Quando se trata da saúde de gato, uma coisa é certa: todo o cuidado é pouco. Embora exista a lenda de que os bichanos possuem sete vidas, alguns cuidados específicos influenciam diretamente no bem-estar e, principalmente, na expectativa de vida do seu amigo. Ainda assim, é comum que alguns tutores tenham dúvidas sobre as medidas necessárias para proteger o seu pet e evitar as principais doenças de gato, especialmente os gateiros de primeira viagem. Para te ajudar, nós reunimos alguns mitos e verdades sobre a saúde dos felinos!

“As vacinas para gatos não obrigatórias aumentam a expectativa de vida do animal”

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Verdade! Ao contrário do que muitos gateiros acreditam, as vacinas para gatos consideradas não obrigatórias são tão importantes quanto as outras e podem garantir a proteção contra doenças bem graves. A FIV, por exemplo, é uma delas. Conhecida como AIDS felina, o quadro costuma permanecer de forma assintomática durante anos e se manifestar apenas quando já está em seu estágio mais avançado, o que pode comprometer a saúde e a longevidade do animal. Além desta, existem outras doenças, como a FeLV, que também podem ser evitadas com a vacinação.

“Escovar dente de gato é um hábito desnecessário”

Mito! Assim como os cães e os humanos, os gatos também necessitam de uma rotina para manter a saúde bucal. O hábito é a única forma de remover sujeiras e restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias e, consequentemente, o surgimento de uma série de infecções e doenças, como a gengivite. Com isso, surge a dúvida: como escovar os dentes do gato? Nesse caso, tudo o que você vai precisar é de uma escova pequena e com cerdas macias e uma boa dose de paciência. Lembre-se: é importante que o momento seja relaxante para que o seu pet crie menos resistência com a limpeza.

“Limpar a orelha de gato ajuda a evitar doenças”

Verdade! Esse simples cuidado pode fazer muito pela saúde do gato. Manter uma rotina de limpeza nas orelhas do gato ajuda a prevenir uma série de doenças, como a otite felina e a sarna de ouvido, que podem causar coceira, dores e bastante incômodo ao seu bichano. Por isso, é importante que o tutor limpe o ouvido do gato com frequência utilizando um pedaço de algodão e um removedor de cera de ouvido para pets. Vale lembrar que não recomendado utilizar outras soluções, como álcool e soro fisiológico, na orelha do animal, ok? Os componentes presentes nesses produtos podem prejudicar o canal auditivo do seu pet.

“A FIV e a FeLV são doenças de gato que não podem ser prevenidas”

Mito! A FIV e a FeLV não só podem, como devem ser prevenidas com cuidados simples. Optar pela criação indoor, por exemplo, é o primeiro passo para garantir a saúde do gato. Isso porque manter o seu bichano em casa e sem acesso às ruas é a melhor maneira de impedir que o animal tenha contato com gatos desconhecidos, aumentando até a sua longevidade. Além disso, existem vacinas que podem garantir a proteção do seu pet contra essas doenças.


O nível de consumo de água também pode influenciar na saúde do gato
O nível de consumo de água também pode influenciar na saúde do gato

“Gato estressado tem mais chances de ficar doente”

Verdade! O nível de estresse do seu bichano pode influenciar diretamente na saúde dele. Isso porque um gato nervoso tem mais chances de ficar doente devido às alterações que o hormônio do estresse causa em seu organismo. Além das mudanças no comportamento do gato, o estresse pode resultar em aumento da pressão arterial e dos índices glicêmicos e reduzir a imunidade do felino, o que favorece o surgimento de algumas doenças, como a herpes e cistite idiopática felina. Por isso, é importante que o tutor se certifique de manter o ambiente confortável para o animal e invista em brinquedos e atividades que ajudem a entreter o bichano.

“O sachê para gatos pode prejudicar a saúde do bichano”

Mito! Na verdade, o sachê para gatos é um grande aliado para manter a hidratação do seu bichano em dia. Como eles possuem cerca de 80% de água na sua composição, o animal acaba consumindo uma grande quantidade de água que ele não beberia normalmente - os felinos têm uma certa dificuldade em consumir água, lembra? Por isso, podem ser oferecidos ao pet todos os dias. 

“O vermífugo para gatos não é necessário para animais que vivem em casa”

Mito! Embora os gatos criados em casa tenham menos risco de pegar parasitas em relação aos animais que transitam ao ar livre, eles não estão imunes. A transmissão pode ocorrer mesmo dentro de casa por meio da ingestão de pulgas, picadas de mosquitos, contato com fezes contaminadas e até mesmo pelo leite materno, no caso de gatinhos filhotes. 

“O consumo de água pode influenciar na saúde dos gatos”

Verdade! Não são apenas os humanos que precisam ingerir uma boa quantidade de água para manter o organismo funcionando. A ingestão de água também é fundamental para manutenção da saúde dos gatos. Propensos a sofrer de problemas renais, o consumo de água ajuda a prevenir as doenças renais. Para estimular o seu gatinho a beber mais água, vale apostar em fontes para gatos e até mesmo espalhar vários potinhos pela casa. Além disso, também vale acrescentar um pouquinho de água na ração seca para garantir a hidratação do seu amigo.

Redação: Úrsula Gomes