Higiene

A frequência do banho em cachorro deve mudar de acordo com a estação do ano? Entenda!

O banho em cachorro no inverno deve ter a mesma frequência que no verão? Descubra!
O banho em cachorro no inverno deve ter a mesma frequência que no verão? Descubra!

Quem tem um pet sabe bem como os cuidados com a higiene são importantes na hora de mantê-los limpinhos e cheirosos. Mas será que a frequência do banho no cachorro muda nas diferentes estações do ano? Qual é a recomendação certa para épocas mais quentes e frias? Pode dar banho em cachorro à noite, seja no verão ou no inverno? Muitas dúvidas permeiam a cabeça dos tutores quando o assunto é o banho de cachorro e, por isso, resolvemos desvendar de uma vez por todas qual é a quantidade certa de banhos de acordo com as estações do ano e quais cuidados são necessários nesse momento. Dá só uma olhada!

Banho de cachorro: frequência vai depender de diversos fatores

Diferente dos humanos, o banho de cachorro não precisa ser feito todos os dias. Na verdade, dificilmente recomenda-se o banho semanal para os cães, visto que essa é uma prática que pode acabar com a oleosidade natural da pele desses animais. No entanto, essa é uma escolha que vai depender de diferentes fatores, como a raça, características da pelagem, estilo de vida e até mesmo da saúde do cachorro (se ele tem alergias ou não é um aspecto que pode influenciar nessa decisão, por exemplo).

Além disso, a fase de vida do cãozinho também deve ser levada em consideração, já que os filhotes de cachorro não devem tomar banho nas primeiras semanas de vida pelo fato da pele ainda ser muito sensível e frágil nesse primeiro momento. O banho de cachorro filhote só é indicado depois do terceiro mês.

Banho em cachorro no inverno e no verão: saiba quais são as recomendações para cada estação

No verão, a tendência é que os tutores queiram dar mais banho nos seus pets por causa do calor, mas essa lógica não é totalmente correta. Como os cachorros não têm glândulas sudoríparas e, portanto, não produzem suor, eles não têm a necessidade de tomar mais banhos nessa época do ano - uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês já está de bom tamanho. Eles podem até sentir calor, é verdade, mas existem outras formas de cuidar dele sem precisar dar banho em cachorro, como investindo na boa hidratação do seu pet e evitando passeios nos horários mais quentes.

No inverno, apesar dos tutores terem o receio do banho provocar uma gripe, a rotina não deve mudar. Na verdade, o banho em cachorro no inverno é super indicado para evitar o ressecamento da pele e dos pelos dos animais nesse período. Você só precisa ter um cuidado maior com a temperatura da água, que deve ser morna, e aquecer bem o animal depois do banho. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Banho quente em cachorro deve ser evitado para não ressecar a pele do animal
    Banho quente em cachorro deve ser evitado para não ressecar a pele do animal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    7 cuidados na hora de dar banho em cachorro

    1) Escolha produtos específicos para pets

    A pele do cachorro é totalmente diferente da pele dos humanos: ela é mais fina e sensível, tem um pH diferente e não possui glândulas sudoríparas. Portanto, é imprescindível procurar shampoos e produtos que tenham uma fórmula específica para os cães. Caso contrário, uma escolha errada pode acabar prejudicando a saúde da pele do animal.

    2) Cães com problemas de pele precisam de produtos ainda mais específicos

    Questões de saúde sempre exigem uma atenção redobrada! Por isso, se o seu doguinho tiver problemas de pele, como dermatites e afins, o cuidado na hora de escolher o produto certo é ainda mais necessário e deve ser indicado e acompanhado por um veterinário especializado em dermatologia, de preferência.

    3) Evite os banhos noturnos

    Embora muitos se perguntem se cachorro pode tomar banho à noite, esse não é o mais indicado, pois mesmo com o uso de secadores, o cãozinho ainda pode ficar com o pelo úmido por algumas horas e isso pode prejudicar a pele dele a longo prazo. Por isso, a hora do dia ideal para o banho é de manhã ou à tarde, porque são momentos do dia em que dá para garantir que o cãozinho vai conseguir ficar sequinho até a hora de dormir.

