que muita gente comete é advertir o cachorro muito tempo depois de o acidente ter ocorrido. Não adianta encontrar uma poça de xixi, por exemplo, e levar o cão de volta ao local para adverti-lo, pois ele já terá esquecido e não entenderá o seu ponto. Ou seja, o “não” deve ser dado quando ele for pego no flagra, ok? Caso contrário, você deve apenas limpar o xixi sem falar nada com o cachorro ou ele pode associar a bronca a algo que estava fazendo no momento como, por exemplo, roer um ossinho ou brincar com uma bolinha. 

    Além disso, caso você perceba que o seu cão gosta de fazer as necessidades em determinado horário, outra dica interessante é levá-lo pela guia até o local e, então, esperar até que ele faça as necessidades. Assim, você cria um hábito que tende a se tornar rotineiro. Aos poucos, o animal entenderá o recado e aprenderá direitinho. 

    Quanto custa um adestrador de cães?

    É importante destacar que o preço do adestramento depende muito de vários fatores - da cidade em que você vive e do número de aulas que serão necessárias, por exemplo. Existem serviços de adestramento que costumam cobrar um preço fixo por aula (que costuma ser de R$90 ou mais, dependendo do local). No entanto, caso você queira contratar um adestrador particular, o preço costuma ser mais alto e deve ser acordado com o profissional. Caso a sua cachorrinha fique agitada ou mais agressiva no período do cio, por exemplo, a nossa dica é entrar em contato com um adestrador de cadela para reverter a situação. 

    Redação: Carolina Damasceno

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Próxima matéria

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Cães e gatos pretos: por que eles são mais rejeitados na hora da adoção?
    Histórias reais

    Cães e gatos pretos: por que eles são mais rejeitados na hora da adoção?

    Na hora de adotar um pet, muita gente nem imagina a dificuldade que é conseguir arranjar uma família para os bichinhos de pelagem mais escura. Seja um gato preto filho ou um cachorro preto grande: eles raramente são escolhidos pelos adotantes. Mas por que isso acontece, afinal? Pesquisas feitas pela ASPCA, American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, revelam pelo menos dois motivos para que os animais de cor preta sejam mais rejeitados na hora da adoção: a Síndrome do Grande Cachorro Preto e a ideia de que o gato preto está ligado a superstições.

    5 zoonoses que precisam da sua atenção: raiva canina, leishmaniose em cães e outras
    Saúde

    5 zoonoses que precisam da sua atenção: raiva canina, leishmaniose em cães e outras

    Raiva canina, leptospirose em cães, leishmaniose canina... todas as essas doenças graves que atingem os cachorros têm algo em comum: são zoonoses. Esse é o termo usado para descrever infecções ou doenças que podem ser transmitidas de animais para os seres humanos. Prevení-las (tanto em você quanto no seu animal) não é difícil, bastam alguns cuidados simples!

    O que você deve considerar na hora de contratar um passeador de cães?
    Passeio

    O que você deve considerar na hora de contratar um passeador de cães?

    Muitos tutores encontram no passeador de cães, também chamado de dog walker, uma alternativa para gastar a energia do animal. É essencial que o seu cachorro tenha uma rotina de exercícios físicos para se manter saudável, tanto no aspecto físico quanto mental. Além disso, o passeio, que geralmente é feito em grupo, é uma oportunidade do animal socializar com outros cachorros. O serviço tem se tornado cada vez mais popular por aqui. Funciona assim: o passeador busca seu cachorro em casa no horário e dia previamente combinado e fica cerca de 1h com ele na rua. A quantidade de cães por passeio varia, mas também é possível contratar um dog walker para caminhadas individuais.

    Ver Todas >

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento
    Comportamento animal

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento

    Cuidar de cachorro é um dos maiores prazeres na vida de qualquer tutor. Tanto é que muitas vezes os cães passam a ser considerados como “filhos” pelos humanos. O que poucos percebem é que, além dos cuidados com a alimentação e saúde do animal, também é importante se atentar a alguns acessórios essenciais para lidar com o cachorro no dia a dia, como é o caso da coleira para cães.

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro
    Comportamento animal

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Já parou para se perguntar como funciona o cérebro do cachorro? Essa é uma questão que pode intrigar muitos tutores, já que esses animais muitas vezes nos surpreendem com alguns comportamentos. Afinal, não dá para negar que, embora irracionais, os cães conseguem ser muito inteligentes! Eles são capazes de aprender vários tipos de comandos e muitas vezes parecem nos entender como ninguém. Então, como será que funciona a memória e o cérebro de cachorro?

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?
    Comportamento animal

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?

    No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! 

    Como é o temperamento do Poodle?
    Comportamento animal

    Como é o temperamento do Poodle?

    O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos.

    Ver Todas >