A maioria dos tutores não conseguem ensinar os comandos básicos ao seu novo filhote de cachorro. Como ensinar o cachorro a sentar? Como ensinar o cachorro a dar a pata? Muitas vezes, parece que o cão não está interessado o suficiente, mas o adestramento é, na verdade, uma aula para o dono se comunicar melhor com o seu canino. Assim, ele conseguirá ter uma relação de parceria e companheirismo com aquele animal.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando a gente fala de adestramento de cães, muitos donos pensam que o profissional só deve ser chamado caso o animal apresente alguma mudança em seu comportamento ou personalidade. Não espere isso acontecer para investir em aulas que vão melhorar a qualidade de vida e a rotina do seu amigo. Alguns comandos básicos - sentar, deitar ou dar a pata, por sua vez - podem ser ensinados ao cão pelo próprio tutor, pois são muito fáceis. Para isso, basta seguir as dicas abaixo da adestradora Kati Yamakague, de São Paulo.

Como adestrar um cachorro? Um momento de conexão entre tutor e animal

Cada cachorro tem um tempo e uma personalidade: se ele não aprender logo de início, você não deve se frustrar! “A primeira coisa que o tutor deve saber é que é um processo que requer paciência. O cão não fala a mesma linguagem que humanos, mas nos observa e nos lê o tempo todo! Aliás, mesmo quando não estamos tentando ‘adestrá-los’, eles estão aprendendo com a gente. É fascinante!”, revela Kati. O adestramento é um momento de troca e conexão entre o dono e o animal, por isso deve ser divertido e sem punições. O adestramento positivo é sempre reforçar o comportamento de forma positiva com um estímulo prazeroso. Carinho, elogio e petiscos toda vez que o cão fizer o comportamento desejado. 

Antes de começar a ensinar alguns comandos, o ideal é separar os petiscos em tamanhos pequenos, assim evita que o cão mastigue muito - você ainda pode usar a hora da refeição habitual para isso. Outro ponto importante é prestar atenção no tempo diário de treino: 10 minutos por dia são suficientes, explica a adestradora. 

 

adestramento de cães: dono ensinando cachorro a sentar

Como ensinar o cachorro a sentar e deitar?

 

“Com um petisco bem gostoso na mão, deixe o dog cheirar e dê um pedacinho para despertar ainda mais o interesse. Segure o pedacinho do petisco com a ponta dos dedos (só um pedacinho do petisco a mostra, pra incentivar o dog a prestar atenção na sua mão), e posicione a mão em frente ao focinho. Vá elevando a mão na mesma linha do focinho, passando acima da cabeça em direção ao bumbum, bem devagar. Assim, ele vai sentar, como em modo automático. No momento exato que ele sentar, elogie e dê o petisco! Depois de algumas repetições, pode inserir o comando verbal ou gestual, como preferir”, ensina a adestradora.

Para deitar, a ideia é a mesma, mas em vez de levar a mão na mesma linha do focinho, você vai fazer o movimento em direção ao chão e esperar que o cão coloque o focinho exatamente onde você indicou com a mão dos petiscos. Assim que ele fizer isso, lentamente leve a sua mão na sua direção de volta para ele entender que precisa todo o corpo no chão. Repita algumas vezes até dar certo! 

adestrar cachorro: dono ensinando cão a dar a pata

Como ensinar o cachorro a dar a pata?

“Coloque alguns petiscos gostosos na mão e feche-a em punho. Peça ao seu cão que sente, e com ele sentado, posicione a mão fechada perto do focinho. Geralmente, o cachorro costuma tentar abrir sua mão com a pata. No momento em que ele ficar com a pata na sua mão, elogie e recompense!”, conta Kati.

Comemore e recompense o seu amigo pelo comportamento dele!

Para que o cachorro se sinta recompensado pelo que fez, não basta apenas um petisco. É claro que ele vai entender que quando fizer o comportamento desejado, ganha algo gostoso, mas o ideal é que ele faça independente ou não de um agrado. Nesse caso, a recompensa pode ser verbal. É o que chamam no adestramento de “marcador de comportamento”. 

O ideal é escolher uma palavra curta, como “ok”, “isso” ou “muito bem”. O tom da voz precisa mudar, para que seja enfático e alegre. Assim, o cão vai perceber a diferença entre uma palavra normal e uma palavra entusiasmada. Ele vai saber que agiu como o esperado pelo seu tutor.

Cada cão é único! Não cobre demais do seu animal!

É importante respeitar o ritmo do seu cachorro e não cobrar a perfeição imediata. Lembre-se que cada cachorro tem uma personalidade única e alguns fatores, como raça e idade, podem influenciar o resultado do adestramento. “Cada cão é um cão e devemos tratá-lo de forma única. Não é uma receita de bolo e, sim, maneiras de educar. Por isso, se não conseguir ensinar um truque, é seu dever observar o cão e tentar outras maneiras. Devemos tratar o cão como um indivíduo único, sempre de forma positiva”, diz Kati. Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática!

Redação: Júlia Cruz