    4) Prefira banhos com água morna, e não quente

    O banho quente em cachorro não é a melhor opção. A temperatura da água mais elevada, na verdade, pode acabar ressecando a pele do animal. Então, nem muito quente, nem muito fria: a água ideal para o banho de cachorro é com a temperatura morna.

    5) Cada tipo de pelagem precisa de um cuidado diferente

    Cada tipo de pelagem exige uma atenção diferente. Alguns cães têm o pelo mais espesso, o que pode exigir uma quantidade de banhos maior do que aqueles que têm a pelagem mais curta e lisa. 

    6) Verifique como anda a saúde do cachorro

    Aproveite o momento de dar banho em cachorro para verificar como anda a saúde do seu cãozinho! Pulgas, carrapatos, alergias, nódulos: são vários os problemas que podem acometer o corpo do cachorro e é importante o tutor estar sempre atento a qualquer sinal de anomalia.

    7) Banho seco é uma boa alternativa

    Não quer dar banho no cachorro, mas quer deixá-lo limpo e cheiroso? Uma boa opção para isso é o produto para banho seco. Assim, é possível higienizar o cachorro sem molhá-lo por inteiro. É ótimo para limpar o cachorro entre os banhos tradicionais ou em uma situação emergencial.

    Redação: Juliana Melo

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Próxima matéria

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?
    Higiene

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?

    O banho é um momento muito importante na rotina dos cães. Quem opta por fazer essa tarefa em casa sabe que é preciso tomar alguns cuidados para deixar o cachorro bem limpinho. Embora o intervalo entre os banhos seja bem maior para eles que para os seres humanos, a higienização correta é muito importante, inclusive para a saúde dos pelos do animal. Por isso, escolher os produtos ideais é fundamental: shampoo, condicionador e o sabonete para cachorro fazem parte dos itens necessários. Para acertar, é importante levar em consideração se o seu cão tem alguma alergia e apostar em produtos que sejam próprios para cachorros. Hoje o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o sabonete ideal para o seu amigo. Chega mais!

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil
    Higiene

    Banho seco para cachorro vale a pena? Saiba em que situações pode ser útil

    Dar banhos regularmente no seu cachorro é algo necessário para a manutenção da higiene do animal. Não tem nada melhor do que dar um abraço no seu amigo e sentir aquele cheirinho bom, não é mesmo? O problema é que quando chegam os dias de temperaturas mais baixas manter essa frequência em dia acaba sendo difícil porque, assim como os humanos, o cachorro também pode sentir frio. Nesses e em outros casos, muita gente tem apostado no banho a seco para cachorro. Você conhece essa opção? Dá uma olhada aqui embaixo e descubra como pode ser útil no dia a dia!

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Cuidados dos animais

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!
    Cuidados dos animais

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!

    Um dos instintos felinos que mais trazem problemas para os tutores é o de arranhar os móveis da casa para afiar suas garras. Os sofás geralmente são as principais vítimas das unhas dos gatos. Então como conviver com um gatinho sem deixar que ele destrua as coisas de casa? É muito mais simples do que você imagina: existem vários tipos de protetor de sofá contra gatos… e o melhor de tudo é que também é possível aprender como fazer um desses em casa, para aqueles que gostam de se aventurar com tutoriais de DIY (o famoso “faça você mesmo”). 

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever
    Cuidados dos animais

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever

    A pelagem dourada do Golden Retriever é uma das coisas que mais chama a atenção da raça. Por outro lado, os pelos longos precisam de cuidados que vão desde a escolha do shampoo até as brincadeiras na água, isso porque a raça tem tendência a ter alergias de pele. Outro cuidado importante tem relação com o corte dos pelos: a tosa tradicional não é indicada para o Golden. 

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins
    Cuidados dos animais

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins

    A pata de cachorro ressecada é um problema muito comum na vida dos pais de pet e pode acontecer por diferentes motivos. Um deles é a falta de hidratação adequada na região, seja após os passeios ou por causa de uma exposição solar excessiva. Para contornar esse tipo de situação, existe o creme hidratante para patas de cachorro. Mas como esse produto funciona e qual a forma certa de aplicá-lo no corpo do seu amigo?

    Ver Todas >